A CHUVA FOI CONSTANTE NO PRIMEIRO DIA DO GP DE VALÊNCIA. MIGUEL OLIVEIRA FOI O TERCEIRO MAIS RÁPIDO E ADAPTOU-SE RAPIDAMENTE A UMA PISTA TOTALMENTE MOLHADA, NUM FIM DE SEMANA EM TEM A VITÓRIA COMO OBJETIVO.
A chuva foi proeminente em todo o primeiro dia do GP de Valência. Miguel Oliveira e Brad Binder adaptaram-se rapidamente a uma pista totalmente molhada e trabalharam com afinco em condições difíceis. Na Ajo / KTM o objetivo perseguido é o título de ‘Melhor Equipa’ em 2018, apesar do avanço pontual das Kalex negras da SKY VR46 de Francesco Bagnaia e Luca Marini.
Os dois pilotos terminaram o dia na terceira e décima sexta posição, ambos a marcarem os melhores tempos da sessão da manhã, num fim-de-semana em que o título de equipas ainda está em jogo: a Kalex é líder desta classificação (391 pontos), a KTM ocupa o segundo lugar (320 pontos); a equipa de Aki Ajo quer levar o galardão para casa mas para isso precisa de colocar as motos austríacas no topo – tarefa difícil (sobretudo pela competitividade do team SKY VR46) mas ainda possível.
A correr perto de casa, a KTM do espanhol Iker Lecuona dominou a primeira sessão de treinos livres (FP1) e assinou a melhor volta ao circuito Ricardo Torno nessa ocasião: 1m46.705. Paticamente todos os pilotos de Moto2 alcançaram os melhores registos nessa altura e no conjunto de ambas as sessões, Alex Marquez com a Kalex da Marc VDS foi quem mais se aproximou do tempo de Lecuona – Miguel Oliveira foi terceiro e Francesco Bagnaia, já campeão do mundo de Moto2, apenas sexto!
A equipa Red Bull KTM Ajo aproveitou a primeira sessão para regular as suas motos no piso molhado. Oliveira foi forte de início, melhorando progressivamente os seus tempos para na última volta,o português chegar ao seu melhor tempo: 1m47.617. Foi o terceiro mais rápido da sessão com uma única entrada no paddock, tal como o seu colega Brad Binder – décimo quinto. O objetivo da equipa foi realizar o maior numero de voltas possíveis para acertarem as motos austríacas no molhado, já a pensar num domingo chuvoso em Valência.
Chuva constante que redobrou de intensidade na segunda sessão de treinos livres (FP2), aumentou a quantidade de água na pista e causando a aquaplanagem. Oliveira foi cauteloso nos primeiros minutos e chegou ao sexto lugar da sessão.
O treino de qualificação para o último Grande Prémio da época será realizado hoje, às 14h05, hora de Portugal continental. No ano passado, os dois pilotos partiram da segunda fila.