O GRAN TURISMO AUDI LEMBRA A LINHA DOS A7 E A5 SPORTBACK, MAS É ELÉTRICO E COMPARTILHA PROJETO, PLATAFORMA E MOTOR COM O PORSCHE MISSION E.
O concept do futuro Audi e-tron GT tem o velho visual dos Gran Turismo, faz parte da old school como se diz aqui em Los Angeles, onde foi mostrado ao público pela primeira vez. No entanto, é um carro totalmente novo: sem precedentes, projetado no futuro. É 100% elétrico, mede 4,96 m de comprimento (1,96 m de largura e 1,38 m de altura) com o formato de um coupé com 4 portas e assentos.
O concept Audi e-tron GT, encaixa-se esteticamente na esteira da tradição recente do tradicional Audi GT: a silhueta da carroçaria lembram-nos as formas do A7 e A5 Sportback… e sobre isto não restam dúvidas. Mas vai muito mais além, visto que compartilha o projeto, a plataforma e a motorização com o próximo Porsche Taycan, o que se traduz num baixo centro de gravidade e numa potência de 590 CV (434kW) para cerca de 400 km de autonomia!
Elétrico, ‘vegetariano’ e a favor dos animais...
Na sua estrutura de carbono, existem diferentes compartimentos em alumínio e rodas de 22 polegadas. Em suma, tudo foi desenvolvido a pensar no desempenho, mas também, no respeito pelo meio ambiente. No futuro Audi e-Tron GT todos os produtos derivados de animais foram banidos do seu interior, substituídos por matéria sintética. Leu bem, é isto mesmo: o couro é apenas sintético, os tecidos de estofamento são feitos de fibras recicladas ou microfibra.
Sendo um Audi, obviamente, é fornecido no compartimento dos passageiros uma dose maciça de tecnologia, a partir do display multifunção no qual todo o veículo é controlado. No futuro, quando se trata da estrada, entre o final de 2020 e o início de 2021, o conceito Audi e-tron GT contará com importantes performances: cerca de 3,5 segundos para acelerar de 0 a 100 km / h , cerca de 12 segundos para atingir os 200 km/h e uma velocidade máxima eletronicamente limitada a 240 km/h, para maximizar a autonomia que, graças ao sistema de 800 volts, pode ser recarregada (quando estruturada) até 80% em 20 minutos.
Os outros e-tron revelados pela Audi
No salão do automóvel de Los Angeles as novidades da marca dos anéis não se limitaram ao Audi e-tron. Foram ainda apresentados os EV’s (eletric vehicles) em formato concept o e-tron SUV, o e-tron Sportback, e também o supercarro PB18 e-tron e o Aicon autónomo .
A mensagem da Audi é clara: uma aposta a sério na eletricidade, chegando lá mais cedo que os seus principais rivais. Bom, exceto a Tesla é claro! E isto significará nas marcas automóveis que em termos de produto, fabricantes como a BMW e a Mercedes vão precisar de trabalhar arduamente para se fazerem ouvir.
E a aposta da Audi nos EV’s não vai diminuir tão cedo. Entre hoje e 2025, a Audi acrescentará à sua gama 12 carros totalmente elétricos, dando-lhe a presença geral em diversas formas e tamanhos. No ano passado, a Audi vendeu mais de 1,8 milhão de carros. Em sete anos, estima-se que um terço, cerca de 600.000, serão elétricos! Se for esse o caso, estamos na presença de uma reviravolta de alguma magnitude.
O e-tron GT não faz nada para mudar isso. É um concept neste momento, mas entra em produção no final de 2020, ao qual se juntarão o e-tron SUV (à venda no início do ano que vem) e o e-tron Sportback (à venda no final do próximo ano).
Já quanto ao concept e-tron GT este foi "desenvolvido em estreita colaboração com a Porsche", diz a Audi. Nós iremos mais longe. É basicamente um Taycan, o carro anteriormente conhecido como Mission E.
O tamanho é muito semelhante, e também a performance. Visualmente também estão muito próximos. Bom… talvez o Porsche seja ligeiramente mais rápido, mais baixo e mais alegre.
VIDEO