ELEGANTE E DESPORTIVO, O NOVO FORD EDGE OFERECE MAIS PERFORMANCE, CONFORTO E TECNOLOGIA AO CRESCENTE NÚMERO DE CONDUTORES EUROPEUS DOS MODELOS SUV. Fotos: Ford Média Europe
Requintadamente elaborado e com uma silhueta com ambição desportiva, o novo Ford Edge – o SUV tecnologicamente mais avançado da marca da oval – melhorou no conforto e performance oferecidas à clientela europeia.
Disponível nas versões Titanium, mais elegante, ST-Line, inspirada na Ford Performance, e Vignale, mais sofisticada, o novo Edge dispõe de tecnologias que garantem a conectividade em movimento do condutor e dos passageiros, incluindo o modem integrado FordPass Connect e o sistema Ford SYNC 3 de comunicação e entretenimento.
Os conteúdos de luxo disponíveis, destinados a reforçar o conforto e a conveniência, incluem um painel de instrumentos digital 3D totalmente configurável, bancos dianteiros aquecidos e ventilados, bancos traseiros e volante aquecido, base de carregamento sem fios (wireless) para smartphones compatíveis e sistema áudio B&O Premium de 1000 watts.
230 CV e Tração Integral
Uma nova versão bi-turbo com 230 CV do motor diesel Ford EcoBlue de 2,0 litros oferece a potência de um motor de maior cilindrada, juntamente com os baixos consumos de um motor de baixa cilindrada, combinando com uma nova transmissão automática inteligente de oito velocidades que proporciona uma condução sem esforço.
O novo Edge dispõe também de uma versão melhorada do Sistema de Tracção Integral Inteligente da Ford, com um novo dispositivo que faz a gestão automática e instantânea entre duas rodas motrizes e o seu sistema de tração ás quatro rodas, de acordo com as necessidades, optimizando o comportamento dinâmico e o consumo de combustível.
Caixa automática, ACC e Stop-and-Go
O novo Ford Edge é a proposta da Ford mais atraente de sempre para os clientes europeus que estão a aderir em massa aos SUV. Proporciona uma condução em cidade e no trânsito em pára-arranca muito mais tranquila graças a avançadas tecnologias de assistência ao condutor, bem como uma utilização económica em estrada graças ao novo e económico motor diesel EcoBlue de 2,0 litros com caixa automática de oito velocidades.
É, além disso, um SUV inteligente para um mundo inteligente. O novo Ford Edge é proposto com uma gama de sofisticadas tecnologias Ford Co-Pilot360 concebidas para melhorar a protecção, a condução e o estacionamento.
O Controlo de Velocidade Adaptativo (ACC) com função Stop-and-Go e Sistema de Centragem na Faixa ajuda o veículo a manter uma distância confortável em relação aos veículos da frente, e contribui para reduzir o cansaço em viagens longas ao manter o veículo centrado na sua faixa. Já a sua nova função Stop-and-Go, permite ao sistema ACC imobilizar por completo o veículo em situações de trânsito pára-arranca, utilizando até 50 por cento do total da potência de travagem, e soltar automaticamente os travões, para o carro voltar a arrancar, se a paragem durar menos de 3 segundos.
Em paragens superiores a 3 segundos, o condutor pode premir um botão no volante ou carregar suavemente no acelerador.
Sempre que o ACC esteja activado, a tecnologia de Centragem na Faixa monitoriza as marcações na estrada e pode aplicar uma suave – mas perceptível – dose de força no sistema de direcção de forma a manter os condutores centrados na sua faixa. Concebido para apoiar os condutores em velocidades até 200 km/h, a tecnologia emite avisos visuais e sonoros caso detecte que o condutor não está a intervir no volante.
Interior espaçoso num design atual
Com materiais harmoniosos e de alguma qualidade, aliado a um design vanguardista, o espaçoso interior do novo Edge emana uma sensação premium. A consola central foi redesenhada e apresenta agora um comando rotativo para a caixa automática de oito velocidades, solução que permitiu libertar espaço e facilita o acesso à base de carga wireless, oferecendo, simultaneamente, um toque moderno e sofisticado ao veículo.
Em vez da alavanca convencional, o travão de estacionamento é agora por botão electrónico, contribuindo para maximizar o espaço anteriormente ocupado pelo sistema manual, tendo agora sido introduzidos suportes de copos ajustáveis e um espaço de arrumação com profundidade suficiente para acolher livros, brinquedos e tablets. Existem ainda mais dois espaços de arrumação: um debaixo do tablier (porta-luvas de abertura basculante) e outro no topo do painel de instrumentos.
Potente e sofisticado para todos os pisos
O Sistema de Tracção Integral Inteligente da Ford proporciona maior confiança aos condutores do Edge, especialmente em condições escorregadias, fazendo uma leitura constante do nível de aderência das rodas ao piso e operando uma distribuição directa e suave do binário às quatro rodas.
O novo Edge estreia uma versão melhorada desta tecnologia. A novidade está no processo de desactivação da tracção integral, que utiliza uma forma de inteligência artificial para aceder a leituras enviadas por dezenas de sensores existentes em todo o carro. Depois de recolher esses dados, o sistema consegue determinar, em apenas 10 milissegundos, se existe necessidade de manter ligada a Tracção Integral Inteligente. Ao fazer a mudança para duas rodas motrizes, o sistema contribui para diminuir o consumo de combustível.
Consumos desde 6,7 l./100 km no Diesel EcoBlue de 238 CV
O novo motor diesel EcoBlue bi-turbo de 2,0 litros e 238 CV apresenta baixos consumos de combustível, bem como melhores valores de binário a baixo regime e níveis muito reduzidos de ruído, vibrações e aspereza (NVH).
A excelente capacidade de resposta e o binário disponível a baixo regime, resultam da utilização em série de um turbo pequeno, de alta pressão, e de um turbo maior, de baixa pressão. Nos regimes mais elevados, o motor recorre apenas ao turbo de maiores dimensões para obter a pressão necessária ao desenvolvimento da potência máxima. O resultado consiste numa aceleração linear e uma experiência de condução ainda mais confortável.
Associado ao Sistema de Tracção Integral Inteligente e à nova caixa automática Ford de oito velocidades, o renovado diesel EcoBlue bi-turbo TDCI de 2,0 litros e 238 CV apresenta consumos desde 6,7 l/100 km e emissões a partir de 175 g/km CO2.
Dotado de série com Auto Start-Stop, o motor Ford EcoBlue de 2,0 litros está também disponível no novo Ford Edge em duas variantes: Uma versão de 150 CV combinada com a nova caixa automática Ford de oito velocidades e tracção dianteira, com consumos desde 5,8 l/100 km e emissões de CO2 desde 153 g/km; Uma versão de 190 CV combinada com caixa manual de seis velocidades e Tracção Integral Inteligente Ford, com consumos desde 6,0 l/100 km e emissões de CO2 desde 156 g/km.
A caixa automática Ford de oito velocidades foi concebida para optimizar ainda mais a economia de combustível e proporcionar uma elevada capacidade de resposta, com passagens suaves e rápidas. Além do comando por botão rotativo montado a meio da consola central, os condutores podem também manusear a caixa através das patilhas montadas junto ao volante.
VÍDEO
Equipamento
Em toda a gama do Ford Edge, o visual é reforçado com uma grelha mais larga, com acabamento específico em cada versão, e uma frente renovada, factores que combinam para criar uma aparência atlética e moderna. As ópticas dianteiras e traseiras em LED, de série, podem ser complementadas com luzes de assinatura diurnas opcionais em LED. O capot redesenhado transmite uma postura mais larga e imponente.
E claro, é no equipamento que se distinguem as versões ST-Line (mais desportiva), Vignale (mais sofisticada), Titanium, (a mais elegante), e Trend (generosamente equipada).
A elegante versão Titanium reforça o arrojado estilo exterior com jantes de liga leve de 19 polegadas, barras de tejadilho cromadas e um desportivo spoiler traseiro, e, no interior, soleiras das portas iluminadas.
O exterior do desportivo Edge ST-Line apresenta frisos laterais (portas, guarda-lamas e painéis laterais) na cor da carroçaria, acabamento específico a preto na parte superior da grelha, jantes de alumínio de 20 polegadas, de série, e, em opção, jantes de liga leve de 21 polegadas com acabamento em preto brilhante. No interior, o ambiente desportivo é reforçado por bancos parcialmente revestidos a couro perfurado Miko-Dinamica®, volante e punho da caixa de velocidades revestidos a couro perfurado, com costuras a vermelho, nas versões com caixa manual. Por sua vez, a suspensão desportiva acentua a experiência de condução do novo Edge ST‑Line
O novo Edge Vignale alia design contemporâneo e métodos de acabamento artesanais. As características específicas incluem luzes de nevoeiro com molduras cromadas exclusivas, grelha superior hexagonal Ford Vignale com acabamento preto mate e moldura em alumínio polido, e jantes de liga leve polidas de 20 polegadas. No interior, os revestimentos em couro acolchoado hexagonal apresentam proeminentes pespontos tipo smoking nos bancos e nos painéis das portas. O couro é também o revestimento eleito para o apoio de braços central, consola de arrumação e painel de instrumentos.
Na atualidade, os SUV EcoSport, Kuga e Edge representam actualmente mais do que um em cada cinco novos Ford vendidos na Europa. Comparando os números de vendas respeitantes a Outubro de 2017 e de 2018, a Ford registou um aumento de 19% nos seus SUV. Isto significa que desde o lançamento do modelo em 2016, a Ford já vendeu mais de 34.000 unidades do novo Edge em toda a Europa.