O NOVO PEUGEOT 508 JÁ CHEGOU À REDE DE CONCESSIONÁRIOS. ABRE UM NOVO CAPÍTULO NA HISTÓRIA DA MARCA DO LEÃO, DA ARQUITECTURA AO DESIGN – EXTERIOR E INTERIOR – PASSANDO PELO ARSENAL TECNOLÓGIO.
No segmento tradicional das berlinas do segmento D, tem-se assistido, na Europa, durante os últimos quatro anos e após uma década de declínio, a uma estagnação do mercado. Atacadas por todos os lados pela multiplicação de ofertas e de arquiteturas, nomeadamente pelos SUV, as berlinas deste segmento apenas se apresentam através de propostas dos construtores premium, cada vez mais variadas e pronunciadas.
Neste contexto, para o novo Peugeot 508, a ambição dos designers foi clara: passar de uma silhueta clássica de 4 portas, com um volume de bagageira, para uma morfologia de coupé de 5 portas, ao melhor estilo fastback.
Primeira impressão
Ao primeiro olhar, o novo PEUGEOT 508 surpreende pela força da sua expressividade e a sua postura dinâmica. Trata-se de um automóvel baixo – apenas 1,40 m de altura – e apresenta linhas fluidas e aerodinâmicas num espírito coupé.
A secção dianteira é impressionante. A grelha estreita e trabalhada num padrão quadriculado impõe-se entre as óticas Full LED, inspiradas no PEUGEOT INSTINCT, o mais recente concept car da marca. Com o Leão posicionado no centro da grelha e o logótipo “508” na extremidade do capot, o novo PEUGEOT 508 apela à tradição dos seus ilustres irmãos mais velhos PEUGEOT 504 e 504 Coupé.
A assinatura visual vertical das luzes diurnas em LEDs opalescentes assegura uma identidade forte e exclusiva. Longilíneas e adelgaçadas, estas luzes enquadram a frente do automóvel numa espécie de parêntesis, alongando-se dos grupos óticos dianteiros às entradas de para-choques.
O capot plano e recolhido foi rebaixado ao máximo a fim de conferir mais dinamismo ao conjunto. Foi trabalhado para oferecer as linhas o mais puras possível, tanto de frente como de perfil. Na indústria automóvel, este tipo de conceção do capot apenas é utilizado em veículos premium ou excecionais.
Na traseira, encontramos uma faixa horizontal em preto brilhante, enquadrada pelas óticas traseiras, característica da expressividade dessa secção nos mais recentes modelos da Marca. Mas o destaque vai para as óticas traseiras Full LED tridimensionais, grupos óticos resultantes do trabalho realizado para os mais recentes concepts da PEUGEOT, desde o QUARTZ. Iluminados de dia e de noite, com uma intensidade adaptativa, permitem uma leitura permanente e apresentam garras coloridas desde a lateral ao centro da traseira, num conceito simultaneamente identitário, enriquecedor e que inspira confiança. Esta secção revela ainda uma das originalidades do modelo, num portão habilmente dissimulado, que concilia estilo e funcionalidade com uma acessibilidade otimizada à bagageira, com 487 litros de capacidade em água.
Musculado e compato
O novo PEUGEOT 508 tem uma silhueta particularmente musculada e compacta. A sua largura de 1,84 m – mais 2 cm do que a anterior geração – mantém-se, contudo, dentro da média do segmento.
É a sua altura excecionalmente contida de 1,40 m (menos 6 cm face ao modelo antecessor) que o torna tão longilíneo e perfeitamente equilibrado. Esta arquitetura baixa, possível graças à adoção de portas sem molduras, não implica quaisquer constrangimentos em termos da habitabilidade ao nível da cabeça (ver abaixo) e posiciona, desde já, o modelo como uma das grandes berlinas mais dinâmicas do mercado.
O novo PEUGEOT 508 beneficia também de uma aerodinâmica notável, com um Cx de 0,26 e um SCx de 0,57 m2. Por fim, as dimensões das rodas acompanham a subida em gama e adaptam-se a cada versão/nível de equipamento. Com medidas de 16 a 19 polegadas, estão disponíveis 8 propostas de jantes em toda a gama.
Deste modo, o novo PEUGEOT 508 oferece uma relação distância entre eixos/dimensões compactas que é uma das melhores do segmento. Os novos atributos conferem ao novo PEUGEOT 508 uma forte personalidade, reforçando a perceção concreta de uma qualidade topo de gama.
Conforto topo de gama e qualidade irrepreensível
O novo PEUGEOT 508 é um convite a uma viagem topo de gama. A escolha e a qualidade dos materiais, tanto ao nível da decoração como dos revestimentos dos bancos, e o cuidado colocado nos acabamentos estão conjugados de modo a mergulhar os ocupantes num ambiente tranquilo, moderno e requintado.
O banco do condutor (e o do passageiro a partir do nível Allure Business) obteve a certificação AGR (Aktion für Gesunder Rücken, associação independente alemã de especialistas em ortopedia e ergonomia), em reconhecimento da sua ergonomia e das suas múltiplas regulações que, em opção a partir do nível Active, incluem regulação longitudinal e da inclinação do assento, bem como do apoio lombar (4 vias com comando pneumático elétrico).
Ambos os bancos dianteiros podem, também em opção, montar um sistema de massagem pneumática de 8 bolsas, com 5 programas diferentes de massagem. Em opção, podem também dispor de regulações elétricas de 8 vias com duas memórias.
Podemos também contar com muitos espaços de arrumação – até aos 32 litros de capacidade – repartidos pelo habitáculo, bem como diversas tomadas (4 entradas USB para dispositivos móveis, a partir do nível Allure, 1 jack no apoio de braços, 2 tomadas de 12V, uma delas na bagageira).
Esta experiência a bordo é igualmente reforçada por uma riqueza interior que contribui fortemente para a excelência do nível de qualidade percebida e da modernidade vivida no habitáculo. A escolha dos materiais e a sua perceção, bem como o rigor da montagem de todos os elementos, integram o universo das berlinas de luxo: couro pleine fleur ou Nappa, cromados acetinados, lacados a preto, Alcantara®, madeira natural (carvalho acinzentado no nível GT Line ou GT, ou essência de Zebrano exclusivamente no nível GT), etc. Um nível de excelência que se traduz também pela profusão de equipamentos de conforto e de segurança.
Inédito no segmento, o sistema de visão noturna utiliza uma câmara de infravermelhos e permite a deteção de seres vivos à frente do veículo, de noite ou com visibilidade reduzida. A introdução do sistema garante a deteção até aos 200/250 m, para além do alcance das luzes de máximos, com uma visualização da visão de infravermelhos na instrumentação digital, no campo de visão do condutor.
Em condução urbana, o condutor dispõe, também, de sistemas de assistência para algumas manobras, como o Visiopark 2 (visão a 360°) ou mesmo a última geração do Full Park Assist com função perimétrica Flankguard (apenas com a caixa automática EAT8). Neste caso, o sistema gere automaticamente a direção, acelerador e travões para entrar e sair do lugar de estacionamento.
Antecipando a futura norma europeia Euro 6.2d-temp, mais condicionadora, nomeadamente no domínio das emissões, o novo PEUGEOT 508 beneficia de uma nova geração de motores PureTech e BlueHDi (com tecnologia SCR) cumpridora dessa regulamentação, apresentando-se com valores de emissões de CO2 best in class.
Motores a gasolina e diesel
Estas performances são ainda mais notáveis, dado que têm em conta os novos requisitos técnicos da norma WLTP, que consiste na harmonização entre os consumos homologados e os consumos obtidos em utilização pelos clientes.
Na oferta a gasolina são duas as novas propostas elaboradas com base no motor 1.6 PureTech:
PureTech 180 cv EAT8; PureTech 225 cv EAT8 (unicamente na versão GT). Associada a modo sport da suspensão pilotada, esta proposta assegura o brio e a capacidade de resposta dignos da assinatura GT.
Na gama Diesel estão disponíveis quatro opções construídas com base nas motorizações 1.5 e 2.0 BlueHDi: BlueHDi 130 cv CVM6, constitui o acesso à gama e a única versão com caixa mecânica de seis velocidades; BlueHDi 130 cv EAT8; BlueHDi 160cv EAT8; BlueHDi 180 cv EAT8.
A gama em Portugal é constituída pelos níveis Active, Allure, GT Line e GT.