top of page
JOÃO LOURENÇO

KODIAQ RS | O primeiro SUV desportivo da Skoda


O SUV DESPORTIVO DA CASA CHECA BENEFICIA DE UMA RENOVADA INJEÇÃO DE ENERGIA COM O MOTOR DIESEL DE 240 CAVALOS DE POTÊNCIA. FOMOS A JEREZ CONHECER O NOVO KODIAQ RS.

A Skoda apresentou em Jerez de La Frontera, Espanha, o seu primeiro SUV desportivo. Está pronto para fazer a sua estreia nos mercados do ‘Velho Continente’ e disponível com 5 ou 7 assentos. Vem equipado com o novo BiTDI de 2.0 litros e 240 cv, o mais potente motor a diesel já produzido pela Bohemian, que neste caso específico é oferecido com uma transmissão DSG de 7 velocidades e tração 4x4 controlada eletronicamente.

Mas as novidades não terminam aqui. O Kodiaq RS oferce na verdade equipamentos padrão de primeira linha, como o Cockpit Virtual que já conhecemos nos modelos Audi e Volkswagen, os grupos ópticos full-led e o sistema de navegação Amudsen com tela de 8 polegadas e wi-fi integrado.


Fizemos o nosso teste nas ruas andaluzas de Jerez de la Frontera, cidade mais conhecida pelo circuito que agora tem o nome de Angel Nieto e que foi palco de grandes batalhas, como a famosa ultrapassagem de Jacques Villeneuve a Michael Schumacher, que deu o título ao piloto canadense em 1997.

Em Portugal, o novo Kodiaq RS é proposto a partir de 67.457 euros

O Skoda Kodiaq RS é o primeiro automóvel da história da Skoda com jantes de liga leve de 20 polegadas de série. As pinças vermelhas nos discos de travão são claramente visíveis graças às jantes Xtreme de liga leve. Com esta combinação desportiva e de potência, este SUV com tração às quatro rodas destaca-se como o modelo mais notável da gama Skoda.


Comparado com a versão normal, o Kodiaq RS é facilmente reconhecido pelo logótipo vRS posicionado na grelha dianteira e no porta-bagagens com o V da vitória na nova cor vermelha, tal como nos travões, acicatando o visual desportivo das jantes de 20 polegadas. Está disponível na exclusiva cor Blu Race.


Os bancos desportivos com encosto de cabeça integrados, que vêm de série, apresentam almofadas de assento e encostos em Alcantara. A costura contrastante e os detalhes vermelhos em Alcantara criam alguns destaques visuais. As almofadas laterais dos bancos são cobertas em couro e carbono e, tal como os apoios de braços central e nas portas, têm pespontos vermelhos.


O volante multifunções desportivo apresenta o logótipo RS e os pespontos vermelhos, evidenciando um contraste marcante. O painel de instrumentos com look de carbono, o revestimento preto do forro do tejadilho e as coberturas dos pedais em aço inoxidável completam a aparência desportiva do modelo. E mantém as qualidades familiares da gama de modelos Kodiaq: muito espaço para sete pessoas, grande compartimento de bagagem e muitas das ideias Simply Clever.

Tal como acontece com todas as versões do Kodiaq, o modelo desportivo RS é proposto de série com cinco bancos, que podem ser aumentados para sete, opcionalmente. O porta-bagagens da variante de cinco lugares oferece a impressionante volumetria de 725 litros com os bancos em posição normal e 1960 litros quando os bancos são rebatidos.

Com todos os bancos ocupados, a versão de sete lugares tem uma capacidade para bagagens de 230 litros, valor que aumenta para 715 litros com a terceira fila de bancos rebatida e 1950 litros com a segunda e terceira fila de bancos rebatidas.

O novo motor permite uma dinâmica de exceção e excelentes qualidades de resposta, mesmo em baixas rotações. Os gases de escape são purificados por um catalisador SCR. Na gama de modelos KODIAQ, este motor diesel 2.0 BiTDI é reservado exclusivamente para a versão RS e, graças ao sistema Dynamic Sound Boost, a sua potência é audivelmente notória. Com o Dynamic Chassis Control (DCC), incluindo o Driving Mode Select e a direção progressiva, este automóvel está preparado para o comportamento desportivo, seja em pisos de terra, ou mesmo, em asfalto.

E além disso pode selecionar o modo de gestão do motor de acordo com as suas conveniências. Estão disponíveis no Kodiaq RS seis modos de condução diferentes: Eco, Conforto, Normal, Sport, Individual e Neve. Dependendo da seleção, o ajuste de compensação do DCC - com ajuste do amortecedor eletrónico e direção progressiva - varia para atender às necessidades do condutor em todas as condições.


Tem estreia prevista no mercado para janeiro de 2019, com um preço a partir de 67.457 euros.


0 visualização0 comentário
bottom of page