top of page
RICARDO FERREIRA

OPINIÃO | Freddy Foray sobre a Honda RC 213 V-S


A HONDA RC 213 V-S LANÇADA EM 2015, É UMA JÓIA DE ARTE E ENGENHARIA. ELA CRISTALIZA TODOS OS SONHOS DOS AMANTES DAS PISTAS, E NÃO É OUTRA COISA SENÃO UMA MOTO DE MOTOGP HOMOLOGADA PARA A ESTRADA.

Freddy Foray, campeão mundial de Endurance, teve a sorte de experimentá-la no “Honda Thanks Day” de 2018 e deu-nos as suas impressões. A alegoria sobre as pedras preciosas feita na introdução não é usurpada. A Honda RC 213 V-S certamente não é mineral, mas nasceu da fusão de materiais nobres e da matéria criada pelos engenheiros do HRC. Pura réplica da moto de Marc Marquez, ela recupera o virulento V4 ‘domesticado’ para 215 cavalos, as suspensões da Ohlins são quase idênticas às do MotoGP, assim como o seu quadro.

As impressões de Freddy sobre a Honda RC 213 VS

“Quando nos aproximamos da moto, percebemos que ela é muito pequena. O quadro é bom, mas o acabamento e os cuidados nas peças... é fantástico. E vais demorar tempo a acreditar que é uma moto de estrada que podes comprar."


"Essa primeira impressão é confirmada quando te sentas nela pela primeira vez. É uma verdadeira moto de corridas, a vida a bordo, etc, tudo é, no mínimo, pensado para a competição. É uma moto de sonho para quem anda na estrada. Comparada com a minha CBR (que já é uma moto de corrida de classe mundial), é menor, mais fina, especialmente no depósito, mas não é completamente dia e noite."


VÍDEO

O motor funciona num tom grave mas é surpreendentemente fácil…

"O motor sim... é o dia e a noite. Sinceramente, funciona num tom grave, enfrenta as curvas nesse mesmo tom grave, mas é surpreendentemente fácil de levar! Eu penso que isso se deve-se ao V4 super linear e ao seu mapeamento. E à eletrónica também, o que requer acelerar completamente a moto para poder ter potência. A tal ponto que antes de o compreender, pensei que ela não tinha potência e desliguei todas as ajudas à condução. O resultado foi que comecei a sentir fugir a traseira no ângulo e acabei por seguir em linha reta numa curva. É surpreendentemente suave. O motor puxa mais do que a minha CBR, tem mais cavalos, mas cansa menos nos braços, poque foi suavizado para ser eficaz!"

"A RC 213 VS comporta-se como uma MotoGP, porque existem muitos cavalos, é obrigatório levantar a moto se quisermos passar a potência. Mas a sua leveza e capacidade de manobra, leva-me a concluir que foi feita para se bater de um ângulo para outro.

É claramente uma moto real. Quando voltei a conduzir a minha HRC CBR Suzuka 8h (muito melhor que a CBR 24h) logo a seguir, pensei que estava a conduzir um camião. A RC 213 V-S é simplesmente incrível. Nenhuma inércia."

0 visualização0 comentário
bottom of page