top of page
REDAÇÃO

MCLAREN P1 GTR | Uma homenagem a Senna 30 anos depois…


UM EXEMPLAR ÚNICO, DESENVOLVIDO NOS ÚLTIMOS 3 ANOS, ENCOMENDADO POR UM COLECIONADOR FÃ DE SENNA. O SEU NOME P1 GTR SENNA E VESTE A MESMA FARDA DO MP4/4 QUE LEVOU O TRICAMPEÃO DO MUNDO AO TÍTULO EM 1988.

Das muitas personalizações criadas pela MSO para os clientes especiais da McLaren, o P1 GTR Senna tem mais do que a atenção maníaca à lenda. Um colecionador de supercarros da marca de Woking, passou 3 anos ao lado dos especialistas da McLaren Special Operations para fazer o 'Beco'.

Não estranhe este apelido, porque o tricampeão do mundo Ayrton Senna era assim carinhosamente chamado pela família durante a infância… E ‘Beco’ ficou, aliado para sempre à figura existencial de Ayrton.

Estão perto da perfeição as semelhanças estéticas com o MP4/4 neste McLaren P1 GTR Senna que celebra em 2018 o trigésimo aniversário do seu primeiro título mundial na F1. O uniforme branco-vermelho obrigou a 800 horas de trabalho (incluindo os logotipos) estando muito evidente a referência à marca de tabaco que foi o patrocinador da McLaren da época. Por várias vezes essa marca foi substituída até à década de noventa, até a altura em que a promoção de marcas de cigarros foi proibida, sendo então pintado um código de barras no MP4, pintura que também está presente nas laterais do P1 GTR.

Ficou á frente o número 12 e lateralmente nas portas está a bandeira brasileira, o logo comemorativo do 30º aniversário e uma réplica das marcas patrocinadoras da época. Evoluiu o estilo e técnica, como a força aerodinâmica descendente na ordem dos 800 kg, obtidos através de novos apêndices na frente das rodas dianteiras, um spoiler mais largo, defletores de fluxo atrás das rodas redesenhadas, anteparas externas do asa traseira, semelhante à especificação da Fórmula 1 de 1988.

Até mesmo o plano da asa foi otimizado, agora com a integração de uma aba de Gurney. Finalmente, a tampa do motor em Lexan, material ultra leve que se abre em um espaço no qual a tela dourada de 24 quilates se destaca, algo que lembra o McLaren F1.

A bordo, para além das citações de Ayrton e a assinatura aplicada sobre o MonoCage monocoque, há os assentos ultra-leves McLaren Senna e material em Alcantara que se estende até ao volante e painel de instrumentos, ambos com constantes referências ao duplo S.

0 visualização0 comentário
bottom of page