Carro do Ano 2018: Volvo XC 40... venceu e convenceu!
- POR JOÃO LOURENÇO
- 1 de jan. de 2019
- 2 min de leitura

A TECNOLOGIA VOLVO CONVENCEU A MAIORIA DOS 60 JORNALISTAS JURADOS, E O SUV SUÉCO XC40 FICOU COM O PRÉMIO DE MAIOR PRESTIGIO NA EUROPA.
A tecnologia Volvo agradou a todos, e foi por isso que o XC40 venceu a competição. No entanto, podem perguntar: Onde o Volvo XC40 ganhou o prémio Carro do Ano? Resposta fácil: um pouco em todos os pontos. O carro sueco encontrou uma unanimidade de opiniões favoráveis entre todas as nações presentes neste concurso (Portugal incluído), unanimidade essa que foi o segrêdo para ganhar este cobiçado prémio para os construtores automóveis.

O voto para o melhor carro foi baseado em muitas características: incluindo design, tecnologia, equipamentos de segurança, relação qualidade/preço, mas também tendo em conta a originalidade do projeto.

O Volvo XC40 venceu graças à totalidade do conteúdo tecnológico. Mas ser capaz de convencer da mesma forma os jurados de 23 países europeus diferentes, cada um com uma cultura de carros diferente, foi muito importante para manter as suas possibilidades de vencer. Os gostos são diferentes de país para país e, da mesma forma também, as características consideradas como mais importantes num carro, são diferentes de acordo com os países europeus.
Nós, portugueses, atribuímos um valor importante ao design e damos grande importância à dinâmica de condução e características desportivas de um carro; os franceses talvez estejam mais atentos ao conforto e versatilidade do interior; os alemães, acima de tudo, olham para a ergonomia e a tecnologia sob o capô; os nórdicos, por outro lado, colocam equipamentos seguros e ecológicos em primeiro lugar - na presença de motores híbridos ou elétricos. O Volvo XC40 conseguiu a unanimidade!
Volvo foi a mais votada apenas em metade dos países

12 vitórias e 11 derrotas. Entre as nações que não o colocaram em primeiro lugar estão a Áustria, a República Checa (onde o Audi A8 venceu), a Alemanha (dominada pela série BMW 5), Portugal (onde o Seat Ibiza foi imposto), Polónia, Suíça (vencida peloIbiza).
Curiosamente também no país de origem da Volvo, na Suécia, o XC40 perdeu a batalha para os pontos, ultrapassado pelo Audi A8.
Mas no geral, embora não tenha sido o mais votado em todos os lugares, o Volvo acumulou pontos "pesados" um pouco "em todos os lugares ao contrário de outros carros triunfantes em certas nações (como o Audi A8), mas perdem em outros países (Itália).
Stelvio, dado como favorito, foi a grande decepção…
Na véspera da votação, o Stelvio foi dado como um dos grandes favoritos , mas embora ele tenha sido amplamente aceite em Itália (33 votos), sofreu uma grande decepção no resto da Europa. Mesmo em países que no ano passado haviam apreciado o Giulia, como Alemanha e Inglaterra, o Stelvio foi mal pontuado. Recebeu votos extremamente negativos em países como Alemanha (7 votos), Grã-Bretanha (5 votos), Suécia e Dinamarca (1 voto). O único país que o valorizou, além de Itália, foi a França, onde o SUV da Alfa-Romeo somou 20 pontos.
Veja os 7 finalistas:
A classificação final:
1º Volvo XC40, 325 pontos
2º Seat Ibiza, 242
3º BMW Série 5, 226
4º Kia Stinger, 204
5º Citroen C3 Aircross, 171
6º Audi A8, 169
7º Alfa Romeo Stelvio, 163

Comentários