top of page
REDAÇÃO

AUTO | Novo Renault Clio é um Mégane em miniatura


O NOVO RENAULT CLIO VESTIU-SE A RIGOR, E FICOU PRONTO PARA RECEBER AS TECNOLOGIAS DO FUTURO E CONVERTER-SE NO ÍCONE DE UMA NOVA GERAÇÃO.


Depois de 15 milhões de unidades vendidas, a Renault apresenta o novo Clio, a quinta geração do ícone.

Desde o lançamento em 1990, o Clio tornou-se o best-seller do Grupo Renault a nível mundial e, desde 2013, é o líder no segmento B na Europa. Entre 2012 e 2018, as vendas cresceram todos os anos, o que representa um desempenho comercial absolutamente excecional!

Mais moderno e mais atlético, o novo Clio apoia-se no ADN que faz a sua história de sucesso há quase 30 anos e capitaliza, sobre as mais-valias de cada uma das anteriores quatro gerações,


Concebido sobre os princípios de «Evolução & Revolução», o Clio muda o paradigma: o design exterior evolui para uma maior maturidade, enquanto o design interior foi completamente repensado. Com linhas mais esculpidas e uma dianteira mais assertiva, o Novo Clio ganha em dinamismo e modernidade, permanecendo reconhecível ao primeiro olhar, mesmo se 100% das peças são novas. No interior, a revolução é flagrante. O habitáculo foi completamente revisto e inspira-se nos modelos dos segmentos superiores. Para além da qualidade percecionada, destaque para as tecnologias disponibilizadas.

«A quinta geração do Clio é muito importante para nós, porque se trata ‘apenas’ do best-seller do segmento e do segundo automóvel mais vendido na Europa. É um ícone! E esta nova geração do Clio recupera o que de melhor existia nas gerações precedentes.

O design exterior do Clio 4 seduziu os clientes e continua, ainda hoje, a seduzir. Por isso decidimos conservar os genes, mas tornando-o, ao mesmo tempo, mais moderno e mais elegante. No interior fizemos uma verdadeira revolução, com um notável progresso na qualidade percebida, maior sofisticação e uma forte presença tecnológica. Este é o melhor de todos os Clio.» Disse Laurens van den Acker, Diretor do Design Industrial do Grupo Renault.


COM A NOVA PLATAFORMA CMF-B… A PREPARAR O FUTURO!

O novo Clio está, igualmente, no centro da estratégia de reforço das sinergias no seio da Aliança, que passa pelo desenvolvimento de tecnologias comuns ou pela utilização de novas plataformas. A plataforma CMF-B que é inaugurada no Clio, tem uma nova arquitetura elétrica e eletrónica preparada para integrar as últimas evoluções tecnológicas, de forma a responder às futuras exigências dos mercados.

O novo Clio será o pioneiro de uma nova geração de modelos da Renault e incluirá, na sua gama, a nova linha R.S. Line, inspirada pela Renault Sport e a nova orientação de design para a assinatura INITIALE PARIS.


RENAULT CLIO R.S. LINE

A Renault Sport introduz no Clio a «assinatura» R.S. Line, que irá substituir, progressivamente, a anterior designação GT-Line. Com um conteúdo de produto mais evoluído e mais rico, a gama R.S. Line representa mais do que uma simples mudança de designação. A gama R.S. Line, traduz-se, na realidade, por um carácter ainda mais desportivo no design, reforçando a filiação com a marca R.S., sinónimo de verdadeiros automóveis desportivos. A gama R.S. Line adota os códigos de design, exteriores e interiores da Renault Sport.

No exterior, o Clio R.S. Line herda a lâmina F1, que é uma assinatura emblemática dos modelos R.S. A gama R.S. Line distingue-se, ainda, pela grelha dianteira em ninho de abelha, pelas jantes específicas em liga leve de 17’’ e pelo design mais atlético da traseira.

No interior podemos encontrar outros elementos identitários da Renault Sport, como os bancos com reforço lateral, as inserções em carbono, o volante específico em couro perfurado com a assinatura R.S, os pedais em alumínio e elementos de personalização em vermelho, combinados com os pespontos dos bancos e do volante.

Ao conferir ao novo Clio um carácter ainda mais desportivo, a assinatura R.S. Line permite aos clientes a apropriação da herança da marca no desporto automóvel. Um legado que perdura ainda hoje com a Fórmula 1 e a competição cliente.


DRIVE THE FUTURE (2017-2022)

Para o Grupo Renault, o Clio é o «ponta de lança» do plano estratégico «Drive the Future (2017-2022)», que se articula em torno de três pilares:


» Elétrico: até 2022, o Grupo irá dispor, na sua gama, de 12 modelos eletrificados. O Novo Clio será o primeiro, com a motorização híbrida E-Tech, com uma tecnologia desenvolvida pela Renault.

» Conectado: até 2022, todos os modelos Renault comercializados nos principais mercados serão conectados. O Novo Clio ilustra perfeitamente esta dinâmica, com o novo sistema multimédia desenvolvido pela Aliança.

» Autónomo: até 2022, o Grupo Renault irá comercializar 15 modelos equipados com tecnologias de condução autónoma. O Novo Clio será, também, o pioneiro, pois irá democratizar as tecnologias de assistência que conduzirão à condução autónoma.

0 visualização0 comentário
bottom of page