top of page
POR JOÃO LOURENÇO

AUTO | Há mais Micra’s para todos!


O NISSAN MICRA ESTÁ AGORA MAIS APELATIVO, GRAÇAS A UMA GAMA DE MOTORES REVISTA EM PROFUNDIDADE. A VERSÃO MAIS DESPORTIVA É O NOVO MICRA N-SPORT.

Foram adicionadas três novas escolhas à gama Micra: um novíssimo motor a gasolina turbocomprimido mais eficiente e com tecnologia inovadora a nível mundial, a estreia de uma transmissão automática Xtronic e ainda a chegada de uma versão mais potente, com menor altura ao solo e suspensão e direção específicas.

Os três novos motores foram desenvolvidos no âmbito da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi. Ao utilizar as capacidades e os recursos da Aliança, a Nissan consegue proporcionar sinergias que superam os limites daquilo que seria expectável para um motor a gasolina turbocomprimido de três cilindros. Cada um oferece elevados níveis de desempenho e aperfeiçoamento, cumpre as normas mais exigentes de fiabilidade e durabilidade, com emissões reduzidas de CO2.

Os novos grupos motopropulsores do Micra estão já disponíveis na rede de concessionários Nissan em toda a Europa, juntando-se aos já existentes motor atmosférico a gasolina de 1.0 litros com 70cv e diesel de 1.5 litros e 90cv.

Simultaneamente, a Nissan lança também uma novíssima versão especial, o Micra N-Sport, que oferece um design exclusivo, tanto no interior como no exterior.


1.0 IG-T DE 100 CV COM CAIXA MANUAL

O novíssimo 1.0 litros turbocomprimido IG-T a gasolina disponibiliza 100cv e está associado a uma transmissão manual de cinco velocidades. O seu lançamento no Nissan Micra assinala a estreia deste motor num automóvel da Aliança e inclui tecnologias inovadoras a nível mundial para uma unidade a gasolina de 1.0 litros.

Totalmente em conformidade com a norma Euro6d-Temp, substitui a unidade a gasolina de 0.9 litros de 90cv da gama Micra. Os benefícios desta melhoria para o cliente são mais potência (+10cv) e mais binário (+20Nm) em todos os regimes, bem como emissões de CO2 mais reduzidas (-13 a -15g/km, dependendo da versão) e economia de combustível melhorada (-0,6 a -0,7 l/100km, dependendo da versão), contribuindo assim para um custo de propriedade reduzido.

Comparado com os principais rivais do segmento B de dois volumes, o novo grupo motopropulsor está entre os melhores da classe.


1.0 IG-T DE 100 CV COM CAIXA AUTOMÁTICA XTRONIC

O Nissan Micra está também disponível a partir de agora com uma transmissão automática Xtronic, pela primeira vez desde que a quinta geração do Micra foi lançada em 2016. Esta transmissão está associada ao novo motor de 1.0 litros IG-T de 100cv.

O lançamento de uma transmissão automática é um passo importante na disponibilização de "Mais Micra" aos consumidores. Trata-se de uma escolha popular entre os condutores urbanos, que passam muito tempo no "pára-arranca". Neste segmento, as transmissões automáticas contabilizavam 12% das vendas aquando do lançamento do Micra em 2016. Estima-se que esse número duplique em 2020 e atinja mais de 30% em 2022.

A transmissão automática Xtronic é uma unidade avançada de Transmissão de Variação Continua (CVT). Inclui a tecnologia "D-step", que proporciona um fornecimento de potência e uma experiência em estrada mais refinados para o condutor em comparação com uma CVT convencional. Isto é particularmente óbvio na resposta à utilização “agressiva” do pedal do acelerador. A tecnologia "D-step" também permite reduções de caixa mais rápidas e uma maior poupança real de combustível.

O Micra Xtronic representa por isso “Mais Micra” para ambientes urbanos movimentados, graças à sua facilidade acrescida de condução. A suavidade de engrenagem da transmissão faz com que conduzi-lo seja fácil e relaxante e é verdadeiramente versátil no "pára-arranca".

Mecanicamente, o motor é idêntico ao IG-T de 100 cv manual, pelo que apresenta as mesmas vantagens técnicas já descritas.


1.0 DIG-T DE 117cv COM CAIXA MANUAL

O motor de referência na gama Nissan Micra passa a ser a unidade a gasolina com turbocompressor de 1.0 litros DIG-T de 117cv, em conjunto com uma transmissão manual de seis velocidades orientada para o desempenho.

Não se trata simplesmente de uma versão mais potente e afinada da unidade IG-T de 100cv, mas sim de um motor totalmente diferente. Foi desenvolvido pela Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, em conjunto com a Daimler, tal como o motor a gasolina de 1.3 litros lançado recentemente no crossover Nissan Qashqai.


Ainda que com apenas três cilindros, o motor DIG-T de 117cv foi concebido para oferecer aos clientes uma condução orientada para o desempenho, com 180Nm de binário, mais 20Nm adicionais em "overboost".

Comparando os dois novos motores, o de 100cv e o de 117cv, este último tem visivelmente mais aceleração, que é prolongada ainda mais acima na gama de rotações. Existe mais potência, evidentemente, mas também mais binário e com a potência máxima em regimes mais baixos (180Nm a 1750rpm no de 117cv, contra 160Nm a 2750rpm no de 100cv). O resultado é um tempo de apenas 9,9 segundos dos 0-100km/h no motor de 117cv, um segundo mais rápido do que o de 100cv manual, que averba mesmo assim uma excelente marca de 10,9 segundos.

Mas não é só o grupo motopropulsor que é diferente: o Micra de 117cv proporciona um desempenho em estrada mais dinâmico, graças a uma série de alterações mecânicas.


As versões que dispõem deste motor têm uma menor altura ao solo (-10 mm) e também uma afinação da suspensão revista para otimizar as vantagens dessa redução. Também têm uma direção mais precisa: a cremalheira da direção permite uma utilização mais rápida e leve, pelo que o automóvel é visivelmente mais ágil e divertido de conduzir.

Um novo acabamento cromado do escape e jantes de liga leve de 17 polegadas (de série nos graus Acenta e superiores) são os toques finais nas versões do Micra que dispõem deste grupo motopropulsor.


O NOVO NISSAN MICRA N-SPORT

O Nissan Micra N-Sport é uma nova versão especial para 2019, concebida para tirar proveito do design desportivo e da personalidade de condução divertida do Micra. O automóvel coloca-se no centro da categoria "warm hatch" do segmento B, ocupada por concorrentes como o Ford Fiesta ST Line, o Peugeot 208 GT Line e o SEAT Ibiza FR.

0 visualização0 comentário
bottom of page