NO CIRCUITO DE LOSAIL (QATAR) AS EQUIPAS DE MOTOGP MEDEM FORÇAS NUM ÚLTIMO TESTE ANTES DO INÍCIO DE ÉPOCA. A DUCATI ESTÁ EM VANTAGEM E O LUSO MIGUEL OLIVEIRA DESAFIA OS LEÕES!
Faltam pouco mais que duas semanas para o início da temporada de MotoGP e Losail recebe o segundo e último teste de pré-temporada de 23 a 25 de Fevereiro. A Ducati tem os melhores registos do inverno, havendo vários equipas com os ‘trabalhos de casa’ por fazer!
Marc Marquez, Team Repsol Honda, piloto oficial #93
Depois de quebrar o escafoide perto do final das férias de inverno, Jorge Lorenzo foi forçado a ficar de fora dos testes em Sepang, perdendo um tempo valioso na Honda. Serão estes três dias de testes no Qatar suficientes para se familiarizar com a nova moto?
Por seu turno, também o seu novo companheiro de equipa – o campeão reinante Marc Marquez - colocou uma carga muito menor nos testes da Malásia, e apesar de ser bem rápido, queixou-se que o seu ombro ainda não está a 100% e que rodou fora do seu estilo habitual, justificando de alguma forma a sua posição fora do Top 10, atrás de Valentino Rossi.
Maverick Viñales, Team Yamaha Monster Energy, piloto oficial #12
Outra questão a saber, a posição da Yamaha, visto que Maverick Viñales foi o mais rápido em Sepang, quinto no computo dos 3 dias, enquanto Rossi se quedou por um modesto décimo lugar. Viñales elogiou a melhor consistência nos dados da M1 2019, bem como melhorias na aceleração que a equipa conseguiu encontrar.
O “Doutor” disse que "foi mais complicado", mas que o ambiente que se vive é de "reviravolta", salientando a boa atmosfera e metodologia que se vive hoje na marca de Iwata. E o diretor da equipa confirma essa tendência... Massimo Meregalli, sublinha a sua satisfação por ambos os pilotos terem escolhido direções similares no desenvolvimento da moto. Saber se tudo isto resulta, é o que ficaremos a saber após os testes de Losail...
Danilo Petrucci, Team Ducati Mission Winnow, piloto oficial #9
Tendo colocado quatro pilotos no topo da tabela de tempos – Danilo Petrucci com a moto oficial foi o mais rápido e Andrea Dovizioso arrecadou a quarta melhor marca – a Ducati está em posição favorita para a próxima temporada, restando agora saber se a concorrência também não reforçou as suas mais-valias…
Cal Crutchlow (LCR Honda Castrol) que foi o mais rápido piloto da Honda em Sepang (6º), a Aprilia do Team Gresini que Aleix Espargaró conduziu ao 7º tempo, ou mesmo a Yamaha SRT de Franco Morbidelli (8º), todas essas máquinas chegam a Losail com ‘sinal positivo’, muito ao contrário das motos do Team Suzuki Ecstar de Alex Rins e Joan Mir, ainda muito distantes da competitividade mostrada em 2018. A sua evolução para a próxima temporada ainda é um enorme ponto de interrogação e o mesmo se aplica à KTM… Johaan Zarco foi o mais rápido entre as quatro motos austríacas mas não foi além de um modesto 17º tempo, na frente da Pol Espargaró e do luso Miguel Oliveira, que na equipa satélite (Red Bull KTM Tech3) averbou a posição 19 entre o total de 28 pilotos presentes nos testes do Qatar.
Miguel Oliveira, KTM Tech3 Racing, piloto semi-oficial #88
Foi um arranque em pleno do piloto da Charneca da Caparica – rookie no MotoGP em 2019 – mas a KTM tem certamente muito trabalho de pista a fazer nos próximos três dias.
VÍDEO MOTOGP TEST SEPANG, MALÁSIA