O NOVO FOCUS ST É UM DESPORTIVO QUE BUSCA INSPIRAÇÃO NOS MODELOS DE MAIOR PERFORMANCE DA FORD.
O SURPREENDENTE É QUE O PODE USAR EM PISTA DE CAPACETE E SAPATILHAS, SEM PRECINDIR DO CONFORTO HABITUAL DE UM TURISMO!
APRESENTAÇÃO. O novo Focus ST (desenvolvido pela Ford Performance) baseia-se na dinâmica de condução líder na classe da quarta geração do Focus para oferecer emoções ágeis a um hatchback familiar, elegante, confortável e também prático. Disponível nos modelos de carroçaria de cinco portas, a nova gama de motores para o Focus ST inclui as unidades diesel EcoBoost 280 cv de 2.3 litros e os motores diesel EcoBlue de 2.0 litros e 190 cv - oferecendo até 12 por cento mais potência e 17 por cento a mais de torque em comparado com a geração anterior.
Outros aprimoramentos no trem de força do novo Focus ST incluem a primeira aplicação da Ford de um diferencial eletrónico de deslizamento limitado para um veículo com tração nas rodas dianteiras. Este sistema otimiza as respostas aos níveis de aderência variáveis e a condução, usando a atuação preventiva controlada por computador.
E também na nova plataforma C2 da Ford não faltam configurações exclusivas de suspensão e travagem, assim como a um sistema de direção mais ágil suportada por modos selecionáveis.
PRIMOR TECNOLÓGICO
A primeira aplicação da Ford de um diferencial eletrônico de deslizamento limitado (eLSD) para um veículo de tração dianteira, melhora o comportamento em curva e a estabilidade das diversas variantes movidas pelos novos EcoBoost, oferecendo como opões o novo ST uma caixa de seis velocidades manual ou uma caixa automática de sete velocidades e mudanças rápidas (quick-shifting). Nesta última, a tecnologia Selectable Drive Modes é apresentada ao Focus ST pela primeira vez, permitindo que o condutor adapte o caráter do veículo às suas necessidades. O novo Focus ST conta ainda com um sistema de Controlo de Amortecimento Continuo (CCD) – de série nas variantes EcoBoost de cinco portas – que regula a configuração da suspensão traseira independente de braço longo (SLA).
“Tecnologias inteligentes como eLSD e CCD tornam o novo Focus ST o mais 'Jekyll and Hyde' de sempre, facilmente mudando o comportamento de uma berlina de turismo para um carro de alto desempenho pelo simples toque de um botão”, disse Leo Roeks. Segundo o diretor da Ford Performance na Europa, incorporada no Focus ST está "a repetição de programas, de desenvolvimento já aplicados no superdesportivo Ford GT e no aclamado Focus RS, para desenvolver um carro de desempenho de tamanho médio com um grau de flexibilidade única no seu segmento.”
O novo Focus ST será fabricado com o melhor acabamento e qualidade de sempre, após um investimento de € 600 milhões na fábrica de montagem Saarlouis da Ford, na Alemanha.
VALORES ALTOS DE POTÊNCIA
A nova geração do motor EcoBoost de alumínio de 2,3 litros da Ford é a mais potente já oferecida num Focus ST. Usando tecnologia avançada de turbocompressor para fornecer 280 cv de potência a 5.500 rpm e 420 Nm de torque de 3.000 rpm a 4.000 rpm, este é também o motor num Focus ST com a maior potência de sempre, facto que permite uma aceleração dos 0 a 100 km/h em menos de 6 segundos!
A resposta do motor foi aprimorada com o uso de um turbocompressor de rolagem dupla de inércia baixa, que elimina a energia do gás de escape com mais eficiência, usando canais separados para minimizar os seus efeitos nocivos.
Uma válvula de descarga, acionada eletronicamente, permite um controle mais próximo das pressões de impulso para um desempenho otimizado do motor. Além disso, um exclusivo sistema de exaustão que reduz a contrapressão, o sistema de admissão de ar sob medida, e o intercooler otimizado, melhoram ainda mais a eficiência do sistema de escape.
A inovadora tecnologia Anti-lag desenvolvida para o supercarro Ford GT e para a pick-up F-150 Raptor está também presente no Focus ST. Este sistema melhora o fornecimento imediato de potência nos modos de condução desportiva e de tração.
Por exemplo, o Anti-lag mantém o acelerador aberto quando o condutor solta o pedal do acelerador, aliviando a reversão do fluxo de ar do turbocompressor para manter a velocidade da roda do compressor, possibilitando que a pressão de impulso seja construída mais rapidamente sob pedido.
O DIESEL MAIS POTENTE DE SEMPRE NUM FORD FOCUS
Já o motor EcoBlue da Ford é o motor diesel mais potente já oferecido para um modelo Ford Focus, oferecendo um potência de pico a 3.500 rpm e 400 Nm de torque entre 2.000 rpm e 3.000 rpm - e 360 Nm a partir de 1.500 rpm para uma imediata e linear aceleração.
O turbocompressor de geometria variável e baixa inércia, os pistões de aço para menos expansão quando quente e um sistema de entrada integrado para combustão otimizada, ajuda a fornecer um motor que produz 10% mais potência e mais que o dobro de torque do motor a gasolina Duratec ST de 2.0 litros da primeira geração do Focus ST.
TRAVAGEM MAIS EFICAZ E COM MENOR DESGASTE
O novo Focus ST emprega a resposta de direção mais rápida da Ford do aclamado Fiesta ST. O sistema de direção assistida elétrica (EPAS) é 15% mais rápido que o padrão, exigindo apenas duas voltas de volante. A sensação conectada líder na categoria é suportada pela geometria única da junta de direção, com um ponto de fixação da haste 9 mm mais para a frente e 6,5 mm maior do que o padrão para respostas mais nítidas.
O novo software de Redução de Distúrbios de Torque da Direção para EPAS também ajuda a reduzir a direção do torque, tornando ainda mais fácil implantar com precisão a potência e o torque do Focus ST através dos pneus Michelin Pilot Sport 4S de especificação sob medida.
Equipado com componentes de travão dianteiro e traseiro maiores possibilita um sistema de travagem de alta performance, com maior poder de paragem e maior resistência ao desgaste. As dimensões dos discos dianteiros cresceram para 330 mm x 27 mm e possuem pinças de pistão duplo. Os discos traseiros agora medem 302 mm x 11 mm.
O desempenho de travagem do Focus ST foi verificado usando os mesmos procedimentos de teste do supercarro Ford GT e alcançou nos testes realizado, quase quatro vezes mais um desempenho de resistência ao desgaste superior à anterior geração do Focus ST. E por fim, o EBB (Electric Brake Booster) da arquitetura C2 traz multiplas vantagens.
INTERIOR DESPORTIVO
Além do volante desportivo e assentos Recaro de cor Ebony com um tecido de alta qualidade, couro ou couro parcial e materiais Miko Dinamica, o exclusivo Focus ST intensifica no interior a atmosfera desportiva com uma alavanca da caixa de alumínio em relevo ST; pedais planos de liga leve; elementos decorativos metálicos hexagonais e prateados acetinados; e costura em metal cinza para os assentos, inserções de porta e almofadas laterais macias na consola central.
Em suma, o Focus ST baseia-se num perfil desportivo Premium, com mudanças de estilo sutis e funcionais e designs exclusivos nas jantes de liga leve. Projeções da grade frontal superiores e inferiores revisados são otimizados para oferecer maior capacidade de arrefecimento, e elementos de asa inferior de assinatura arrojada canalizam o ar para as entradas de cortina de ar para melhorar o desempenho aerodinâmico.
Um spoiler de tejadilho traseiro maior e mais inclinado aumenta a força descendente para suportar a dinâmica de condução do Focus ST. Uma configuração de saída dupla do escape faz fronteira com o elemento difusor traseiro de estilo agressivo e melhora a praticidade ao fornecer a capacidade de reboque que foi evitada pelos tubos de escape de saída central na anterior geração do Focus ST. O Performance Pack também adiciona pinças de travão vermelhas.
CHEGA NO PRÓXIMO VERÃO
Disponível com a cor exclusiva "Ford Performance Blue", este novo Focus ST pode ser equipado com jantes de 18 ou 19 polegadas, sendo que quem optar pelo "Performance Pack" contará ainda com pinças de travões pintadas de vermelho.
A estreia no mercado europeu só vai acontecer no próximo Verão, altura em que o novo Focus ST será colocado à venda nas carroçarias "hatchback" de cinco portas e familiar "SportBreak". Já a respeito de preços, por agora ainda nada se sabe, mas com toda a ceterza terá um PVPR superior ao do civilizado ST Line, atualmente no valor de € 23.860.