NUM SEGMENTO B QUE TENDE PARA UMA UNIFORMIZAÇÃO CADA VEZ MAIOR, EM DETRIMENTO DAS NOÇÕES DE PRAZER E JUVENTUDE, A PEUGEOT EMERGE E SEDUZ COM A APRESENTAÇÃO DO NOVO PEUGEOT 208.
Logo desde o seu lançamento, o novo Peugeot 208 poderá ser escolhido com 3 energias possíveis: eletricidade, gasolina ou diesel. A marca de Sochaux, pioneira no desenvolvimento da alternativa elétrica – como eu próprio testemunhei em França nos idos anos 90 – porque considera que a utilização do automóvel está em plena mutação, e porque a transição energética é uma oportunidade real, decidiu para além das duas versões térmicas (gasolina e diesel) decidiu disponibilizar uma terceira versão elétrica, o Peugeot e-208.
Este último, equipado com uma bateria de grande capacidade de 50 kW/h permitindo alcançar uma autonomia de cerca de 340 km, segundo o protocolo de homologação WLTP. É o primeiro passo para a electrização em grande escala na casa do leão.
O novo Peugeot 208 será comercializado no decurso no outono de 2019 e será apresentado em estreia mundial no próximo Salão de Genebra, que decorre de 7 a 17 de Março.
A nova plataforma CMP, modular em termos de dimensões e motores, permite que os futuros clientes escolham a mecânica: térmica (a gasolina/diesel) ou elétrica
NOVA PLATAFORMA CMP: MODULAR E MULTI-ENERGÉTICA
O novo Peugeot 208 é construído sobre a última geração de plataformas do Grupo PSA: a CMP (Common Modular Platform) reservada aos segmentos B e C, uma nova base que vem completar a oferta da plataforma EMP2 (Efficient Modular Platform).
Como o próprio nome indica, a plataforma CMP é modular em termos de dimensões e motores. Sendo multi-energética, permite que os futuros clientes escolham a mecânica: térmica (a gasolina/diesel) ou elétrica. A eficiência esteve no centro das preocupações ao longo de todo o seu processo de desenvolvimento.
Esta nova plataforma contribui para limitar as emissões de CO2 do novo devido a uma diminuição de peso (ganho de 30 kg vs a plataforma anterior PF1), à melhoria da sua aerodinâmica (base mais plana e utilização de entradas de ar pilotadas), à diminuição da resistência ao rolamento (pneus de classe A e redução das fricções mecânicas), à otimização das cadeias de tração (melhoria dos rendimentos de combustão, downsizing, redução das fricções mecânicas, alongamento das transmissões e generalização do sistema Stop & Start).
A plataforma CMP permite ainda um nível de conforto e de segurança acrescidos. Proporciona uma melhoria dos confortos acústicos e térmicos a bordo, redução das vibrações e disponibilidade de ajudas à condução inéditas no segmento B.
Inovador o novo 208 conta com o PEUGEOT i-Cockpit© com head-up display 3D e um leque de ajudas à condução, oriundas de segmentos superiores
UM PERFIL JOVEM E DINÂMICO
Mais comprido, mais largo e mais baixo do que o atual Peugeot 208, o novo 208 apresenta uma silhueta distinta, que evoca desportividade com as suas linhas fluidas e puras. As asas de alargamento e a magnitude da modelagem da carroçaria conferem-lhe uma atração vincada.
Visto de perfil, o novo 208 revela um para-brisas recuado, permitindo implantar um capô mais esculpido e alongado. Exemplo do seu dinamismo, o vidro de custódia traseiro é muito inclinado e perfeitamente alinhado com o guarda-lamas traseiro.
Nas versões GT Line ou GT, os arcos de roda contam com alargadores de asa em negro lacado, refinando a silhueta e ampliando visualmente o diâmetro das rodas. Nas versões topo de gama, as jantes de 17 polegadas contam com inserções aparafusadas e personalizáveis, num ganho em aerodinâmica e em massa não suspensa (-3,60 kg / veículo).
Reconhecível logo à primeira vista, a secção frontal combina, habilmente, a evocação da assinatura visual do novo Peugeot 508 na sua parte inferior e uma assinatura luminosa com 3 garras nos projetores Full LED. O para-choques dianteiro é desenhado numa única linha, ostentando ao centro uma grelha única e original. Esta última, tem perfeitamente integrado ao centro o monograma do leão da marca. O extremo do capô conta com a sigla 208.
Na linha dos Peugeot 3008, 5008 e 508, a secção traseira do novo 208 é caracterizada por uma faixa negra que percorre toda a largura do vinco da bagageira, contando com as luzes com três garras (acesas de dia e de noite). O desenho é preciso e as formas são tensas. O difusor traseiro está disponível com acabamento preto lacado e - conforme a motorização escolhida - pode ser dotado de saídas de escape cromadas.
Complementando as cores de carroçaria de base e o tejadilho Preto Diamond, o novo 208 conta com uma palete de cores que refletem na perfeição o seu espírito tónico e revitalizador: Amarelo Faro metalizado, Azul Vertigo de 3 camadas e o Vermelho Elixir envernizado (este processo reforça a profundidade e a cor da tinta).
AS VERSÕES A GASOLINA E DIESEL
O novo 208 foi preparado para receber uma gama completa de motores térmicos de última geração, respeitantes das normas €6.d (gasolina) e €6.d-temp (Diesel). Oferta exclusiva no segmento B, os motores PureTech 100 e 130 estão disponíveis com transmissão automática de 8 relações EAT8. A opção gasolina inclui motores de 3 cilindros com 1.2 litros de cilindrada, o PureTech 75 S&S CVM5, PureTech 100 S&S CVM6 ou EAT8, e o PureTech 130 S&S EAT8, respetivamente.
Já a opção Diesel, inclui um motor de 4 cilindros e 1.5 litros de cilindrada, a conhecida unidades BlueHDi 100 S&S CVM6. Para as zonas de comercialização com menores exigências em termos de despoluição, estão disponíveis versões com caixa de velocidades manual (CVM6) ou automática (EAT6).
e-208: A VERSÃO MAIS POTENTE É ELÉTRICA
Disponível desde o lançamento, o novo Peugeot e-208 propõe uma vivacidade e um prazer de condução estimulante, graças à sua motorização 100% elétrica. Estamos a falar de uma potência de 100 kW (136 cv) e um binário de 260 Nm, disponíveis desde os 0 km/h para reações imediatas, silêncio em estrada e ausência de vibrações. Para além disso, o condutor dispõe de animações tecnológicas no ecrã central (apresentação em tempo real do funcionamento da mecânica).
O novo e-208 vem equipado com uma bateria de grande capacidade de 50 kW/h que permite ter uma autonomia de cerca de 340 km, de acordo com o protocolo de homologação WLTP
Além disso a opção elétrica e-208 propõe 3 modos de condução: Eco (otimização da autonomia), Normal (conforto ótimo para uso no quotidiano) e Sport (prioridade às performances e às sensações) que proporciona uma aceleração de 0 aos 100 km/h em apenas 8,1s! Dois modos de travagem estão, igualmente, acessíveis através da alavanca das mudanças, com tipologias de regeneração de baterias adaptadas: moderado e aumentado.
No e-208 a habitabilidade e o volume da bagageira (220 lt.) são idênticos à versão térmica, isto porque as baterias estão dispostas sob o piso do carro. Por outro lado, beneficiando de uma afinação e de soluções técnicas específicas (repartição de pesos otimizada), o 208 elétrico consegue atingir prestações dinâmicas comparáveis às das versões térmicas.
BATERIAS E CARREGAMENTOS
O novo Peugeot e-208 está equipado com uma bateria de grande capacidade de 50 kW/h permitindo alcançar uma autonomia de cerca de 340 km, segundo o protocolo de homologação WLTP (Worldwide harmonized Light vehicles Test Procedures) e de 450 km segundo o NEDC (New European Driving Cycle).
Ligada ao circuito calorífico do habitáculo, a regulação térmica por circulação de líquido permite uma rápida recarga, uma autonomia otimizada e uma durabilidade acrescida. Esta bateria tem uma garantia de 8 anos ou 160.000 km para 70% da sua capacidade de carga.
Os métodos de carregamento são flexíveis e adaptados a cada situação do quotidiano. São 3 os modos de carga:
A partir de uma tomada doméstica clássica ou, para uma carga completa em 16h00, a partir de uma tomada reforçada Green Up™ Legrand®, através de um cabo de recarga fornecido para o efeito,
A partir de uma Wall Box, permitindo uma carga completa em 5h15 em modo trifásico (11 kW) ou em 8h00 em modo monofásico (7,4 kW),
A partir de uma tomada pública dedicada: a regulação térmica da bateria permite utilizar carregadores de 100 kW e obter uma carga a 80% em 30 minutos.
O novo PEUGEOT 208 é proposto numa gama composta por 5 níveis: Access, Active, Allure, GT Line e GT. As versões topo de gama GT Line e GT contam com atributos estilísticos diferenciados.
VÍDEO
IMAGENS