top of page
REDAÇÃO

GENEBRA | el-Born, o elétrico urbano da Seat


NÃO FALAMOS DE UM SIMPLES BORNO DE BATERIA, MAS SIM DE UM CONCEPT MINIMALISTA, CRIADO PELA SEAT PARA MELHORAR A MOBILIDADE URBANA SEM PREJUIZO DO MEIO AMBIENTE.

O SEAT el-Born fará a sua primeira aparição na frente da mídia mundial na noite do Grupo Volkswagen, antes de sua estreia pública no Salão Automóvel de Genebra de 2019. O SEAT el-Born é um ‘concept’ que responde às variadas questões colocadas pela revolução elétrica, e se torna um divisor de águas no processo.

O mundo está a mudar, e com isso, também a mobilidade se altera. Assim como o motor de combustão mudou a forma como viajamos no início dos anos 20 º século, a electrificação está move-nos para a próxima geração de desenvolvimento automóvel. À medida que essa mudança acontece, impulsionada por compromissos para reduzir as emissões de CO 2 e o seu impacto no meio ambiente, a SEAT está assumindo a mudança para um futuro de baixo carbono.

As cidades estão cada vez mais densamente povoadas, mas os clientes querem continuar a usar a mobilidade pessoal, por isso o conceito SEAT el-Born combina os principais aspectos que impulsionam a mudança na indústria automotiva: eletrificação, condução autónoma, mobilidade compartilhada e conectividade.

COMO NASCE O SEAT EL-BORN

O SEAT el-Born é o primeiro veículo 100% elétrico baseado na plataforma do Grupo Volkswagen MEB. Um carro concept em homenagem a um dos bairros mais emblemáticos de Barcelona. Uma inspiração para designers e engenheiros da SEAT que criaram um veículo desportivo com a mais avançada tecnologia elétrica.

O veículo é projetado e desenvolvido em Barcelona e será fabricado na fábrica de Zwickau, na Alemanha; A SEAT será a segunda marca a introduzir um veículo totalmente elétrico baseado na plataforma MEB do Grupo Volkswagen. O carro deve atingir os mercados em 2020.


“O concept el-Born incorpora as tecnologias e a filosofia de design que nos ajudarão a enfrentar os desafios que enfrentamos no futuro ”, disse Luca de Meo, Presidente da SEAT.


Com uma bateria de energia e energia no seu centro, dando ao SEAT el-Born uma autonomia de até 420 km no ciclo de teste oficial do WLTP e a capacidade de atingir os 100 km / h em apenas 7,5 segundos, o veículo é tão dinâmico e prático como outro SEAT. Mas adicione a isso a capacidade de recarregar a bateria em apenas 47 minutos e começará a ter uma melhor percepção do que irá suceder no futuro em termos de eletrificação.

O SEAT el-Born não é apenas sobre a promessa de eletrificação utilizável, mas a integração de outras tecnologias também. O veículo incorpora funcionalidade autónoma para apoiar o condutor, bem como uma série de sistemas de assistência.


UM ELÉTRICO EMOCIONAL

O SEAT el-Born revela proporções dinâmicas, que habilitadas pelo seu motor elétrico, empurra as rodas para os quatro cantos do veículo, permitindo uma postura mais vibrante e enérgica em comparação com carros tradicionalmente alimentados.

A aerodinâmica é a chave para maximizar a autonomia do veículo. Para isso, o logotipo da SEAT na parte frontal está nivelado com o corpo, onde não há necessidade de ar para resfriar o motor, portanto, não há necessidade de uma grade. As aberturas de resfriamento são colocadas mais abaixo na frente do veículo, fornecendo ar para a bateria e simplificando o fluxo de ar sobre a frente do veículo.

À medida que o olho se move sobre o SEAT el-Born, a posição do pilar A avança notavelmente para a frente, criando um aspecto mais elegante e, internamente, mais espaço na cabina. Isso é facilitado pelo motor elétrico que requer menos espaço.


"Acredito que conduzir carros elétricos tem que ser emocionante, tem que ser divertido. Temos que fazer os clientes se apaixonarem pela ideia do carro elétrico ”, disse Alejandro Mesonero-Romanos, diretor de design da SEAT.


APOSTA NA AERODINÂMICA

A aerodinâmica melhorada desempenha um papel enorme ao longo do lado do veículo, com uma cortina de ar incorporada ao design, uma resposta elegante e prática ao enigma do equilíbrio de desempenho com apelo estético. E talvez isso não seja destacado melhor do que nas rodas. Com rodas de 20 ”, a necessidade de maximizar o desempenho foi crucial. O projeto da turbina cria um fluxo de ar positivo que não apenas melhora a aerodinâmica, mas também ventila os freios para manter o dinamismo. As rodas proporcionam o equilíbrio perfeito entre aerodinâmica, evacuação de calor e leveza.

Na parte traseira do veículo, um spoiler de dupla camada contribui para o desempenho aerodinâmico do SEAT el-Born também, assegurando que o fluxo de ar permaneça suave e a turbulência seja minimizada. Também fornece uma consciência das virtudes dinâmicas e de desempenho do veículo.

No interior, o espaço é maximizado graças ao trem de força totalmente elétrico, dando a oportunidade de oferecer uma experiência completamente nova. A cabina esculpida dá uma sensação de leveza e flutuação, mas também avanço tecnológico, com a integração do cockpit digital, uma tela de infotainment de 10 polegadas e conectividade no centro do painel.

O espaço não é mais um luxo dentro do habitáculo, com todos os ocupantes desfrutando de mais espaço para relaxar nos seus assentos de casulos, graças ao aumento das proporções internas; o espaço também é usado para maximizar a praticidade e a funcionalidade. Há maior espaço de armazenamento também; a capacidade de arrumar um saco entre os dois bancos dianteiros é um exemplo simples e eficaz dessa capacidade maximizada.

420 KM DE AUTONOMIA ELÉTRICA

O SEAT el-Born é um verdadeiro trocador de jogos no mercado, com desempenho que atende ao desejo dos clientes e à necessidade de dirigir no mundo real, ao contrário de qualquer veículo anterior. Com uma potência de até 150kW (204cv), o veículo pode atingir os 100km / h em apenas 7,5 segundos. Os veículos elétricos não são julgados apenas pelo seu desempenho, mas também pela sua capacidade de viajar mais com uma única carga de suas baterias e minimizar o tempo necessário para recarregar uma vez que a energia armazenada tenha se esgotado. Uma métrica em que o el-Born se destaca.


Com um alcance real de até 420 km com base no ciclo de acionamento WLTP de sua bateria de 62kWh de energia, respectivamente, o veículo está pronto para viajar onde quer que o cliente precise. E com compatibilidade com sobrecarga de até 100kW DC, a bateria pode retornar de 0 a 80% em apenas 47 minutos. O veículo também integra um avançado sistema de gerenciamento térmico para maximizar a autonomia do veículo nas mais extremas condições ambientais. A bomba de calor do veículo pode reduzir o consumo de aquecimento elétrico, economizando até 60 km em autonomia - útil em países onde as temperaturas podem cair e os ocupantes precisam usar sistemas de controle climático.


VIDEO

IMAGENS




0 visualização0 comentário
bottom of page