O PRIMEIRO EV DA POLESTAR É LANÇADO EM GENEBRA E VAI COMPETIR COM O MODEL 3 DA TESLA, COM UMA AUTONOMIA ELÉTRICA DE 500 KM!
A Polestar, subsidiária de performance elétrica da Volvo, lançará em breve um coupê híbrido plug-in com 600 cavalos de potência. Mas, por agora, o mais conhecido e mais interessante, é este Polestar 2, o modelo que vem rivalizar com o Tesla Model 3 .
Estreando-se amanhã, antes do Salão do Automóvel de Genebra abrir ao público, o Polestar 2 é o primeiro veículo de produção em massa da nova marca, e o seu primeiro veículo totalmente elétrico. O desenvolvimento teve como base a plataforma Compact Modular Architecture (CMA) do Volvo Car Group – exatamente a mesma estrutura que sustenta o crossover XC40 . Uma bateria de 27 módulos está integrada no piso e a sua capacidade total é de 78 quilowatts/hora.
A bateria de 78kWh alimenta um par de motores elétricos, um montado em cada eixo, fornecendo um total de 408 cavalos de potência e 487 libras de torque. A marca suéca diz que essa configuração de dois motores permite que o Polestar 2 acelere de 0 a 100 km/h em menos de 5 segundos.
Os números oficiais ainda não estão disponíveis, mas a Polestar diz que, segundo os ciclos europeus de testes WLTP, o seu novo EV com uma carga de bateria deverá ter um alcance próximo dos 500 quilómetros, o que colocará o Polestar 2 a par do Tesla 2 com motor duplo, que tem um alcance estimado semelhante.
Mas, será o Polestar 2 – concebido para chegar ao mercado em 2021 – comparável a modelos electrificados como o Tesla Model 3, o Jaguar I-Pace e o Mercedes-Benz EQC?
RECARREGAMENTOS E PERFORMANCES
Quanto ao reabastecimento da bateria, detalhes específicos ainda não estão disponíveis, mas a Polestar diz que irá estabelecer “colaborações estratégicas para oferecer aos proprietários do Polestar 2 um acesso fácil e livre dos problemas das maiores redes de cobrança pública do mundo", afirmou a empresa em comunicado.
Além disso, a marca da estrela polar oferecerá um pacote de desempenho opcional, muito mais focado no manuseio do que no desempenho em linha reta. Os amortecedores Öhlins e os travões Brembo adicionarão um pouco de equilíbrio aos modos on-road do 2, assim como rodas específicas de 20 polegadas envolvidas em pneus de baixo perfil. Acessórios desportivos como cintos de segurança especiais, pinças de travão coloridas e tampas de válvulas também não irão faltar…
INTERIOR TECNOLÓGICO E SUMPTUOSO
No interior, o Polestar 2 parece exatamente o que você esperaria de um produto criado pela Volvo. Superfícies limpas e grande atenção aos detalhes resultam num habitáculo moderno e luxuoso. Os materiais parecem couro suntuoso, mas não são. "Projetamos um interior vegano padrão com tecidos progressivos", disse Maximilian Missoni, chefe de design da Polestar, em comunicado.
O Polestar 2 será o primeiro veículo a usar o novo sistema de infoentretenimento baseado no Google Android da Volvo Cars , instalado num monitor de 11 polegadas orientado verticalmente (parece que alguém deixou um iPad encostado no painel). Mais detalhes sobre este sistema de infoentretenimento estarão disponíveis no futuro próximo, mas por enquanto, a Polestar diz que este software trará a compatibilidade do Google Assistente com controle de voz natural, bem como aplicativos do Google Play.
PRODUÇÃO ARRANCA EM 2020
A produção do Polestar 2 começa oficialmente no início de 2020, com veículos produzidos na China, tanto com volante à direita como à esquerda. Para o primeiro ano de produção, a Polestar oferecerá apenas a Edição de Lançamento, com um preço próximo dos 63.000 dólares (que com o incentivo fiscal norte-americano baixa aos 55.500 dólares). Uma opção de motor único ainda menos dispendiosa chegará mais tarde, e Polestar diz que os preços para esse modelo ainda estão a ser decididos.
A Polestar só venderá os Polestar 2 via pedidos on-line, ou por meio do seu serviço de assinaturas em breve a ser lançado, semelhante ao Care by Volvo. A pré-encomenda está aberta a partir de agora em Polestar.com .
VIDEO
IMAGENS