O SALÃO AUTOMÓVEL DE GENEBRA MOSTROU TODAS AS PRINCIPAIS NOVIDADES DOS FABRICANTES, NUMA MONTRA ELETRIZANTE QUE APONTA PARA UM FUTURO CADA VEZ MAIS TECNOLÓGICO.
Escrever aqui sobre o “Geneva Motor Show” seria praticamente obrigatório, uma vez que, como hábito, a segunda cidade mais populosa da Suiça, depois de Zurique, voltou a ser palco de uma grande montra de novidades do mundo automóvel.
O certame está aberto de 7 a 17 de Março e muito há para ver, ou quase tudo, como verificámos. Fabricantes de todo o mundo estão a expor múltiplas opções para o mundo automóvel, mas existiram excepções: a Ford está ausente, assim como os suecos da Volvo - ambas as marcas consideraram que a sua presença na feira implicaria custos avultados, nem sempre compensados; a coreana Hyundai afina pelo mesmo diapasão e justifica a ausência por “estar a explorar outras formas de ganhar exposição” junto do público, disse Natasha Waddington, Directora de Relações Públicas Hyundai no Reino Unido.
De A a Z conheça o que o futuro nos reserva em termos de carros novos para produção em massa, de supercarros ultra-velozes, de SUV’s e na forma de veículos totalmente elétricos (EV) ou mista combinando o motor térmico com unidades de energia elétrica, com a tecnologia híbrida Plug-In.
1ª PARTE: AS PRIMEIRAS NOVIDADES
'CONCEPT' BMW ALPINA B7
O BMW Série 7 é o carro de topo da BMW, mas o Alpina B7 tem ainda mais para oferecer. Chega ao mercado em 2020 e promete arrasar com o motor de 4.4 litros V8 turbo. Com 600 cavalos e um binário monstruoso este luxuoso sedã acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,5 segundos. O interior vem carregado de comodidades, de pelúcia e tecnologia, justificando o preço elevado.
BMW 330e
O mais recente Série 3 da BMW já é um sedã desportivo atraente, mas se procura maior eficiência vai ter o 330e. Este híbrido plug-in apresenta um motor turbo de 2.0 litros com um motor elétrico de 83 kW integrado no compartimento de transmissão de 8 velocidades. Um pacote de iões de lítio de 12 kWh sob os assentos fornece sumo suficiente para cerca de 59 quilómetros de funcionamento totalmente elétrico no ciclo de teste europeu.
BMW X3 xDRIVE30e
O SUV crossover compacto X3 da BMW está entre os modelos mais importantes da marca, por isso não é de surpreender que os bávaros o tenham imbuído com a sua mais recente tecnologia híbrida plug-in. O novo 2019 BMW X3 xDrive30e compartilha tem o mesmo motor do novo sedan 330e, o que significa que encontra um turbo 2.0 litros sob o capô, a par de uma caixa automática de 8 velocidades que integra um pequeno motor elétrico. Com 252 cavalos de potência total, o X3 xDrive30e atinge os 100 km/h em 6,5 segundos e oferece de 48 a 51 quilómetros em modo elétrico.
BMW X5 xDRIVE45e
Em contraste com o seu nome alfanumérico horrivelmente complicado, o 2019 BMW xDrive45e é um modelo de suavidade. Este crossover SUV híbrido plug-in recebe grande parte da transmissão do sedan 745e, assim como o seu motor de seis cilindros em linha de 3,0 litros e um motor elétrico, para uma potência total de 394 cv e 443 libras de torque. Uma bateria de iões de lítio de 24 kWh fornece até 80 quilómetros de funcionamento elétrico livre de emissões.
BMW X3 M e X4 M
A BMW finalmente deu aos seus crossovers menores o tratamento M completo. O X3 M e o X4 M , com base, possuem um I6 turbo de 3,0 litros com 473 cv e 442 libras de torque.
ALFA ROMEO – TONALE, O HÍDRIDO PULG-IN SOB A FORMA STELVIO
Soube-se nos dias de imprensa do certame, que a Alfa Romeo preparara um novo modelo em Genebra, possivelmente um crossover compacto, para ficar abaixo do Stelvio.
O Alfa Romeo Tonale marca a estreia da marca no segmento dos "utility vehicle" de dimensões médias, fazendo-o de acordo com as características que desde sempre identificam cada modelo Alfa Romeo. Trata-se do primeiro híbrido plug-in, onde o objetivo é proporcionar a melhor dinâmica de condução no segmento e aplicar a eletrificação em perfeito estilo Alfa Romeo. É a evolução natural da marca em direção a sinergias de propulsão capazes de realçar a performance e a dinâmica de condução, mas numa sintonia com a eletrificação.
ASTON MARTIN – 'CONCEPT' LAGONDA ALL-TERRAIN (EV), AM - RB 003
A partir do teaser, podemos supor que o Lagonda All-Terrain seria um veículo alto e elegante, balançando a brilhante linguagem de design da Lagonda com um motor elétrico por baixo. A marca de spinning da Aston Martin, Lagonda, deverá lançar seu primeiro veículo de produção em 2021 ou por aí. O novo Lagonda All-Terrain Concept será um SUV elétrico com capacidades para todo-terreno, e também “o primeiro modelo que a Lagonda colocará em produção", de acordo com uma declaração da Aston Martin.
O AM-RB 003 é o filho mais novo do 'concept' Valkyrie, o tal com motor V12 aymosférico tirado dao McLaren de F1. Trata-se de um supercarro de alta perfomance, munido de um novo motor híbrido V6 turboalimentado construído pela Aston Martin. Os elementos aerodinâmicos silvestres incluem o chamado FlexFoil, que permite mudanças perfeitas no design de uma asa, e um novo sistema especial de óleo lacrado Nexcel para o motor. Mais tarde certamente vamos conhecer valores de desempenho e potência .
AUDI – MAIS HÍBRIDOS PLUG-IN, Q4 E-TRON 'CONCEPT', TT-RS
A Audi está a eletrificar cada vez mais a sua gama e na Suíça mostrou variantes híbridas plug-in do A6, A7, A8 e Q5. Usando baterias de íons de lítio, espera-se que cada um tenha um alcance totalmente elétrico de 40 km pelos padrões europeus WLTP. O motor elétrico está escondido na transmissão, enquanto a bateria está escondida sob o chassis.
A linha de carros elétricos E-Tron da Audi será expandida com um modelo Q4, como demonstra o protótipo Q4 E-Tron. Baseia-se na plataforma EV modular MEB do Grupo Volkswagen e possui uma bateria de 82 quilowatts-hora que permite uma autonomia de 450 quilómetros com uma única carga. As rodas foram aerodinamicamente projetadas e no design interior encontramos uma consola central flutuante e uma grande tela sensível ao toque em cima do painel. Uma versão de produção deste modelo está prevista para se estrear em 2020, como um modelo de 2021.
Também como novidade em Genebra, o coupé Audi TT-RS mantém o seu motor de 2.5 litros I5 que debita 394 cv e 354 libra-pés de torque, mas conta com amortecedores mais eficazes e algumas mudanças leves no interior.
BENTLEY – BENTAYGA SPEED E CONTINENTAL GT N9
Este é o SUV mais rápido produzido na marca, um distinto sedan que agora passar a ter a designação Bentayga Speed, justificada pelo poderoso motor com 626 cv e 664 libras de torque capaz de chegar aos 100 km/h em apenas 3.9 segundos e de alcançar a velocidade máxima de 305 km/h! Para o parar, a Bentley afirma ter-lhe aplicado os maiores travões de série de sempre num automóvel. E claro, como é um Bentley, vem adornado com alguns dos mais extravagantes kits que você encontrará em qualquer automóvel.
A Bentley venderá apenas 100 exemplares de sua nova edição do Continental GT número 9, um carro construído para celebrar a comemoração do centenário da marca. Todos os 100 terão uma inserção de madeira encapsulada em vidro do assento do carro de corrida de Sir Henry Ralph Stanley "Tim" Birkin em Le Mans, e paradas de órgão banhadas a ouro de 18 quilates, entre outras sutilezas!
BUGATTI – “LA VOITURE NOIR”: O CARRO MAIS CARO DE SEMPRE
A Bugatti revelou “La Voiture Noir” (o carro preto, traduzido do francês), uma criação de um-em-um que se destina a incorporar a idéia de grand touring num carro com quantidades imensas de potência e luxo equivalentes. E também custa uma quantidade imensa de dinheiro, com um preço final que chega aos 11 milhões de euros (12,4 milhões de dólares) – sem incluir os impostos.
FERRARI - F8 TRIBUTO
O 488 GTB está morto e enterrado, e no seu lugar surge este F8 Tributo. Tomando emprestado o visual hardcore focado no 812 Superfast e noutros novos Ferrari, o F8 surge munido de um motor V8 de 710 cv situado atrás do condutor, o qual permite um sprint de 2,9 segundos de 0 a 100 km/h. Está aerodinamicamente mais eficiente, mas também 88 quilos mais leve.
GFG STYLE – KANGAROO OU CANGURU (EV)
A pequena fábrica italiana GFG Style chama-lhe "Super SUV". Está equipado com dois motores elétricos que em conjunto chegam aos 241 cavalos de potência máxima. As rodas direcionais traseiras ajudam o carro a manobrar melhor, e uma bateria de 90 quilowatts-hora deverá conferir-lhe uma autonomia elétrica de mais de 450 quilómetros com uma única carga. Já o nome, canguru, é no mínimo estranho!
'CONCEPT' GINETTA – UM SUPERCARRO SELVAGEM
Pode não ter nome, mas o novo supercarro da Ginetta fala por si. Quero dizer, basta olhar para a sua folha de especificações – um V8 de 6,0 litros debita 600 cv e 516 libras de torque, o que é suficiente para empurrar o animal para uma velocidade máxima de 322 km/h. O carro parece ter sido concebido, projetado e construído num túnel de vento e com todos os truques aerodinâmico. É selvagem.
HISPANO SUIZA – CARMEN (EV)
Acredito que possa não estar familiarizado com o nome Hispano Suiza, porém, o fabricante espanhol – desde há muito adormecido - tem uma longa e tortuosa história no mundo automóvel. A sua cronologia tem agora um novo capítulo, não com uma, mas duas estreia de modelos Hispano Suiza em Genebra. A parte complicada? São apresentados por dois fabricantes diferentes, ambos alegando que têm o direito de exumar a marca há muito morta.
O supercarro elétrico Carmen desta empresa é indiscutivelmente o mais ambicioso dos dois. O produto do bisneto do fundador, é um grand tourer totalmente elétrico, com chassis de fibra de carbono, prometendo 1.006 cv e um sprint em menos de 3 segundos dos 0 a 100 km/h. Deverá custar qualquer coisa como 1,7 milhão de dólares e é um modelo bastante retro futurista.
HONDA – 'CONCEPT' PROTOTYPE E (EV)
O Honda E Prototype é uma versão quase em produção do Urban EV Concept que se estreou em Frankfurt em 2017. Construído sobre uma plataforma EV de tração traseira, o protótipo E promete assentos para pelo menos quatro telas. É provável que permaneça como um veículo somente para a Europa quando chegar à produção.
ITALDESIGN – 'CONCEPT' DAVINCI
O último protótipo da Italdesign chama-se DaVinci, é um Gran Turismo totalmente elétrico e com portas de asa-delta. O famoso estúdio de design criado há 51 anos, afirma que o carro é uma homenagem a Leonardo da Vinci - em parte porque em 2019 se cumpre o 500º aniversário da sua morte.
O Italdesign DaVinci é um coupé com portas incrivelmente compridas que, com base no esboço, parecem se abrir para cima de maneira dramática. Tem uma carroçaria longa que culmina numa cauda quase do tipo Ford Mustang. Na frente, o nariz longo e baixo tem ventilação, lembrando as entradas de ar no capô do Ford GT. Há 2 + 2 assentos dentro do compacto habitáculo, com muitos acabamentos em Alcantara.
O carro emprega um motor totalmente elétrico, embora a Italdesign diga que o carro também está preparado para receber um V8 de gasolina se necessário. O seu design é, aparentemente, inspirado em formas da natureza, com o objetivo de recordar a aparência dos grandes tourers italianos clássicos. Há no entanto pormenores modernos, como um spoiler ativo e várias telas sensíveis ao toque no interior.
O DaVinci segue muitas outras criações interessantes da Italdesign, como o recente GT-R50 da saga Nissan GT-R . Embora não vá já para produção, o DaVinci tem um design interessante, algo inspirado nos clássicos dos anos 70.
LAMBORGHINI – HURACAN EVO SPYDER, AVENTADOR SVJ ROADSTER
O Huracan Evo Spyder é um descapotável capaz de alcançar os 325 km/h com 640 cavalos de potência. Alguns fabricantes de automóveis limitam os modelos de alta performance a um estilo de corpo único, geralmente um coupê. Mas não a Lamborghini. Como no coupê, o Huracan Evo Spyder recebe um motor V10 de 5,2 litros que agora produz 640 cavalos de potência e 442 libras de torque.
Depois do picante Huracan Performance Spyder revelado no show de Genebra de 2018, surge agora esta versão Evo Spyder do Huracan que pesa 1542 quilos e capaz de chegar aos 100 km/h em apenas 3,1 segundos – apenas 0,2 segundos mais lento que o coupê Evo.A capota amovível do carro permanece inalterada, sendo capaz de abrir em 17 segundos!
A Lamborghini exibiu um segundo modelo conversível ao lado do Huracan Evo Spyder. Trata-se do novo Aventador SVJ Roadster, limitado na produção a apenas 800 unidades que é capaz de alcançar os 350 km/h!
O Roadster segue os passos do Aventador SVJ existente, com uma potência máxima de 770 cavalos e 531 libras de torque no motor V12 de 6,5 litros. É, segundo a Lamborghini, a mais poderosa produção em série do V12, com mudanças para extrair mais potência, incluindo ajustes como as válvulas de admissão em titânio, um novo coletor de admissão e uma cabeça de cilindro revista. Atinge os 100 km/h em apenas 2,9 segundos.
As entradas de ar maiores e as aletas laterais ajudam a contribuir com 40% mais força aerodinâmica do que o anterior Aventador SV Roadster.