FOI ESTA SEMANA APRESENTADA A OFENSIVA ELÉTRICA DA SEAT QUE PREPARA O LANÇAMENTO DE SEIS MODELOS ELÉTRICOS E HÍBRIDOS.
A marca de Martorell apresentou a sua estratégia elétrica que, até ao início de 2021, incluirá seis modelos elétricos e híbridos plug-in. O Mii e o el-Born serão os primeiros modelos 100% elétricos da marca, enquanto a nova geração do Leon e o Tarraco contarão com uma versão híbrida plug-in. O CUPRA Leon e o CUPRA Formentor também terão uma versão híbrida plug-in.
O CEO da SEAT, Luca de Meo, também anunciou no decurso da apresentação anual de resultaods da empresa, que o CUPRA Formentor - o novo CUV revelado no Salão de Genebra - será produzido na fábrica de Martorell. Por outro lado, pela primeira vez na história da empresa, a SEAT desenvolverá uma nova plataforma de automóveis em colaboração com a marca Volkswagen.
ELÉTRICOS ABAIXO DOS 20.000 EUROS
Será uma versão mais pequena da Plataforma Modular de Propulsão Elétrica (MEB) sobre a qual serão produzidos diferentes modelos, com cerca de 4 metros, de várias marcas, entre as quais a SEAT. A nova plataforma tem como objetivo desenvolver veículos elétricos acessíveis, com um preço de entrada abaixo dos 20.000 euros, até 2023. Mais de 300 engenheiros altamente qualificados participarão neste projeto em Espanha.
O CEO da empresa, Luca de Meo, afirmou durante a apresentação de resultados, realizada na sede da empresa em Martorell, que “a SEAT tem agora um papel mais claro no Grupo Volkswagen e, graças aos resultados obtidos, conquistámos a nova plataforma de veículos elétricos”. “Pela primeira vez, o Centro Técnico da SEAT desenvolverá uma plataforma que poderá ser utilizada por outras marcas em todo o mundo”, acrescentou de Meo.
O CEO do Grupo Volkswagen, Dr. Herbert Diess, assistiu à apresentação e destacou o papel da SEAT no Grupo Volkswagen: “a SEAT está a jogar um novo papel dentro do Grupo Volkswagen, assumindo cada vez mais responsabilidade. As conquistas deste ano demonstram o potencial da SEAT para aproveitar oportunidades de crescimento e abrir novos mercados”. Dr. Diess acrescentou que “o projeto da plataforma para veículos elétricos pequenos é um grande passo para alcançar uma mobilidade elétrica mais acessível. A SEAT tornará realidade o primeiro automóvel elétrico especialmente concebido para viagens urbanas”.
A ofensiva elétrica apresentada pela SEAT vai além dos novos modelos, englobando também a estratégia de micromobilidade que, tal como anunciado pelo CEO da SEAT durante o Mobile World Congress, será liderada pela SEAT para o Grupo Volkswagen. O recém apresentado concept car Minimó fará parte desta estratégia, bem como o patinete elétrico SEAT eXS, ambos exemplos das soluções de mobilidade urbana que a empresa está a preparar.
A MARCA DO GRUPO VW PREPARA O FUTURO
A indústria automóvel atravessa uma fase de transformação que traz desafios e oportunidades. A luta contra as alterações climáticas e os objetivos de redução das emissões são os principais desafios que afetarão a indústria automóvel nos próximos anos, bem como a conetividade e dos novos serviços de mobilidade.
Neste contexto, a SEAT criará um centro de desenvolvimento de software para ganhar competitividade. O Metropolis:Lab Barcelona será integrado no novo centro para continuar o desenvolvimento de soluções inovadoras para uma melhor mobilidade. Outras empresas independentes da SEAT, como a XMOBA, também trabalharão neste novo centro para potencializar sinergias. Este novo centro situar-se-á em Barcelona e contará com mais de 200 profissionais.
A ofensiva elétrica, que até ao início de 2021 incluirá seis modelos elétricos e híbridos tanto da SEAT como da CUPRA, é também a resposta da SEAT a estes desafios. O desenvolvimento de uma nova plataforma elétrica para veículos urbanos, em colaboração com a marca Volkswagen, resultará numa base para a criação de veículos elétricos ao alcance de um público mais amplo dentro de três ou quatro anos e ajudarão a democratizar a mobilidade elétrica.