top of page
motores7magazine

FORD EXPLORER HYBRID | Da América para a Europa


O FORD EXPLORER FEZ A SUA ESTREIA EUROPEIA. NUM EVENTO ESPECIAL EM AMESTERDÃO, NA HOLANDA. FICÁMOS A SABER QUE SERÁ COMERCIALIZADO NO FINAL DESTE ANO, NUMA VERSÃO EXCLUSIVA, HÍBRIDA PLUG-IN, DO SUV MAIS VENDIDO DE SEMPRE NOS EUA.

APRESENTAÇÃO/ O novo Ford Explorer Plug-In Hybrid será oferecido em duas variantes distintas, altamente equipadas, com volante à esquerda: o desportivo Explorer ST-Line, com inspiração Ford Performance, e o luxuoso Explorer Platinum. Ambos são animados por uma combinação do motor Ford EcoBoost V6 de 3,0 litros, a gasolina, com um motor eléctrico e um gerador, para disponibilizar 450 CV e 840 Nm de binário, juntamente com a capacidade de condução em modo puramente eléctrico.

A tecnologia Ford de Tracção Integral Inteligente, montada de série, e a transmissão automática Ford de 10 velocidades, optimizam o desempenho em cenários de condução em cidade ou fora de estrada. A experiência de condução requintada e inspiradora de confiança é reforçada com sofisticadas tecnologias de assistência ao condutor, de série, incluindo Controlo de Velocidade Adaptativo com funções Stop-&-Go, Reconhecimento de Sinais de Velocidade e Centragem na Faixa.


Excepcionalmente espaçoso, luxuoso e focado no conforto, o interior oferece características avançadas, incluindo um ecrã táctil de 10,1 polegadas, montado em posição central vertical, e painel de instrumentos com um ecrã de 12,3 polegadas. As famílias podem desfrutar ao máximo das viagens graças à versatilidade do espaço de carga e da configuração dos bancos, bem como inovações favoráveis à família, tais como a facilidade de acesso e saída da terceira fila de bancos, utilizando apenas uma mão.

Roelant de Waard, vice-presidente de Marketing, Vendas e Serviço da Ford Europa: "Estou muito entusiasmado com a chegada à Europa do icónico Ford Explorer. O novo Explorer vem com um design incrível e especificações fenomenais. É o SUV mais versátil de sempre que disponibilizamos aos nossos clientes na região, capaz de transportar sete adultos em total conforto, rebocar um atrelado até 2.500 kg sem esforço, e ainda proporcionar 40 km de autonomia com zero emissões em cidade. Tecnologias como o nosso ecrã táctil de 10,1 polegadas e o Assistente de Travagem em Marcha-atrás fazem a sua estreia na Europa tornando o Explorer Plug-In Hybrid extremamente gratificante e fácil de conduzir."


Concebida de raiz, esta sexta geração do Ford Explorer foi apresentado aos clientes nos Estados Unidos no início deste ano. Introduzido pela primeira vez em 1991, o Explorer marcou o início do rápido crescimento do segmento SUV nos E.U.A., fenómeno que é agora um imenso sucesso em todo o mundo.

CONDUZIR COM ZERO EMISSÕES

O novo Explorer Plug-In Hybrid oferece as vantagens de eficiência energética, desempenho e refinamento de um grupo propulsor electrificado em muitos cenários de condução, mantendo a autonomia de um motor a combustão tradicional. E isto é bom para alguns mercados, em que a autonomia de 40 km em modo totalmente eléctrico em ciclo urbano é sinónimo de benefícios fiscais.


A unidade de energia é comandada a partir de um motor Ford EcoBoost de 3,0 litros e 350 CV, o qual é auxiliado por um motor de eléctrico de 100 CV. A bateria de iões de lítio de 13,1 kWh pode ser carregada utilizando uma ficha de carregamento localizada no lado esquerdo do pára-choques dianteiro, entre a porta e o guarda-lamas. Prático. Além disso, a bateria é automaticamente reabastecida em andamento usando a tecnologia de carregamento regenerativo, que capta a energia cinética normalmente perdida na travagem., algo que a grande maioria do EV's (veículos elétricos) já faz.


O motor eléctrico oferece ao Explorer a capacidade de condução puramente eléctrica com zero emissões, e os condutores podem escolher quando e como utilizar a energia da bateria utilizando os modos EV Auto, EV Now, EV Later e EV Charge. Quando a bateria atinge o seu nível de carga mais baixo, o Explorer reverte automaticamente para o modo EV Auto, complementando a propulsão do motor a gasolina com a assistência do motor eléctrico utilizando a energia regenerada, para obter consumos optimizados. O Explorer Plug-In Hybrid apresenta valores estimados de 78 g/km de emissões de CO2 e consumos de 3,4 l/100 km. *


A arquitectura híbrida em paralelo do Explorer Plug-In Hybrid permite também que os níveis máximos combinados de potência e binário do motor a gasolina e do motor eléctrico, sejam implementados em simultâneo, de forma a elevar o desempenho em estrada e fora dela, bem como de capacidade de reboque de 2.500 kg. A sofisticada transmissão automática Ford de 10 velocidades optimiza ainda mais a eficiência de combustível e o requinte de funcionamento.

Segundo Matthias Tonn, engenheiro-chefe do programa Explorer para a Europa o Ford Explorer "é um SUV genuíno, concebido para famílias com um verdadeiro sentido de aventura, portanto foi fundamental dotar o Explorer Plug-In Hybrid de um grupo propulsor capaz de rebocar tudo e mais alguma coisa, desde barcos a atrelados para cavalos. Optámos especificamente por uma arquitectura híbrida em paralelo que permite aos condutores dispor da totalidade dos 450 CV e dos 840 Nm de binário. Além disso, introduzimos uma versão avançada do nosso Sistema de Informação do Ângulo Morto, com alcance para um atrelado de 10 metros."


A sofisticada tecnologia de Tracção Integral Inteligente analisa, a cada 10 milissegundos, os dados de dezenas de sensores, incluindo a velocidade e direccionalidade do veículo, temperatura ambiente do ar, patinagem das rodas e comportamento do reboque para determinar se é necessário aplicar tracção adicional. Uma nova caixa de transferências, com uma só velocidade e acoplamento por embraiagem electro-mecânica, ajusta, com total precisão, a entrega de binário entre as rodas dianteiras e traseiras em apenas 100 milissegundos, conferindo uma postura mais segura em estrada. Tal como a transmissão automática de 10 velocidades, o sistema utiliza algoritmos de aprendizagem adaptáveis para ajustar continuamente as respostas e obter um refinamento optimizado.

O sistema de gestão da tracção Terrain Management utiliza modos de condução seleccionáveis para permitir aos utilizadores personalizar, ao seu gosto, a sua experiência de condução às condições da estrada, da meteorologia e do terreno, através dos modos Normal, Sport, Trail, Slippery, Tow/Haul, Eco, Deep Snow e Sand, sendo que cada um dos modos de condução é apresentado graficamente num exclusivo ecrã de 12,3 polegadas integrado no painel de instrumentos. O Controlo em Descida facilita também o comportamento e a condução em fora de estrada.


UM SUV ESPAÇOSO, CONFORTÁVEL E COM SETE LUGARES

Com mais de 5 metros de comprimento, 2 metros de largura e quase 2 metros de altura, o novíssimo Explorer Plug-In Hybrid proporciona um interior luxoso e espaçoso, com lotação até sete ocupantes em três filas de bancos.

Os passageiros da primeira e segunda fila beneficiam de mais de 1 metro de espaço ao nível da cabeça e das pernas, e mais de 1,5 metros de espaço ao nível dos ombros. Com 96 centímetros de altura, mais de 1 metro de espaço ao nível dos ombros e mais de 83 centímetros de espaço para as pernas, a terceira fileira de bancos pode também acomodar adultos com todo o conforto.


Montados de série, os sistemas de bancos Easy Fold com elevação eléctrica, para a terceira fila, e o Easy Fold, na segunda fila, permitem o rebatimento de ambas as filas para dar lugar a uma superfície horizontal totalmente plana, criando um espaço de carga com 2.274 litros de capacidade. No interior, estão disponíveis 123 litros de espaços de arrumação em todo o habitáculo, oferendo a todos os passageiros das três filas locais de arrumação para os seus objectos pessoais, juntamente com nada menos de 12 suportes para copos.

A destacar no equipamento de série de todas versões: comando rotativo da caixa automática de 10 velocidades; bancos dianteiros aquecidos e refrigerados e com ajuste eléctrico de 10 vias; bancos da segunda fila aquecidos; base de carregamento wireless para dispositivos compatíveis; volante aquecido; cortinas de sol retrácteis na segunda de bancos; vidros escurecidos na segunda e terceira fila de bancos. As versões Platinum adicionam ao equipamento de série um Sistema de Som B&O premium de 1000W com 14 colunas; no caso das versões ST-Line, o equipamento inclui um Sistema de Som B&O premium de 800W com 12 colunas.

VÍDEO

Nota do editor: A versão que surge no vídeo foi produzida para os EUA, sendo menos potente que o modelo produzido para ser comercializado em 2020 na Europa

IMAGENS




0 visualização0 comentário
bottom of page