SEJA BEM VINDO A UMA NOVA FAMÍLIA DOS SUV COMPACTOS. TRATA-SE DE UM NOVO 'ELEMENTO' DA VOLKSWAGEN, O JOVIAL T-CROSS, COM PREÇOS QUE COMEÇAM NOS 18.771 EUROS.
O T-Cross é um modelo totalmente novo, que amplia a família SUV da Volkswagen. É um veículo jovem, prático e versátil, no segmento dos compactos. Com um estilo “casual”, multifacetado e sofisticado, oferece múltiplas soluções de personalização e, como todos os membros da família SUV, tem um design marcante. Chega agora a Portugal, com uma oferta repartida entre o motor 1.0 TSI de 95 cv e o de 115 cv (este também com DSG de 7 velocidades). O preço começa nos 18.771 € e inclui 5 anos de garantia ou 100.000 km.
IMPONENTE NO EXTERIOR, ESPAÇOSO E JOVEM POR DENTRO
Logo num primeiro olhar, o T-Cross não deixa ninguém indiferente. A sua imponente parte dianteira acentua que pertence à família e, ao mesmo tempo, realça a individualidade do novo modelo. O dominante capot dianteiro e a larga grelha do radiador estabelecem detalhes bem definidos, com os faróis integrados em cada extremidade. O perfil lateral é dominado por duas características linhas horizontais que destacam uma presença musculada, a qual é extensível à seção traseira, que apresenta um novo elemento de design: exibe uma faixa refletora em toda a largura da parte traseira, realçada por um embelezador preto que reforça visualmente a largura do T-Cross.
Com um comprimento de 4,11 metros é 12 cm mais curto que o TRoc. Oferece um acesso confortável através de quatro grandes portas – uma vantagem essencial da plataforma modular transversal MQB, que torna possível montar o eixo dianteiro bastante para a frente. E também a grande distância entre eixos (2,56 metros) permite ao T-Cross ter um habitáculo generoso, com espaço para cinco adultos. O porta bagagens oferece uma volumetria entre 385 e 455 litros, deslocando a fila dos bancos traseiros. Mas, graças ao banco traseiro rebatível, é possível, chegar a uma volumetria de 1281 litros - o melhor valor absoluto para um SUV da sua categoria.
No interior, graças à posição elevada dos assentos (o condutor e o passageiro da frente sentam-se 597 mm acima do piso da estrada, e os passageiros de trás 652 mm) obtém-se uma boa visão panorâmica. Outro dado assinalável é o banco traseiro, deslizável em 14 centímetros, o que permite aumentar a zona para as pernas dos passageiros ou a volumetria do porta bagagens. O banco traseiro também pode ser rebatido parcial ou totalmente, na proporção 60:40.
As inserções decorativas, que transmitem ao interior do veículo uma aparência jovem e desportiva, correspondem em cor e estrutura aos materiais do banco, à consola central pintada, à cor da guarnição cinzenta platina e aos acabamentos exteriores. Os pacotes de design disponíveis para as linhas de equipamentos Life e Style também oferecem uma decoração 3D para o painel de instrumentos, revestimentos dos bancos de duas tonalidades e consola central numa tonalidade correspondente.
Essas inserções podem ser escolhidas entre preto, laranja Energetic e bambu Garden. A iluminação ambiente indireta acentua ainda mais o interior do veículo. Janelas com vidros elétricos nas quatro portas e um banco do condutor regulável em altura também são oferecidos de série.
MOTORES TURBO COM CAIXA MANUAL OU DSG AUTOMÁTICA
Na fase de lançamento em Portugal está disponível o eficiente motor turbo 1.0 TSI com filtro de partículas que debita uma potência de 95 cv ou de 115 cv para garantir uma rápida dinâmica ao volante do T-Cross. Um motor derivado do grupo EA211, que já demonstrou a sua eficiência e fiabilidade no Polo e em outros modelos do Grupo Volkswagen. A oferta será completada mais tarde com um motor de 4 cilindros 1.6 TDI de 95 cv.
A versão base transmite a sua potência através de uma caixa manual de 5 velocidades, enquanto no motor 20 cv mais potente isso é entregue a uma caixa manual de 6 velocidades ou uma transmissão automática DSG de 7 velocidades. A transmissão DSG de dupla embraiagem dispõe de série de dois modos de condução: Normal e Sport.
O T-Cross 1.0 TSI debita uma potência de 95 cv às 5.500 rpm e um binário máximo de 175 Nm entre as 2.000 e as 3.500 rpm. A aceleração 0-100 km/h é de 11,5 segundos e a velocidade máxima de 180 km/h, enquanto o consumo não ultrapassa 5,8 l/100 km CO2 de 132 g/km), em regime WLTP.
A versão mais potente do T-Cross, também 1.0 TSI, oferece uma potência de 115 cv às 5.500 rpm e um binário máximo entre as 2.000 e as 3.500 rpm. Esta variante tem uma aceleração 0-100 km/h em 10,2 segundos e uma velocidade máxima de 193 km/h. O consumo médio é de 5,9 l/km (CO2 de 133 g/km), em regime WLTP. A variante com caixa DSG de 7 velocidades tem um consumo médio de 6,2l/km (CO2 de 140 g/km), em regime WLTP.
Todos cumprem a norma de emissões Euro 6D-TEMP. Consoante o motor selecionado, a potência é transmitida à estrada através do eixo dianteiro mediante uma caixa manual de 5 ou 6 velocidades e de uma transmissão de dupla embraiagem DSG de 7 velocidades.
APETECÍVEL NO EQUIPAMENTO
Entre os sistemas de segurança, o T-Cross oferece de série o Front Assist, juntamente com o sistema de deteção de peões (Pedestrian Monitoring), a função de travagem de emergência em cidade (City Emergency Brake), o sistema de aviso de mudança de faixa de rodagem (Lane Assist), o assistente de arranque em subidas (Hill Start Assist) e a proteção proativa dos passageiros, bem como o Blind Spot Monitor, o assistente “ângulo morto” e o assistente de estacionamento. Outras características opcionais incluem o sistema de deteção de fadiga, o cruise control adaptativo ACC e o sistema de estacionamento assistido.
O novo Volkswagen T-Cross oferece o máximo nível de ligação em rede com o mundo exterior, com o manuseamento e a individualização das funções a bordo posicionados de um modo intuitivo. Existem até quatro ligações USB e o sistema de carregamento sem fios assegura uma ligação otimizada à rede e suficiente carga para os smartphones. Também o sistema opcional de fecho e arranque sem chave “Keyless Access” torna mais fácil o acesso ao T-Cross. Por sua vez, o sistema de assistência de iluminação de estrada “Light Assist”, opcional, ativa e desativa os “máximos” de forma autónoma quando se aproxima tráfego em sentido contrário.
Existe ainda um sistema de som opcional da reputada marca norte americana “beats”, com um amplificador de oito canais e uma potencia de saída de 300 W, assim como um subwoofer montado no porta bagagens.
OS PREÇOS PARA PORTUGAL:
• T- Cross 1.0 TSI 95 cv: 18.771 euros
• T- Cross 1.0 TSI 95 cv Life: 21.131 euros
• T-Cross 1.0 TSI 115 cv Life: 22.262 euros
• T-Cross 1.0 TSI 115 cv Style: 25.620 euros
• T-Cross 1.0 TSI 115 cv Life DSG: 23.859 euros
• T-Cross 1.0 TSI 115 cv Style DSG: 27.216 euros
Nota: estes valor não incluem despesas administrativas ou a pintura metalizada.