top of page

TURISMOS | Cupra com duas equipas no WTCR 2019


A CUPRA DISPUTA O WTCR 2019 COM DUAS EQUIPAS. NUMA ESTÃO OS VENCEDORES DO TCR EUROPA MIKEL AZCONA E DAMIEL HAGLOF, NOUTRA O BEM CONHECIDO HOLANDÊS TOM CORONEL E AURÉLIEN PANIS, FILHO DO EX.PILOTO DE F1 OLIVIER PANIS.


O ano de 2019 anuncia uma temporada mundial mais competitiva na história dos carros de turismo, com um WTCR 2019 SUPERGRID com 26 veículos e um promissor confronto de gerações entre jovens promessas e pilotos veteranos. Estre as sete equipas participantes, a CUPRA encarna na perfeição o espírito deste ano, ao integrar a tradição e o desenvolvimento de tantos anos da SEAT Sport e o caráter contemporâneo e a tecnologia pioneira da nova marca CUPRA.

UM DUO PROMISSOR

Depois de conseguir múltiplas vitórias no STCC - TCR Escandinávia, a PWR Racing da CUPRA passa para o degrau mais elevado das corridas de turismos com a sua primeira temporada no WTCR. A equipa sueca estará representada pelo seu cofundador Daniel Häglof e o espanhol Mikel Azcona, com 22 anos de idade: a combinação ideal entre experiência e juventude para conquistar o terreno internacional.

Como piloto veterano criador da sua própria equipa há já sete anos, Häglof conta com um largo historial de vitórias e o terceiro lugar no STCC - TCR Escandinávia 2018, conquistando seis pódios e duas vitórias.Daniel será acompanhado por Mikel Azcona que, apesar da sua juventude, tem um notável currículo no mundo dos turismos ao ter terminado sempre nos três primeiros lugares em todos os campeonatos que disputou nos últimos anos.

COMBINAR EXPERIÊNCIA E JUVENTUDE

A combinação da experiência e da juventude é também a estratégia escolhida pela equipa Comtoyou DHL Racing de CUPRA. O WTCR terá o prazer de receber de volta Tom Coronel, o piloto com mais corridas do campeonato. Este vencedor de 46 anos participou recentemente no Rali Dakar e agora junta-se à equipa belga fazendo parelha comAurélien Panis.

O filho do vencedor do Grande Prémio do Mónaco de 1996, Olivier Panis, fará a sua segunda participação no WTCR, mas desta vez sentar-se-á ao volante de um CUPRA TCR, uma decisão tomada depois de observar o rendimento dos pilotos da CUPRA na temporada anterior: «O ano passado vimos que o veículo é muito rápido em qualquer tipo de pista, uma característica que me traz muita segurança. Estou muito contente por poder trabalhar com a CUPRA», declara Panis.

CAMPEONATO COM DEZ FINS DE SEMANA E UMA PASSAGEM POR PORTUGAL

As duas equipas têm pela frente 10 fins de semana de corridas para mostrar as suas capacidades no WTCR, com arranque agendado para Marrocos no início de abril. O calendário de 2019 inclui eventos na Hungria, Eslováquia, Holanda, Alemanha, Portugal, China, Japão e Macau até ao final do ano, a tempo da grande final na Malásia.


Além disso, a CUPRA estará presente em nada menos do que 160 corridas previstas para esta temporada em diferentes séries e campeonatos TCR mundiais, continentais e nacionais. A marca desenvolveu uma estratégia de corridas que combina o reforço do desenvolvimento dos motores de combustão da nova categoria com o preparar do caminho para as novas competições com corridas de carros elétricos: «Atualmente, estamos a trabalhar num novo CUPRA TCR para 2020, mas a propulsão elétrica será o centro das nossas atenções a médio e longo prazo. Com o CUPRA e-Racer, o primeiro turismo 100% elétrico, estamos a criar as bases para o futuro do mundo da competição», diz Jaime Puig, diretor e responsável pela CUPRA Racing.

Neste momento, a CUPRA conta com dois carros de corrida preparados para as exigências dos campeonatos atuais e futuros. Por um lado, o Leon CUPRA TCR, com 350 cavalos de potência e uma velocidade máxima de 267 km/h, é uma força explosiva no asfalto. Por outro lado, o CUPRA e-Racer, o primeiro turismo 100% elétrico do mundo, é um verdadeiro carro de competição, com 300 kW de potência contínua e até 500 kW (680 CV) de potência máxima. O e-Racer consegue alcançar uma velocidade máxima de 270 km/h, acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 3,2 segundos e dos 0 a 200 km/h em 8,2 segundos.


CALENDÁRIO DO WTCR 2019

April 7 Morocco Marrakech

April 28 Hungary Hungaroring

May 12 Slovakia Slovakia Ring

May 19 Netherlands Zandvoort

June 22 Germany Nurburgring Nordschleife

July 7 Portugal Vila Real

September 15 China Ningbo

October 27Japan Suzuka

November 17Macau Macau

tbaMalaysia Sepang

Comentários


bottom of page