top of page
POR JOÃO LOURENÇO

AUDI SQ2 | Nervos à flor da pele


ESTRELA NO SEGMENTO DOS SUV COMPACTOS, O NOVO AUDI SQ2 CONTA COM UMA POTÊNCIA DE 300 CV QUE LHE PERMITE ACELERAR DOS 0 A 100 KM/H EM APENAS 4,8 SEGUNDOS E ATINGIR OS 250 KM/H.

O Audi SQ2 combina um design cativante com uma condução desportiva. O novo modelo topo de gama da família Q2 destaca-se no segmento dos SUV compactos: a sua potência de 300 cv (221 kW) permite-lhe acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 4,8 segundos e atingir 250 km/h de velocidade máxima. O sistema de tração quattro e a suspensão desportiva S transmitem o binário de forma harmoniosa para a estrada. O Audi SQ2 está também no topo do seu segmento em termos de sistemas de operação, infotainment e sistemas de assistência à condução. Chega agora a Portugal, com um preço a partir de 59.410 euros.

ZERO A CEM EM 4,8 SEGUNDOS

O coração de qualquer modelo da família S da Audi é o motor. O bloco 2.0 TFSI proposto no SQ2 preenche a oferta de topo com 300 cv (221 kW) de potência e 400 Nm de binário máximo, entregue de forma constante entre as 2000 e as 5200 rpm. Desenvolvido pelos engenheiros da Audi e produzido na fábrica de Győr (Hungria), este propulsor supera todos os rivais no segmento, permitindo ao SQ2 acelerar de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos e atingir uma velocidade máxima de 250 km/h.


O TFSI de quatro cilindros do Audi SQ2 é um motor com 1984 cc, desenvolvido para oferecer elevadas prestações. A resposta é instantânea até ao limite das rotações, o que acontece às 6500 rpm. No modo “dynamic” do Audi drive select, o motor tem uma resposta ainda mais direta, acompanhada pela redução do tempo de passagem de caixa da transmissão S tronic com dupla embraiagem. O som deste propulsor é inconfundível, sobretudo nos momentos mais exigentes da condução desportiva. Com apenas 150 kg de peso, o motor 2.0 TFSI beneficia não apenas o peso total do Audi SQ2, mas também a sua repartição entre eixos, resultando num conjunto mais equilibrado.

As várias medidas de elevada tecnologia honram o perfil do potente motor de quatro cilindros. As árvores de cames de admissão e de escape são reguladas eletronicamente para otimizar o processo de combustão. O sistema Audi valvelift (AVS) atua sobre o sistema de escape, regulando a abertura das válvulas em dois patamares, baseados nas solicitações. Esta parametrização reduz as perdas por turbulência na câmara de combustão e assegura o fluxo otimizado de gases de escape para o turbocompressor, sobretudo nos regimes de rotação mais baixos. Este sistema da Audi traz vantagens em termos de resposta mais ágil do motor, bem como de aumento de binário. O turbocompressor é controlado por uma válvula de descarga rápida e precisa, conseguindo atingir uma pressão máxima relativa de 1,4 bar. Este sistema de gestão do motor beneficia a eficiência e reduz os consumos de combustível em situações de carga parcial do motor.


A eficiência é outro dos pontos importantes do motor 2.0 TFSI. A gestão do arrefecimento é feita através de duas válvulas elétricas rotativas, que se encontram consolidadas num módulo próprio. Outro elemento importante no sistema de gestão térmica é o coletor de escape integrado na cabeça do motor, que permite tempos de aquecimento mais reduzidos.

No interior do bloco, os engenheiros da Audi operaram um conjunto de medidas para reduzir a durabilidade dos componentes e o atrito interno. A bomba de óleo exige pouca energia para funcionar e o seu trabalho é regulado eletronicamente. Nas ocasiões de carga parcial, o sistema de gestão do motor desativa a injeção direta de gasolina FSI. Para reduzir os índices de emissões de partículas é injetado combustível no coletor de escape, como trabalho complementar ao filtro de partículas.

A TRANSMISSÃO DE POTÊNCIA

A transmissão automática com sete relações S tronic, com desmultiplicação 8.7 entre a primeira e a sétima velocidade, é responsável pela transmissão de potência do motor 2.0 TFSI a todo o conjunto.

A condução pode ser feita nos modos automáticos D ou S, bem como em modo sequencial, sempre com a passagem entre mudanças a ser realizada de forma muito rápida, como é tradição nas caixas de velocidades com dupla embraiagem. Quando selecionado o modo de condução “efficiency” no Sistema Audi drive select, a caixa de velocidades é desacoplada, permitindo o coasting, a função roda-livre que permite ao SUV desportivo consumir menos quantidade de combustível. O sistema start-stop desliga o motor nos tempos de paragem, quando se atingem velocidades inferiores a 7 km/h.


As duas embraiagens da caixa de sete velocidades S tronic estão em banho de óleo. É através de uma bomba de pequenas dimensões e acionada mecanicamente que o óleo é bombeado. Em situações de elevada solicitação, entra em funcionamento uma segunda bomba, esta com funcionamento elétrico. O débito adequado de óleo e a reduzida fricção dos componentes resultam em eficiência mais elevada.

O SQ2 possui transmissão integral, como é tradição nos modelos S do portefólio da Audi. A combinação de índices de tração elevados resulta num comportamento dinâmico entusiasmante. O sistema possui embraiagem multidiscos atuada hidraulicamente como elemento central. A distribuição de binário entre os dois eixos é feita de forma contínua. Quando uma das rodas do eixo dianteiro perde tração, esta embraiagem consegue transferir até 100% do binário para as rodas do eixo traseiro, num compasso de poucos milissegundos.

O controlador eletrónico quattro foi concebido para oferecer índices máximos de prazer de condução e de segurança. Em condução mais desportiva, o binário é direcionado para o eixo traseiro o mais cedo possível, e assim que o condutor roda o volante. O sistema de controlo quattro permite curvar mais depressa, mesmo em situações de transferência de massas, assim como o controlo máximo em situações de aderência limitada. Em condução mais rápida, a transmissão quattro trabalha em conjunto com o sistema de seleção de binário para cada roda, tornando o comportamento mais suave através de ligeiras e praticamente impercetíveis atuações dos travões nas rodas interiores em carga reduzida.

A SUSPENSÃO DESPORTIVA S: 20 MÍLIMETROS MAIS BAIXA

A suspensão desportiva S no Audi SQ2 está em perfeita harmonia com a motorização que lhe está associada. Com configuração mais desportiva do que o modelo Q2 original, a suspensão é responsável pela redução da altura ao solo da carroçaria em 20 milímetros. Também a direção com controlo dinâmico, que faz parte do equipamento de série do SQ2, foi afinada especialmente para este modelo.

A sua cremalheira possui relação de desmultiplicação especial, que tem intervenção no caráter direto da direção, sobretudo quanto maior for o ângulo de rotação do volante. Os benefícios são evidentes quanto à agilidade em manobras, ao circular em zonas urbanas e em estradas sinuosas.


DESIGN EXTERIOR TÍPICO DA 'FAMÍLIA' S

O Audi Q2 já é um SUV com um caráter muito distinto. A arquitetura em forma de cunha e a linha precisa da carroçaria, o corte poligonal no flanco lateral e a lâmina no pilar C conferem-lhe uma aparência inconfundível. A Audi aperfeiçoou ainda mais o design exterior para o modelo S. A parte dianteira indica, só por si, o posicionamento especial ocupado pelo veículo. Oito lâminas duplas verticais dividem a grande grelha octogonal Singleframe.Uma divisão na parte dianteira une os contornos mais externos das duas dominantes entradas de ar, para sublinhar toda a largura frontal do SQ2. Os faróis em LED, de série, e as luzes traseiras em LED com indicadores dinâmicos, irradiam uma característica assinatura luminosa em forma de flecha.

Detalhes impressionantes também acentuam as partes laterais e a secção traseira. As inserções na zona inferior das portas possuem um generoso contorno; as capas dos espelhos retrovisores têm um acabamento brilhante em alumínio. Um longo spoiler na extremidade do tejadilho proporciona uma suficiente força descendente; o difusor integra quatro saídas de escape. A seleção de cores exteriores inclui o Branco Ibis (de série) e as cores opcionais Amarelo Vegas, Azul Ara, Cinzento Daytona, Prata Floret, Branco Glaciar, Laranja Coral, Preto Mythos, Cinzento Quantum e Vermelho Tango.

A Audi oferece dois pacotes exteriores alternativos para o SQ2. Com o pacote negro, a grelha Singleframe, as grelhas das entradas de ar e o difusor possuem um acabamento em preto brilhante. O pacote SQ2 também contém capas dos espelhos retrovisores, laminas dos pilares C e saídas de escape em preto. O spoiler do tejadilho tem um contorno especial e logotipos quattro adornam as portas.

O equipamento em Portugal

O novo Audi SQ2 acrescenta no equipamento de série, em relação ao Q2, os seguintes itens:

- Audi Smartphone Interface

- Audi Sound System

- Comfort key

- Computador de bordo a cores

- Elementos interiores em pele artificial

- Faróis em LED com lava-faróis

- Frisos nas soleiras das portas em alumínio com inscrição S iluminada

- Inserções decorativas em alumínio escovado mate

- Jantes Audi Sport de 18’’ com 5 raios

- Pacote de iluminação interior em LED

- Pedais com cobertura em aço inoxidável

- Pintura integral com para-choques S

- Preparação para instalação do MMI de Navegação

- Retrovisor interior com anti-encandeamento automático

- Retrovisores exteriores com look em alumínio

- Retrovisores exteriores elétricos, aquecidos e rebatíveis

- Sensores de estacionamento atrás e à frente

- Suspensão desportiva S

- Volante desportivo de 3 braços em couro, multifunções, com patilhas e fundo plano


VÍDEO



0 visualização0 comentário
bottom of page