top of page

AUTO | Volkswagen ID R já roda no Nurburgring

Por Ricardo Ferreira

O PROTÓTIPO ELÉTRICO QUE ESTABELECEU O RECORDE EM PIKES PEAK, ESTÁ EM TESTES DE DESENVOLVIMENTO NO HISTÓRICO CIRCUITO GERMÂNICO DE NORDSCHLEIFE – A TENTATIVA DE RECORDE TERÁ LUGAR NO VERÃO.

Da pista mudou-se para o Nurburgring. Não são exatamente conceitos sobrepostos, devido aos desafios únicos apresentados pelo Nordschleife em relação a um circuito "clássico". O Volkswagen ID R prepara-se para ir à caça do recorde de veículos elétricos , um ataque que está agendado para o próximo verão. Mas ainda há muito trabalho a fazer

O primeiro dia de testes com Romain Dumas ao volante, explica o desafio representado pelos 20,8 km ao Anel Norte de Nurburgring. Estão dois chassis na pista para aproveitar ao máximo o dia de testes, destinado a encontrar a configuração certa.


Os técnicos trabalharam nos acertos do chassis, desde as alturas do solo e calibração dos amortecedores, para o ID R ler perfeitamente as desconexões da pista, muito diferentes dos circuitos sobre os quais até agora a tentativa de recorde foi preparada. Mais desconexões e a longa extensão do circuito, exigem uma configuração dedicada.


Outro objetivo foi achar a especificação certa de pneus por parte da Bridgestone, para encontrar o melhor comportamento em curva. Um aspecto que já foi em parte trabalhado nas simulações de computador e preparações realizadas em outras vias, já suficientemente no ponto para o gerenciamento certo de energia do sistema elétrico.

AERODINÂMICA DA F1 PARA MAIOR EFICIENCIA

A especificação aerodinâmica do protótipo ID R, é aqui muito diferente da que foi utilizada no recorde de Pikes Peak em 2018. A partir da configuração de carga máxima, passamos para uma aparência mais balanceada. Os bigodes em frente às rodas dianteiras mudam, especialmente as mudanças de asas traseiras, muito menos carregadas, graças a um perfil de cabo reduzido e, para equilibrar a melhor eficiência em velocidade nas rectas e nas curvas, é utilizado o DRS - Drag Reduction System , retirado da Fórmula 1.


Com o mesmo é alcançado 20% menos de arrasto, quando a asa móvel está aberta. E também há um consequente aumento na velocidade máxima, esperada em torno dos 270 km/h, impelidos a partir dos 680 cavalos expressos pelos dois motores elétricos.


O atual recorde que o Volkwagen tentará bater no próximo verão, é de 6m45.90s, alcançado pelo protótipo chinês NIO EP9, o qual registou uma velocidade média bem acima de 180 km/h.


 
 
 
bottom of page