O NOVO DESCAPOTÁVEL DE DOIS LUGARES 911 SPEEDSTER COMEÇA A SER PRODUZIDO. TEM 510 CV E EDIÇÃO LIMITADA, SENDO UMA REMINESCÊNCIA DO LENDÁRIO 356.
O 911 Speedster já causou sensação quando foi apresentado como concept. Agora, a Porsche vai produzir este descapotável de dois lugares que combina o desejo de um veículo purista e orientado para o condutor com a tecnologia do desporto automóvel para utilização no dia-a-dia. O 911 R (2016) e o 911 GT3 serviram de base para o seu desenvolvimento.
Um altamente rotativo motor boxer atmosférico de quatro litros e 375 kW (510 PS) proporciona uma experiência sonora emotiva no habitáculo. A transmissão GT de seis velocidades é manual.
UMA HISTÓRIA INTERMINÁVEL…
Visualmente, o novo Speedster estabelece a ponte para a sua própria história – para o antepassado de todos os automóveis desportivos Porsche, o 356 “No. 1” Roadster de 1948. A edição limitada do novo 911 Speedster é também uma reminiscência deste veículo. Exatamente 1.948 unidades serão construídas a partir de meados de 2019 na fábrica da Porsche em Zuffenhausen, Alemanha.
Como concept, o 911 Speedster celebrou a sua estreia mundial em 2018 na cerimónia de aniversário dos “70 anos de automóveis desportivos Porsche”, em Zuffenhausen. Seguiram-se outras aparições públicas no Goodwood Festival of Speed, na Rennsport Reunion VI em Laguna Seca, na Califórnia, assim como no Salão Automóvel de Paris, em outubro. Numerosos elementos Speedster que caraterizam o concept podem ser agora encontrados com o mesmo, ou similar, design no modelo de produção em série.
No lugar central do palco está a delineada tampa do compartimento da capota com as suas duas bolhas – uma caraterística por excelência deste tipo de automóvel desportivo desde o 911 Speedster de 1988. É o maior e mais complexo componente feito numa única peça de plástico reforçado com fibra de carbono utilizado pela Porsche num modelo homologado para estrada. Dois elementos nas bolhas dupla criam espaço para o sistema anti-capotamento necessário, incluído de série no dois lugares, tal como no 911 Carrera Cabriolet.
Uma estrutura de capota de peso reduzido substitui a cobertura básica do concept. Apesar do seu design purista, a capota em tecido pode ser utilizada no dia-a-dia. Juntamente com as janelas laterais mais pequenas e painéis superiores mais baixos, dá ao 911 Speedster um perfil atlético. A reduzida linha de tejadilho já caracterizou designs históricos como o do Porsche 356 Speedster de 1954.
A capota não requer esforço para ser operada: o gancho para o fecho central no aro do para-brisas e os trincos em ambos os lados da capota soltam-se com o premir de um botão. A generosa tampa traseira feita em fibra de carbono aligeirada é desbloqueada eletricamente e desliza ligeiramente para trás, sendo depois posicionada à mão para oferecer espaço para a capota, a qual recolhe em forma de Z para trás dos bancos dianteiros. A cobertura pode então voltar a ser fechada sem esforço depois da capota recolhida para a sua posição. A capota fecha-se da mesma forma – apenas os fechos laterais da capota têm de ser pressionados manualmente até estarem encaixados.
SPOILER TRASEIRO E PÁRA-CHOQUES TRASEIRO DO 911 GT3 TOURING
O design aligeirado também direciona outros componentes da carroçaria do Speedster. O capot compósito em fibra de carbono – o qual é mais leve dois quilogramas do que o do 911 GT3 – e os guarda-lamas compósitos em fibra de carbono são originários do 911 R. O para-choques dianteiro foi emprestado pelo GT3, mas o lábio do spoiler dianteiro é de desenvolvimento completamente novo.
Ao invés dos retrovisores Talbot utilizados no concept, a versão de produção do novo Speedster apresenta espelhos retrovisores SportDesign eletricamente ajustáveis e aquecidos. O spoiler traseiro extensível e aerodinamicanente afinado e o para-choques traseiro foram adotados a do 911 GT3 Touring para o Speedster.
O interior é caraterizado pelos elementos em pele em preto para as laterais e apoios de cabeça das bacquets integrais em compósito de fibra de carbono, apoios de braços nas portas e alavanca reduzida da caixa de velocidades. Os centros dos bancos são revestidos a pele perfurada, enquanto os aligeirados painéis das portas com puxadores em preto e redes para objetos reduzem o peso geral.
Os logótipos “Speedster” adornam os apoios de cabeça e as proteções das soleiras das portas em carbono, assim como o conta-rotações central. Tal como nos outros instrumentos, o fundo em preto com os ponteiros em branco e dígitos e escala em verde – oferecem uma reminiscência do seu antecessor, o Porsche 356 Speedster. A placa da edição na estrutura em cruz atrás dos bancos dianteiros apresenta o número de série do 911 Speedster, o qual está limitado a apenas 1.948 unidades.
A Porsche oferece opcionalmente o novo 911 Speedster com o Pacote Heritage Design.
Preço em Portugal: 22.361,40 Euros incluindo impostos. Criado pelo centro de estilo da Porsche e implementado pela Porsche Exclusive Manufaktur, esta versão de equipamento reinterpreta os elementos clássicos dos anos 50 e 60 do século passado. Isto inclui o esquema de cores interiores em Preto e Cognac com detalhes em Dourado. Uma pintura especial em branco com “lanças” para o painel dianteiro e guarda-lamas dianteiro é aplicada sobre a pintura em Prata GT Metalizado. Decalques históricos do desporto automóvel para as portas e capot dianteiro completam o pacote. Os proprietários podem escolher os seus próprios números no máximo de dois algarismos tal como mostrado nas fotografias. O Escudo Porsche e logótipos dourados correspondem ao design utilizado nos anos 50 e 60 do século passado.
MOTOR DE ALTA ROTAÇÃO COM 510 CV
O coração do novo Speedster é adotado do 911 GT3. O motor Boxer atmosférico de seis cilindros com quatro litros de capacidade é um motor GT puro. A potência máxima de 375 kW (510 PS) é alcançada às 8.400 rpm, com o limite de rotação a chegar às 9.000 rpm.
O motor desenvolve um binário máximo de 470 Nm às 6.250 rpm. O novo 911 Speedster acelera dos zero aos 100 km/h em 4,0 segundos e alcança uma velocidade máxima de 310 km/h.
Comparado com o anterior 911 GT3, o motor do Speedster está equipado com dois filtros de partículas de gasolina (GPF) e cumpre a norma de emissões Euro 6d TEMP EVAP-ISC (EU6 DG). Contudo, o motor de quatro válvulas possui mais 10 cv. Isto deve-se a melhoramentos em detalhes como os injetores de alta pressão com padrão de pulverização otimizado, assim como ao sistema de admissão modificado com válvulas individuais, o qual permite uma resposta mais espontânea aos comandos do acelerador. O novo escape desportivo aligeirado em aço inoxidável pesa menos 10 quilogramas – incluindo os dois filtros de partículas.
Pelo seu estatuto como “driver’s car”, a Porsche apenas oferece o 911 caixa manual desportiva de seis velocidades. Inclui uma função de ponta-tacão automático, o qual compensa de forma precisa e independente as diferenças de velocidade de rotação do motor durante as reduções através de uma aceleração automática. O ponta-tacão automático pode ser ativado a qualquer momento. Por outras palavras, pode ser selecionado independentemente da definição escolhida para o sistema de amortecimento variável PASM (Porsche Active Suspension Management). O bloqueio mecânico e assimétrico garante uma transmissão desportiva.
A filosofia GT por detrás do novo Speedster é também refletida no chassis. Com o eixo traseiro direcional desportivo e os apoios de motor dinâmicos, o chassis é baseado na tecnologia do 911 GT3 e do 911 R. Sistemas de controlo como o Porsche Torque Vectoring (PTV), o Porsche Stability Management (PSM) e o PASM com afinação desportiva e redução de 25 milímetros na altura foram cuidadosamente adaptados aos novos requisitos. O descapotável de dois lugares circula sobre jantes forjadas de 20” com aperto central. O equipamento de série inclui os travões PCCB (Porsche Ceramic Composite Brake) em compósito cerâmico, internamente ventilados e perfurados.
Em Portugal, o preço do 911 Speedster começa nos 328.059 euros, incluindo impostos em vigor à data deste comunicado. Pode ser encomendado imediatamente.
A Porsche Design Timepieces produziu também cronógrafos especiais para o novo 911 Speedster, também eles limitados em número a 1.948: o Porsche Design “911 Speedster chronograph” e o “911 Speedster Heritage Design chronograph” podem ser encomendados a partir de maio de 2019 nos Centro Porsche exclusivamente pelos futuros proprietários de um novo modelo Speedster. Preço com impostos: 9.950 euros.