top of page
Por Ricardo Ferreira

TOURIST TROPHY | A corrida mais louca já começou !


O TT DE MAN JÁ ROLA. AS SESSÕES DE QUALIFICAÇÃO COMEÇARAM A 25 DE MAIO E AS CORRIDAS DECORREM AO LONGO DE TODA A SEMANA…CONHEÇA AQUI OS 'HERÓIS' DA CORRIDA MAIS LOUCA DO MUNDO.


O Tourist Trophy da Ilha de Man já começou. Teve início a 25 de maio, com sessões de qualificação todas as tardes até 31 de maio (exceto no domingo, 26 de maio). A primeira corrida terá lugar a 1 de junho, com a Corrida TT de Superbikes, e o evento terminará a 7 de junho, com a corrida do Senior TT.

Muitos dos pilotos candidatos à vitória no TT da Ilha de Man 2019 escolheram competir com pneus Dunlop e, entre eles. encontram-se atuais e antigos campeões que já competiram no mítico circuito de 60,7 km nas últimas duas décadas, incluindo todos os vencedores do Senior TT dos últimos 15 anos. Vamos conhecê-los.


Michael Dunlop (Tyco BMW #06)

Michael quer que 2019 lhe permita, aos comandos da sua Tyco BMW, continuar a adicionar sucessos ao seu já de si impressionante palmarés de 18 vitórias no TT da Ilha de Man. O piloto nascido na Irlanda da Norte disputou pela primeira vez o TT da Ilha de Man em 2007, e continua a lutar pelas vitórias todos os anos.

John McGuinness (Norton #03)

23 vezes vencedor do TT da Ilha de Man, continuará a competir com pneus Dunlop para a Norton, nas classes Superbike e Superlight, com o objetivo de recuperar o seu título no mítico circuito. McGuinness enaltece a performance e a durabilidade dos pneus Dunlop: "Pode efetuar-se quatro voltas com eles, alguns pilotos conseguem, até, fazer seis voltas, o que é notável. Fazer 363 km de corrida com estes pneus é impressionante."


Peter Hickman (Smiths Racing BMW #10 e Norton)

Vencedor do Senior TT em 2018, e que, para mais, bateu o recorde de velocidade média em corrida, e realizou a volta mais rápida da história do IOMTT, correrá para a Norton juntamente com McGuinness na classe Superlight. Contudo, no Senior TT, voltará a correr com a equipa Smiths Racing BMW e pneus Dunlop.

Hickman descreveu assim o impacto que os pneus têrm tido na performance da sua moto: “Sempre corri com Dunlop na estrada. A Dunlop fez uma grande diferença para nós, uma das razões pelas quais bati o recorde do Senior TT no ano passado".

Hickman chega ao IOMTT 2019 muito motivado, após ter conseguido uma vitória na North West 200, na corrida de Superstock.


Ian Hutchinson (Honda Racing #04)

16 vezes vencedor do TT da Ilha de Man, competirá na equipa Honda Racing e tem como objetivo arrebatar a coroa a atual campeão da categoria Senior TT, Peter Hickman.

Correndo com a Honda, Hutchinson que voltar a subir ao mais alto lugar do pódio. Apesar de já ter vencido a famosa corrida por 16 vezes, a sua última vitória no TT da Ilha de Man remonta a 2017, na classe Superstock. E está impressionado com o esforço colocado pela Dunlop nas corridas de estrada:

"O bom de trabalhar com a Dunlop é o seu compromisso com o TT, e o conceber pneus que se ajutam a a este tipo de corridas. A Dunlop colocou um grande esforço neste evento, e é mesmo uma ambição real para eles. Nós beneficiamos dos testes que efetuam todos os seus pilotos. Quando realizam os testes no seu circuito de Mireval, podem sair dali e desenvover novos compostos e construções para nós testarmos no teste seguinte. É, realmente, impressionante ver os nvos pneus que, a cada ano, a Dunlop traz para a Ilha de Man".


David Johnson (Honda Racing #09)

Nascido em Adelaide, Austrália, perseguirá a vitória no TT da Ilha de Man com a equipa Honda Racing Team "oficial", juntamente com Ian Hutchinson.

Tendo como melhor resultado, até à data, um 4º posto, David Johnson crê que a grande experiência da Dunlop pode dar-lhe as ferramentas para conseguir esse primeiro pódio que teima em fugir-lhe. Jonny Twelvetrees, diretor da equipa, explica a importância da parceria entre a Honda e a Dunlop: “Há muitos anos que Dunlop é parceira da Honda nas corridas de estrada. É uma relação excelente e forte, e as duas empresas trabalham bem juntas. A preparação para o TT deste ano foi realmente boa. A Dunlop tem um novo produto este ano, e a primeira resposta dos pilotos foi positiva. Temos podido adaptar a Honda aos novos pneus e, como resultado, somos mais rápidos".

Lee Johnston (Ashcourt Racing BMW #11)

Depois de uma vitória numa das corridas de Supersport da NW200, Lee Johnston chega ao TT da Ilha de Man com vontade de conquistar a sua primeira vitória. Combinando a potência da BMW da Ashcourt Racing e a performance dos pneus Dunlop, Lee Johnston procurará melhorar o seu melhor resultado até à data no TT, um terceiro posto.

A Dunlop também tem uma forte representação noutras categorias, com a equipa Milenco by Padgetts Motorcycles na classe Supersport, com Davey Todd aos comandos de uma Honda CBR600RR, juntamente com o membro habitual da equipa, Conor Cummins.


No TT Zero, completamente elétrico, a Dunlop apoiará mais uma vez a Mugen, com o objetivo de alcançar a sua sexta vitória consecutiva.



LISTA DE PARTICIPANTES NA CLASSE SÉNIOR TT

No. 1 Conor CumminsMilenco by Padgetts Motorcycles Honda

No. 2 Dean HarrisonSilicone Engineering Kawasaki

No. 3 John McGuinnessNorton

No. 4 Ian HutchinsonHonda Racing

No. 5 James HillierQuattro Plant Wicked Coatings Kawasaki

No. 6 Michael DunlopTyco BMW

No. 7 Gary JohnsonRAF Kawasaki

No. 8 Michael RutterBatham's Honda RCV

No. 9 David JohnsonHonda Racing

No. 10 Peter HickmanSmith's BMW

No. 11 Lee JohnstonAshcourt Racing BMW

No. 12 Derek McGeeDoyne/McGee Racing Kawasaki

No. 13 Sam WestCycle Store BMW

No. 14 Phil CroweSheffpack BMW

No. 15 Jamie CowardPreZ Racing Yamaha

No. 16 Derek SheilsBurrows Engineering / Kelly Developments Suzuki

No. 17 Shaun AndersonAnderson Racing Developments Suzuki

No. 18 Davey ToddPenz13.com BMW

No. 19 Daley MathisonPenz13.com BMW

No. 20 Dominic HerbertsonDavies Motorsport Kawasaki



DUNLOP KR 108: O PNEU ‘CAMPEÃO’

Desenvolvido durante o inverno em diferentes circuitos de teste, incluindo, uma validação final no tradicional teste pré-IOM TT no circuito de Castle Combe, o KR 108 foi concebido para ganhar temperatura mais rapidamente e proporcionar ao piloto maior aderência e confiança no início da corrida.

O pneu KR 108 foi desenvolvido com tecnologia multi-tread (ou seja, a banda de rolamento contém diversos compostos), tecnologia jointless belt (desenho da banda de rolamento sem juntas) e Sistema de Ajuste d Pressão NTEC. Toda esta tecnologia ajuda a melhorar o comportamento e o desempenho em curva” bem como a reduzir o desgaste dos pneus.

Avaliado tanto em motos Supersport de 600 cc, como em Superbikes de 1000 cv, o resultado do teste do pneu foi considerado "muito positivo" por parte dos pilotos do IOM TT, Dave Johnson, Ian Hutchinson e Conor Cummins, todos aos comandos de máquinas Honda.

Estes testes proporcionaram à Dunlop a informação necessária para perceber como a nova tecnologia reagirá perante diferentes motos e estilos de condução.

Pat Walsh, responsável máximo de eventos de competição da Dunlop, explica os benefícios: "O novo pneu slick proporcionará aos pilotos maior aderência e confiança. Teremos compostos adequados para todo o tipo de condições, tanto frias como quentes, que aquecerão rapidamente logo desde a largada".

O historial da Dunlop no IOMTT é invejável, com 13 vitórias consecutivas no Senior TT, e, atualmente, detém três recordes da volta no traçado de 60,7 km.

0 visualização0 comentário
bottom of page