PETER HICKMAN, AOS COMANDOS DA BMW DA SMITHS RACING FOI O VENCEDOR DA CORRIDA INAUGURAL DO TT DA ILHA DE MAN, PROVA QUE TERMINOU COM BANDEIRA VERMELHA E MAIS UMA MORTE.
Peter Hickman, aos comandos de uma BMW da equipa Smiths Racing, venceu a corrida do TT RST de Superbike da Ilha de Man, mais curta do que o habitual devido à amostragem de uma bandeira vermelha devido a um grave acidente no início da terceira volta que, infelizmente, voltou a resultar na morte de um concorrente,Daley Mathison, de 27 anos de idade, um piloto experiente e com três pódios na Ilha de Man,
Já quanto ao vencedor, Hickman terminou com uma vantagem de 1,7 segundos sobre Dean Harrison, e o seu companheiro de equipa, Conor Cummins terminou na terceira posição, a 7,5 segundos do vencedor.
Pilotando com pneus Dunlop, Hickman evidenciou, logo desde início, um grande ritmo de corrida, estabelecendo tempos muito rápidos para aproximar-se do líder inicial, Dean Harrison.
Após a corrida, Peter Hickman referiu: "A moto funcionou bem, apesar de termos tido muito poucos treinos esta semana. Conseguir a primeira vitória aqui é fantástico. Senti que estava forte em direcção a Glen Helen na primeira volta, o que foi um óptimo começo de corrida para mim".
Os dois pilotos lutaram pela liderança, com Harrison a establecer uma primeira volta a uma média de 213,2 km/h, embora com apenas um segundo de vantagem face a Hickman, com Cummins em terceiro lugar, mas já a 4,8 segundos do piloto da BMW.
Contudo, na segunda volta, Hickman fez uso, na montanha, da superior velocidade com que contava na sua moto para reduzir a diferença para apenas 0,045 segundos para o seu rival na luta pela vitória. Mas, após a única paragem nas boxes, Hickman saiu na frente de Harrison com 1,7 segundos de vantagem, e manteve a liderança, ainda que sem se distanciar do seu opositor.
A amostragem da bandeira vermelha acabou com qualquer possível luta pela liderança, e Hickman foi declarado vencedor no final da segunda volta.
Hickman detém, atualmente, os recordes, tanto da volta mais rápida absoluta, como em corrida, na categoria de Superbikes, pelo que não foi uma surpresa ter estabelecido de novo a volta mais rápida da coridda, a uma média de 213,9 km/h.
Pat Walsh, responsável máximo de eventos de competição da Dunlop, sublinha: "Os pneus funcionaram muito bem, tal como se esperava. Monitorizamos os pneus porque as condições destes últimos dias foram mudando, mas funcionaram realmente bem. Foi fantástico para nós ver Peter fazer alguma manobras arriscadas, lado a lado com Connor na Honda da Milenco by Padgetts, que pilotou de forma excecional".
A última corrida de Daley Mathison
Daley Mathison, de Stockton-on-Tees, Condado de Durham, caiu em Snugborough, perto da Union Mills, na sua terceira volta da corrida de quatro voltas de Superbike. O falecimento do piloto foi imediato e um porta-voz da ACU Events Ltd disse: "ele é um "concorrente experiente".
Mathison tinha 27 anos e estava a fazer o seu 19º TT, tendo anteriormente alcançado três pódios. Prestando-lhe homenagem no Twitter, a sua esposa Natalie disse que ele estava "tão feliz com a vida e tão orgulhoso de suas corridas ". O piloto da Penz13.com era regular na North West 200 e um antigo vencedor do Grande Prémio do Ulster, tendo conquistado a vitória na corrida Ultra-leve de 2014.
A Sra. Mathison escreveu que a "última imagem que vi do meu marido era de um homem tão feliz com a vida e tão orgulhoso das suas corridas". Ela disse que ele estava "agora dormindo com as fadas", acrescentando: "É tudo o que posso dizer agora."
Peter Hickman foi declarado vencedor da corrida de segunda-feira depois de ter sido interrompida com bandeira vermelha após o incidente.