
O MERCADO AUTOMÓVEL CONTINUA EM QUEDA. EM MAIO AS VENDAS AUTOMÓVEIS DESCERAM TRÊS POR CENTO, NUM CICLO NEGATIVO QUE SE INICIOU EM FEVEREIRO DESTE ANO.
São 4 meses consecutivos em queda, quebra esta que pouco tem a ver com o poder de oferta das marcas automóveis, com muitas novas propostas, mas sim, com uma apreensão justificada dos consumidores portugueses, seja no caso do 'diesel-gate' - muitos ainda vem este tipo de motorização como a mais económica - nas portagens, nas greves, na chegada de novos motores e, inclusive no caso dos automóveis elétricos, cujo incentivo de compra abrangeu um limitadíssimo número de unidades. Apresar de tudo, no período de Janeiro a Maio de 2019, foram colocados em circulação 120.945 novos veículos, o que representou uma diminuição homóloga de 3,6 por cento. Não chega a ser dramático essa redução mas, pelo menos... dá que pensar. Bom... e com a chegada das férias, claro que serão vendidos mais umas boas unidades... espera-se!

Em Maio de 2019 foram matriculados, pelos representantes legais de marca a operar em Portugal, 26.659 veículos automóveis, ou seja, menos 3 por cento do que em igual mês do ano anterior. Por categorias, é esta a situação:
1. AUTOMÓVEIS LIGEIROS DE PASSAGEIROS
No mês de Maio de 2019 foram matriculados em Portugal 22.724 automóveis ligeiros de passageiros novos, ou seja, menos 3,9 por cento do que no mês homólogo do ano anterior. Nos cinco primeiros meses de 2019 as matrículas de veículos ligeiros de passageiros totalizaram 103.290 unidades, o que se traduziu numa variação negativa de 4,7 por cento relativamente a período homólogo de 2018.
2. VEÍCULOS LIGEIROS DE MERCADORIAS
O mercado de ligeiros de mercadorias registou em Maio de 2019 uma evolução igualmente desfavorável, tendo decrescido 0,7 por cento face ao mês homólogo do ano anterior, situando-se em 3.469 unidades matriculadas. Em termos acumulados, no período de Janeiro a Maio de 2019 o mercado atingiu 15.349 unidades, o que representou um acréscimo de 1,7 por cento face ao período homólogo do ano anterior.
3. VEÍCULOS PESADOS
Quanto ao mercado de veículos pesados, o qual engloba os tipos de passageiros e de mercadorias, no quinto mês do ano verificou-se um aumento de 32 por cento em relação ao mês homólogo do ano anterior, tendo sido comercializados 466 veículos desta categoria. De Janeiro a Maio de 2019 as matrículas totalizaram 2.306 unidades, o que representou um acréscimo do mercado de 13,9 por cento relativamente ao período homólogo de 2018.
