top of page
POR MIKE RODMAN

YAMAHA TÉNÉRÉ 700 | Prontos ao desafio?


ACABOU A ESPERA. FOMOS FINALMENTE CONHECER NO TERRENO A NOVA YAMAHA TÉNÉRÉ 700. É UMA MOTO FÁCIL, LEVE, É ADEQUADA A ESPECIALISTAS DE ENDURO… O LIMITE ESTÁ NO DESAFIO À TUA PRÓPRIA IMAGINAÇÃO.

Finalmente, a apresentação dinâmica da nova Yamaha Ténéré 700. O cenário escolhido foi perfeito. Passámos dois dias a andar de moto e fizémos quase 500 km aos comandos da nova ‘Africana’ da Yamaha, dos quais mais da metade foram fora da estrada, atingindo a região espanhola de Los Monegros. e percorrendo alguns dos trilhos por onde em breve vai passar a Baja de Aragón. Percurso variado, ideal para conhecer as características da moto que, provavelmente é, a novidade mais esperada de 2019.

Tenho que admitir que a Yamaha criou um excelente produto. Além de ser uma moto bonita e cuidada em muitos pormenores, a nova Ténére 700 surpreende na facilidade que exibe em trechos diversos como a estrada e o campo.

UMA LONGA E FAMOSA HISTÓRIA…

Comecemos pela denominação Ténéré, o que ela significou e o que simboliza para a marca Yamaha. Tudo começou em 1983, quando a empresa de Iwata construiu uma réplica da moto com a qual competiu ao mais alto nível no original Paris-Dakar.

Para a designar foi escolhido o nome Ténéré, à época uma palavra imponente por ser um o nome de um dos maiores desertos do mundo e onde se disputavam algumas das mais difíceis etapas desse rali Africano. As primeiras Ténéré tinham um motor mono, de um só cilindro e com 600cc de cilindrada, modelo que iria rapidamente conhecer duas sucedâneas de peso: a bicilíndrica XTZ750 Super Ténéré e a XTZ 660 Ténéré, que depois de várias versões e um longo hiato no mercado voltou à ribalta com a chegada da normativa Euro 4 em 2017.


No entanto, não devemos esquecer que em 2010 chegou ao mercado a poderosa XT 1200Z Super Ténéré, uma sofisticado maxi-trail que conseguiu chegar aos nossos dias sem grandes mudanças e com uma legião de fãs. Assim, a parceria entre a Yamaha e a denominação Ténéré já tem mais de 35 anos, e está a caminho de cumprir muito mais, porque tudo indica que, com a chegada desta Ténéré 700, temos moto para mais umas gerações.

MOTOR:

DOIS CILINDROS PARALELOS COM 73 CV MUITO ENÉRGICOS A BAIXOS E MÉDIOS REGIMES

Apesar de muitos elementos, como o motor e uma série de componentes serem "made in Japan", a nova Ténéré é produzida na fábrica que a Yamaha possui na cidade francesa de San Quintin. O seu bicilindrico paralelo de 687 cc é o mesmo que emprega a MT-07, se bem que com modificações nos sistemas de injecção, de arrefecimento, e na caixa de admissão, que é inteiramente nova.

Além disso, o sistema de escape é específico e monta um pinhão de ataque com um dente a menos (15 em vez de 16). Declara uma potência de 73 cv às 9.000 rpm e um binário de 6,9 kgm a 6.500 rpm, e portanto, quase não há diferença nos valores máximos. A velocidade máxima sim é menor, anunciando 185 km/h, mas tem força de ‘trator’…

PARA RALLY E PARA VIAJAR:

A TÉNÉRÉ 700 ESTA EQUIPADA A RIGOR PARA O ‘OFF-ROAD’ E CONTA COM UMA PARTE CICLISTICA REFORÇADA, ADEQUADA A SUPORTAR O PESO DE DOIS OCUPANTES E MALAS DE BAGAGEM

O quadro tem a ‘estranha’ configuração de duplo berço muito largo construído em tubos de aço. É totalmente novo e foi desenvolvido especialmente para a Ténéré 700. Os engenheiros quiseram-no leve, compacto e estreito, robusto e com uma flexibilidade homogénea. Tem um peso de apenas 17,8 kg e possui pontos de soldadora reforçados para ser resistente e para poder receber o peso de dois ocupantes e malas. O braço oscilante também é específico e no seu caso tem dois braços de alumínio reforçados.

As suspensões foram confiadas à KYB (Kayaba) e são de alta qualidade. O garfo invertido com barras de 43 me um curso de 210 mm permite regular o sistema hidráulico em ambas as direções, além de incluir uma válvula para a purga do ar. O amortecedor é acompanhado por um sistema progressivo e pode ser ajustado de três maneiras, com um controle de pré-carga e permitindo um curso de 200 mm até ao eixo traseiro.

Por outro lado, os travões contam com componentes da Brembo, com dois discos de 282 mm e dois pistões paralelos no eixo dianteiro. Os aros de raios montam pneus com câmara nas medidas 90 / 90-21 "e 150 / 70-18".

Outros aspectos dignos de nota são a instrumentação digital do estilo "rally", o guiador robusto de diâmetro diferenciado, a tela grande com defletores laterais, as proteções de mãos, o grupo ótico dianteiro formado por quatro grandes led ou o tanque de 16 litros. O consumo médio de 5,4 litros / 100 km obtido durante esta apresentação, permite uma autonomia próxima dos 300 km .


Também interessantes são as alças que incluem abaixo da aba traseira, os quatro ganchos para poder fixar alguma bagagem na área do assento de passageiro, o protetor de alumínio para os baixos ou os estribos fora de estrada com borrachas facilmente removíveis.

Outro detalhe digno de nota é a possibilidade de variar ligeiramente a altura da aleta frontal para resolver problemas em áreas lamacentas.

Enfim, depois de dois dias intensos, esta nova Ténéré 700 permitiu-me reavivar emoções que desde há muito não vivia. Bem-vinda!


PVP RECOMENDADO DE 9.700 EUROS

O p.v.p. recomendado é 9.700 €, acrescido das despesas de legalização, ISV e IUC. Este preço é o mesmo em qualquer uma das três cores propostas: a saber, Cerâmica Ice (azul), Tech Black (preto) e Competition White (branco).

Lembre-se que esta trail, muito 'off road', tem o motor LC 689cc de 2 cilindros da MT-07 e Tracer 700, que oferece 74 cv. Terá que lutar basicamente com a KTM 790 Adventure, que apesar de ser mais potente (105 CV), também custa muito mais que a Yamaha.

Comparativamente às suas irmãs MT-07 e Tracer 700, a Yamaha Ténéré 700 está munida de uma suspensão de curso longo, roda dianteira de 21 polegadas, pneus "Off-road" rodas uma relação de caixa menos espaçada para um comportamento apropriado nos trilhos de terra.

131601648-1ad52c07-b763-41a6-93e3-d13e15

5ce7fbc10ce694507e8b4830-yamaha-tenere-7

VÍDEO:

STEPHANE PETERHANSEL COM A NOVA TÉNÉRÉ 700 NAS DUNAS DE MARROCOS

PRINCIPAIS CARACTERISTICAS

Yamaha TÉNÉRÉ 700

> Motor CP2 de 689 cc a 4 tempos com elevado binário

> Novo quadro leve em aço tubular de duplo berço

> Banco e corpo estreitos, compactos e ergonómicos

> Frente agressiva de rally com 4 faróis LED

> Suspensão invertida ajustável de 43 mm e longo curso

> Suspensão traseira regulável remotamente

> Cockpit de rally com os braços do guiador cónicos

> Rodas de 21″/18″ com raios e pneus de aventura

> Depósito de combustível estreito de 16 litros para longas viagens

> Instrumentação multifunções compacta do tipo rally

> ABS desativável para ajuste imediato

> O pára-brisas e os resguardos para as mãos oferecem boa proteção ao condutor

0 visualização0 comentário
bottom of page