O NOVO CROSSOVER FORD PUMA CONGREGA UM DESIGN ATRATIVO, A MELHOR CAPACIDADE DE BAGAGEM DA CLASSE E A ECONOMIA DE COMBUSTÍVEL MILD-HYBRID.
O novo Ford Puma introduz um novo capítulo na identidade de design da Ford, adoptando detalhes de estilo carismático, tais como os distintivos faróis dianteiros posicionados no topo dos guarda-lamas e as linhas atléticas e aerodinâmicas. As proporções compactas típicas de um crossover resultam numa elevada altura ao solo que proporciona uma experiência de condução confiante e segura, e possibilitam também uma capacidade de bagagem de 456 litros, sem constrangimentos, e que se posiciona como a melhor da classe.
Os clientes que optarem pelo Puma com tecnologia Ford EcoBoost Hybrid de 48 volts, podem contar com um desempenho potente e ágil, sempre com consumos optimizados. O grupo propulsor mild-hybrid integra a assistência elétrica de binário com um motor EcoBoost a gasolina de 1,0 litros, com três cilindros e construção de baixo atrito, capaz de desenvolver até 155 CV de potência.
Um leque de avançadas tecnologias de assistência ao condutor proporciona uma experiência de condução facilitada e menos cansativa, incluindo os seguintes sistemas:
- Controlo de Velocidade Adaptativo (ACC) com Stop & Go, Reconhecimento de Sinais de Velocidade e Centragem de Faixa, para uma condução mais fácil, tanto em auto-estrada como no trânsito pára-arranca.
- Novo sistema de Informação de Perigo Local, o qual informa o condutor de situações de perigo na estrada em que se encontra, antes que estas se tornem visíveis para o condutor ou para os sensores do veículo
O Puma é também o primeiro veículo do seu segmento a oferecer tecnologias de conforto e conveniência como abertura mãos-livres do portão traseiro e bancos com Massagem Lombar.
MAIS UM SUV NA FORD!
Como refere Stuart Rowley, presidente da Ford Europa, “Os nossos clientes disseram-nos que queriam um veículo compacto, com um visual atractivo, e igualmente capaz de proporcionar soluções para o dia-a-dia. O resultado é o nosso novo Ford Puma, carismático, prático e dotado de tecnologias tão diversas como os bancos com massagem e as motorizações mild-hybrid.”
O novíssimo Puma junta-se à crescente gama Ford de modelos SUV e crossover de inspiração SUV, para o mercado europeu, onde se incluem os modelos Fiesta Active, Focus Active, EcoSport, Kuga, Edge e o novo Explorer Plug-In Hybrid. As vendas de SUVs Ford na Europa não param de aumentar: a média actual é superior a uma unidade SUV por cada cinco novos Ford vendidos no “Velho Continente”, tendo as vendas registado um crescimento de mais de 19 por cento em 2018.
O Puma vai estar à venda no final do ano (em Portugal, em Janeiro de 2020), e será produzido com os mais elevados padrões de qualidade na Linha de Montagem Ford de Craiova, na Roménia, no seguimento de investimentos de cerca de 1,5 mil milhões de euros desde 2008.
TODAS AS VERSÕES DO NOVO PUMA
O novo crossover Puma apresenta-se com personalidades distintas, incluindo o desportivo Puma ST-Line e o elegante Puma Titanium, reflectindo as preferências individuais dos clientes.
O Puma Titanium possui as exclusivas jantes de liga leve maquinadas de 18 polegadas cinza Pearl Grey e elementos cromados na grelha, saias laterais e luzes de nevoeiro. Na traseira, o difusor aerodinâmico e a protecção inferior apresentam um acabamento em cinza metalizado; as molduras das janelas são em preto brilhante. No interior, o Puma Titanium dispõe de um volante com efeito de couro, aplicações em imitação de madeira no painel de instrumentos, e inserções exclusivas em tecido nos painéis das portas.
O Puma ST-Line, de inspiração Ford Performance monta, de série, jantes de 18 polegadas, oferecendo, em opção, jantes de 19 polegadas em preto mate maquinadas e suspensão desportiva com molas e amortecedores com afinações específicas. Na secção dianteira, a grelha do ST-Line apresenta elementos em preto mate e moldura brilhante, luzes de nevoeiro com molduras brilhantes e, em opção, um spoiler funcional de maiores dimensões no tejadilho.
No look ousado do ST-Line, os elementos da asa aerodinâmica inferior conduzem o ar para as entradas de ar em cortina. No interior, o Puma ST-Line possui um volante plano em baixo e costuras a vermelho, igualmente disponível nos bancos parcialmente revestidos a couro (opcionais). Os pedais em liga leve, o comando da caixa velocidades em alumínio e o tecto revestido a preto reforçam o carácter desportivo.
A gama de cores inclui 10 vibrantes tonalidades: Blazer Blue, Frozen White, Race Red, Solar Silver, Agate Black, Lucid Red, Grey Matter, Desert Island Blue, Magnetic e Metropolis White
PROPULSORES DE TECNOLOGIA AVANÇADA
No início deste ano, a Ford anunciou que todos os seus novos modelos lançados após o novo Focus em diante, terão uma opção eletrificada. Os clientes do novo Puma estarão entre os primeiros a beneficiar da sofisticada arquitetura mild-hybrid da Ford, concebida de raiz para proporcionar os mais baixos consumos e, ao mesmo tempo, complementar a experiência do prazer de condução Ford com um desempenho mais potente e ágil.
A tecnologia EcoBoost Hybrid reforça o motor a gasolina EcoBoost de 1,0 litros do Puma com um sistema integrado motor de arranque alternador, de 11,5 kW e comandado por correia (BISG: belt-driven integrated starter/generator). Substituindo o alternador normalmente utilizado, o BISG permite a recuperação e armazenamento da energia geralmente perdida durante a travagem e com o veículo em desaceleração, para carregar um conjunto de baterias de iões de lítio refrigeradas a ar de 48 volts.
O BISG também atua como um motor, integrado eficazmente com o motor de três cilindros, de baixo atrito, e usando a energia armazenada para assistir o binário durante a condução normal e aceleração, bem como para fazer funcionar os acessórios elétricos do veículo.
Proposto nas variantes de 125 CV e 155 CV, o sistema mild-hybrid inteligente e auto-regulado monitoriza continuamente a forma como o veículo está a ser utilizado para determinar quando e com que intensidade deve carregar a bateria, para um benefício optimizado, e quando utilizar a carga armazenada na bateria.
O motor EcoBoost 1.0 de 125 CV do Puma terá emissões de CO2 de 131 g/km e consumo de combustível de 5,8 l/100km. Uma versão diesel com transmissão automática de sete relações e dupla embraiagem juntar-se-á mais tarde à gama.
Ambas as motorizações 1.0 litros EcoBoost e EcoBoost Hybrid do Puma terão também o sistema de desactivação de cilindros da Ford, o primeiro a nível mundial em motores de três cilindros, o qual desactiva automaticamente um dos cilindros quando não é necessária a utilização de toda a capacidade do motor, como acontece em velocidade de cruzeiro ou em desaceleração. O sistema consegue desactivar ou reactivar um cilindro em apenas 14 milissegundos.