VAI SER APRESENTADO NO TT CLASSIC DA ILHA DE MAN O NOVO DUNLOP TT100 GP RADIAL, UM PNEU ESPECÍFICO PARA MOTOS DE ESTILO RETRO COMO A BMW NINE T, YAMAHA XSR E KAWASAKI Z900 RS.
A Dunlop vai apresentar o seu novo pneu para os mercados de motos retro e vintage no TT Clássico, que tem início a 17 de agosto no difícil e desafiante circuito da montanha de la Isla de Man.
O Dunlop TT100 GP Radial é o novo pneu da Dunlop para um dos segmentos que mais tem crescido no mercado europeu de motos nos últimos tempos. O mercado das roadster desportivas retro, que inclui máquinas tão diversas como a BMW R NineT, a Yamaha XSR ou a Kawasaki Z900RS, chamou a atenção dos motociclistas que buscam combinar a mais moderna performance com uma aparência tradicional.
Muitos motociclistas neste segmento escolhem um design moderno, como o RoadSmart III de Dunlop para viagem, ou o SportSmart TT para rodar em pista ocasionalmente. Contudo, um número cada vez maior de consumidores procura uma aparência autêntica, de acordo com a imagem vintage da sua moto.
O Dunlop TT100GP Radial inspira-se num dos pneus de competição mais importantes da empresa. O Dunlop é o pneu mais bem sucedido da história do TT da Ilha de Man, com mais vitórias que qualquer outro fabricante de pneus na edição de 2019.
Há 50 anos, foi outro ano histórico para a Dunlop, pois foi quando Malcolm Uphill equipou a sua Triumph Bonneville oficial com os pneu Dunlop K81, conquistando a vitória e realizando a volta mais rápida a uma média de 160 km/h. Esta foi a primeira vez que se utilizou um pneu de produção no circuito de montanha de 60,6 km, e a Dunlop voltou a utilizar o K81 como o TT100 para comemorar este feito. O TT100 permaneceu em produção desde então, sublinhando o compromisso da Dunlop de proporcionar pneus aos proprietários de motos clássicas.
TECNOLOGIA MODERNA COM UM ESTILO FAMILIAR
O Dunlop TT100GP Radial incorpora a aparência do TT100, combinando o desenho clássico da banda de rolamento com uma tecnologia que pode aproveitar as performances, ao nível de motos desportivas, oferecidas por uma moto retro moderna.
O desenho da banda de rolamento sofreu uma pequena modernização, para melhorar a rigidez a precisão em curva, mas as grandes alterações estão sob a banda de rolamento: uma estrutura de carcaça radial, que proporciona uma grande sensação de confiança.
O pneu dianteiro possui uma construção atual, que faz com que a moto seja mais fácil de manobrar, o que é importante no momento de conduzir em cidade. A Dunlop centrou-se em garantir que o novo pneu oferece a devida resposta a velocidades urbanas.
O pneu traseiro apresenta a construção JLB (cinta sem juntas, na sua sigla em inglês) da Dunlop. Solução que elimina as sobreposições da correia, o que resulta numa maneabilidade mais suave e numa área de contato com a estrada mais estável. Esta tecnologia provém dos mais recentes pneus hypersport da Dunlop, o que é sinónima de idoneidade, dado que muitas das motos desportivas retro mias recentes têm os mesmo motores e suspensões que as suas homólogas de estilo moderno, exigindo que a performance do pneu esteja à altura.
O composto proporciona uma performance moderna à banda de rolamento com desenho de aparência retro. Conta com sílica para aumentar a resposta a temperaturas mais baixas, ao permitir que o composto se introduza na superfície da estrada, o que aumenta a aderência e a confiança do condutor. Esta sílica, combinada com um novo polímero da Dunlop, também contribui para melhorar a durabilidade dos pneus.
Luca Davide Andreoni, Diretor de Marketing da Dunlop Moto na Europa, referiu: "Introduzimos algumas das mais recentes inovações da Dunlop num dos nossos padrões de piso mais emblemáticos. Aos motociclistas, quer tenham uma moto clássica que tenha sido ajustada para oferecer um nível moderno de performance, ou uma moto desportiva nova de temática retro, o Dunlop TT 100 GP Radial oferecer-lhes-á uma aparência autêntica combinada com tecnologia moderna".
A gama Dunlop TT100 GP inclui, agora, duas medidas dianteiras e quatro traseiros. Um portfólio que satisfaz mais de 60 modelos de motos diferentes, de 16 fabricantes distintos.