top of page
Por Ricardo Ferreira

AUTO | Regresso em grande da Opel


AS ESTREIAS DA OPEL NO SALÃO DE FRANKFURT SÃO OS NOVOS ASTRA, CORSA, GRANDLAND X HÍBRIDO ‘PLUG-IN’ E ZAFIRA LIFE. A APOSTA NA ELETRIFICAÇÃO ASSENTA SOBRE O NOVO CORSA-E.

No Salão Internacional do Automóvel de Frankfurt, na Alemanha, que decorre de 12 a 22 de setembro, a Opel irá apresentar uma demonstração de como o futuro do automóvel é rico em variedade. Este certame foi o palco escolhido pela marca para as estreias mundiais do novo Opel Corsa, do Grandland X Hybrid4 e do renovado Opel Astra.

CORSA-E: 136 CV E AUTONOMIA DE 330 KM!

O utilitário que entra na sexta geração, apresenta-se com uma nova linha de eficientes motores de combustão e com uma inédita versão elétrica a bateria, o Corsa-e, com autonomia até 330 quilómetros de acordo com a norma WLTP1.

O Corsa fica mais moderno, dinâmico e eficiente, com novos motores a gasolina e diesel. A gama oferece um leque de potências de 75 cv a 130 cv, com consumos mistos NEDC4 de 4,6 a 3,2 l/100 km e emissões de 105 a 85 g/km; e WLTP2 de 6,4 a 4,0 l/100 km, 144 a 104 g/km.

Já o Corsa-e personifica a versão com motorização elétrica. Alimentada por uma bateria de 50 kWh, com motor elétrico de 136 cv alcança uma autonomia (WLTP1) de 330 quilómetros.

Em termos gerais a economia de combustível e o comportamento dinâmico são características transversais a todas as opções de motorização. A dinâmica do novo Corsa deve-se também ao peso reduzido - a versão mais leve fica abaixo da fasquia de 1000 kg - e à posição de condução mais baixa. Os engenheiros da Opel trabalharam longamente na afinação dos componentes do chassis, nomeadamente na suspensão e na direção.



GRANDLAND X HYBRID4:

HÍBRIDO COM TRAÇÃO INTEGRAL E 300 CV

A segunda estreia mundial é o Opel Grandland X Hybrid4, com tração integral. Este híbrido ‘plug-in’ combina um potente motor térmico 1.6 Turbo, a gasolina, com dois motores elétricos, num sistema de motorização capaz de debitar até 300 cv de potência. O valor preliminar de consumo WLTP2 (misto) é de 1,6 l/100 km, com emissão de 37 g/km de CO2 (NEDC3: 1,6 l/100 km, 36 g/km de CO2).

O Grandland X Hybrid4 é o modelo que acompanha o Corsa-e nas novidades elétricas da marca alemã. Dotado de um avançado sistema de motorização híbrida ‘plug-in’ e tração integral, que alia um motor térmico a gasolina 1.6 Turbo a dois motores elétricos de 80 kW (109 cv), alimentados por uma bateria de iões de lítio de 13,2 kWh de capacidade.

O motor elétrico dianteiro está acoplado a transmissão automática eletrificada de oito velocidades. O segundo motor elétrico, o conversor e o diferencial estão integrados no eixo traseiro e garantem tração quando necessário.

O sistema de motorização do Opel Grandland X Hybrid4 tem quatro modos de funcionamento - Elétrico, Híbrido, AWD e Sport - que podem ser selecionados pelo condutor. No modo híbrido, a sofisticada gestão seleciona automaticamente o tipo de motorização mais eficiente para cada momento, permitindo ativar o modo elétrico de emissões zero quando se chega a um centro urbano.

No modo AWD (All-Wheel Drive, tração integral), é ligado o motor elétrico do eixo traseiro para alcançar a máxima capacidade de tração. No sentido de maximizar a eficiência, o Grandland X Hybrid4 possui um sistema de regeneração de energia que funciona em travagem e em desaceleração.

NOVO ASTRA COM MOTOR 1.2 TURBO DE 130 CV

A terceira grande novidade da marca alemã em Frankfurt é o renovado Opel Astra. Com aerodinâmica referencial, uma nova geração de motores e novas transmissões, o Astra estabelece novos padrões em eficiência e em baixas emissões. Por comparação com o antecessor, as emissões apresentam reduções até 21 por cento.

O novo Astra 1.2 Turbo de 130 cv, com injeção direta de gasolina, revela consumos NEDC4 de apenas 5,3-5,2 l/100 km (urbano), 3,9-3,8 l/100 km (extraurbano) e 4,4-4,3 l/100 km (misto), com emissões de 101 a 99 g/km de CO2 - valores que situam o modelo no topo da classe em matéria de economia e tornam-no no Astra mais eficiente de sempre.

O novo Astra é líder também em aerodinâmica. Apresenta um coeficiente de resistência ao ar de 0.26, tanto no Astra de cinco portas como na ‘station wagon’ Astra Sports Tourer, o que situa o modelo compacto da Opel entre os automóveis mais aerodinâmicos do seu segmento. Tendo em conta que a eficiência aerodinâmica joga um papel determinante na redução de emissões de CO2, a marca alemã sujeitou o modelo a uma operação de otimização nessa vertente, resultando numa melhoria de 4,5 g/km nas emissões de CO2.



ZAFIRA LIFE: O NOVO OPEL MULTIUSOS

Finalmente, também em destaque no ‘stand’ da Opel estará o novo Zafira Life, que faz a sua primeira apresentação ao público alemão.

Vinte anos depois do arranque de um percurso de enorme sucesso iniciado em 1999 com a primeira geração do modelo, o Zafira da quarta geração surge no papel de um confortável ‘multi-purpose vehicle’ proposto em três variantes de carroçaria com comprimentos diferentes - a ‘pequena’ de 4,60 metros, a ‘média’ de 4,95 metros e a ‘grande’ de 5,30 metros - todos eles com capacidade até nove lugares.

O novo ‘multiusos’ da Opel tem um diâmetro de viragem muito reduzido para facilitar manobras, assegurando igualmente um excelente comportamento em estrada. As portas laterais podem ter comando elétrico e sensor de pé para a abertura e fecho - inédito neste segmento. No habitáculo, a versão mais curta do Zafira Life já disponibiliza até 3600 litros de capacidade de bagageira, que é aumentada para um máximo de 4900 litros na versão longa.

Da gama faz parte uma versão de configuração de oito bancos forrados a couro. O nível mais luxuoso, de tipo ‘lounge’, contempla quatro cadeiras traseiras reguláveis, forradas a couro, cada uma com generoso assento de 48 cm de largura. Estes bancos podem ser rodados no eixo vertical, o que significa que o Zafira Life consegue tornar-se numa espécie de ‘sala de estar’ espaçosa e muito acolhedora. A mesa do centro é amovível, criando espaço adicional para objetos pequenos.


«No Salão de Frankfurt vamos mostrar como o futuro do automóvel se vai tornar realidade», afirmou o CEO da Opel, Michael Lohscheller. «Estamos centrados no cliente e nas suas necessidades. Em vez de ditarmos o caminho, oferecemos uma linha inteira de produtos, que vai de inovadora motorização elétrica e híbrida até eficientes motores de combustão. Todos os novos modelos, que já estão disponíveis para encomenda, possuem a tecnologia mais recente.»



0 visualização0 comentário
bottom of page