top of page
POR JOÃO TAVARES

AUTO | Tesla já escolheu o país da sua Gigafactory na Europa


PORTUGAL CHEGOU A ESTAR NA LISTA DE PAÍSES QUE PODERIAM ACOLHER A FÁBRICA DOS MODELOS ELÉTRICOS NORTE-AMERICANOS, MAS AGORA TUDO APONTA PARA QUE SEJA A ALEMANHA A RECEBER A GIGAFACTORY.


Com as vendas a aumentar de forma exponencial, a Tesla precisa de criar condições para se manter competitiva. Para isso, tem estado a preparar as criação de novas Gigafactory, em pontos-chave do planeta e um deles... é o Velho Continente.

A Gigafactory 3 está quase pronta a entrar em produção e está na hora de encontrar outro centro de produção. Sabe-se que será na Europa, mas ainda sem haver uma escolha final. A Tesla quer mesmo avançar rapidamente e tudo parece indicar que a decisão está tomada. A reforçar esta ideia está uma visita feita a vários locais para a escolha da localização da Gigafactory na Europa.


Foi em 2016 que pela primeira vez que se ouviu falar da criação de uma Gigafactory na Europa. Desde então muito se tem especulado principalmente sobre a sua localização. Portugal esteve na lista inicial, que ao longo do tempo foi-se tornando muito mais reduzida.


Tudo aponta para que seja na Alemanha, mas ainda não há nenhuma confirmação. A dar ainda mais força a esta ideia, surge agora a informação que a Tesla está já no terreno e que fez visitas a vários locais na Baixa Saxónia, na Alemanha, para a implantação desta nova fábrica.

RESPONSÁVEIS DA TESLA NA BAIXA SAXÓNIA

Quem revelou esta informação foi Bernd Althusmann, Ministro da Economia, Transportes e Digital deste estado alemão. Segundo informou, acompanhou a Tesla em várias visitas a possíveis locais para a quarta Gigafactory.


Em especial, 2 locais parecem ter agradado à fabricante automóvel. Falamos do porto de Emden, que está virado para a costa da Holanda, e Emsland, uma região que faz semelhantemente fronteira com a Holanda. A proximidade com esse País é propositada, uma vez que é em território holandês que a Tesla tem a sua sede europeia, em Amesterdão. É também é onde tem uma fábrica, em Tilburg, que faz a montagem de alguns componentes dos carros que vão circular na Europa.


Na última apresentação de resultados da Tesla ficou claro que a empresa quer terminar este processo ainda este ano. Espera também que com o fim da construção da fábrica na China se possam acima de tudo focar nesta nova tarefa. Em pouco mais de 12 meses a fabricante americana quer estar a produzir os seus carros em solo europeu.

0 visualização0 comentário
bottom of page