top of page
Por Ricardo Ferreira

MOTOGP | Pole acidentada para Quartararo


FÁBIO QUARTARARO CONQUISTOU A SUA QUARTA POLE DO ANO NA TAILÂNDIA. MIGUEL OLIVEIRA PARTE DA SEXTA LINHA NA CORRIDA DESTA MADRUGADA EM BURIRAM.

O jovem piloto francês divide a primeira linha da grellha com Maverick Viñales e Marc Márquez. Contudo, Quartararo viveu uma pole acidentada. Ele e Márquez foram ao tapete na sua última tentativa.

Na primeira qualificação (Q1), Pol Espargaró (KTM) e Cal Crutchlow (LCR Honda) colocaram-se rapidamente nos dois lugares de acesso à Q2. No final Danilo Petrucci era o mais rápido, passava ao Q2 com Esparagaró e o britânico falhava a passagem ao Q2, tal como o luso Miguel Oliveira, na sétima posição.

Na Q2 era esperado um duelo Márquez-Quartararo pela pole, sobretudo pela velocidade demonstrada pelos dois nos treinos livres. Na quarta volta, que costuma ser usada para testar o ritmo, Fabio era o mais rápido da tabela de tempos, mas a volta do espanhol da Repsol Honda foi superior. Márquez fez 1: 30.6, mas Viñales rapidamente o bateu com um ótimo 1: 30.3. Quartararo também batia o espanhol com uma volta rápida de 1: 30.5. O espanhol campeão do mundo rapidamente repôs os acontecimentos a seu favor, elevando a fasquia para o tempo de 1: 30.1


Os instantes seguintes são vertiginosos. Rossi caia quando era oitavo, Fabio quebrava a barreira de 1:30 - quebrando o recorde de Marc Márquez de 2018 (1: 30.031) – para 1: 29.920. Márquez procurou responder, mas ficou a 11 milésimos do piloto de Nice. O francês e o piloto de Cervera paravam a ‘batalha dos tempos’ e foi então a vez de Maverick ir atrás de tudo. Melhorou o seu tempo duas vezes, não tirou o lugar aos dois primeiros e partiu para a tentativa final com uma estratégia de duas paragens e três tentativas.

Marc saiu então com um pneu duro na frente e atrás macio: caiu na curva 5! Quartararo estava na pole provisória, imitou a tentativa de Márquez e também caiu. Viñales aproveitou a oportunidade e ficou com o segundo lugar. Rossi conseguiu de novo para a pista e ficou em nono.

Uma coisa é certa: se as quedas persistirem amanhã entre os favoritos, a corrida de Buriram pode muito bem transformar-se numa lotaria, e claro, se a ‘sorte grande’ bater à porta de Oliveira… tanto melhor!

A APARATOSA QUEDA DE MÁRQUEZ NOS TREINOS LIVRES:

GRELHA DE PARTIDA


0 visualização0 comentário
bottom of page