top of page
POR GISELA CÂMARA

RENAULT | A mobilidade elétrica reinventa-se no novo Zoe


7 ANOS APÓS O LANÇAMENTO DO MODELO QUE SE TORNOU O CITADINO ELÉTRICO MAIS VENDIDO, O NOVO ZOE MUDA DE DIMENSÃO EM MATÉRIA DE POLIVALÊNCIA, QUALIDADE E TECNOLOGIAS… E MANTÉM-SE ACESSÍVEL!

A evolução é visível logo ao primeiro olhar. No exterior, o novo ZOE afirma ainda mais o seu carácter. No interior é a revolução! Um posto de condução e um painel de bordo totalmente redesenhados para oferecer o máximo conforto.

MAIS AUTONOMIA

E MAIS POSSIBILIDADES DE CARREGAMENTO

No plano técnico, o novo ZOE oferece mais autonomia, com uma bateria de 52 kWh que eleva o seu raio de ação até 395 quilómetros em ciclo WLTP; mais possibilidades de carregamento, com a introdução do carregamento em corrente contínua (DC); e ainda mais prazer de condução, graças a um novo motor, mais eficiente, com 100 kW de potência.

O novo ‘ponta de lança’ citadino é o resultado de um trabalho de otimização dos principais elementos chave para o funcionamento de um automóvel elétrico, desde o chassis ao sistema de travagem, passando pela direção e a eletrónica.

Esta nova geração tem todos os atributos necessários para se posicionar no topo do mercado em termos de desempenho, mantendo-se, ainda assim, acessível.

A arquitetura elétrica foi totalmente redesenhada para acomodar a instrumentação digital de série e o acréscimo de ajudas à condução (ADAS).

Quanto aos faróis, estes passam a ser integralmente em LED a partir do primeiro nível de equipamento, garantindo um aumento de 75% na capacidade de iluminação em comparação com um sistema de halogéneo e, ainda assim, mantendo inalterado o consumo de energia.


NOVOS E INOVADORES EQUIPAMENTOS

Por fim, o novo ZOE dispõe de novos e inovadores equipamentos e dos serviços conectados Renault EASY CONNECT. Desde sistemas de ajuda à condução, até ao ecrã TFT de 10 polegadas, passando pelo sistema multimédia Renault EASY LINK, ou ainda o novo modo de circulação que facilita a condução na cidade, tudo foi pensado para oferecer cada vez mais simplicidade e conforto no dia a dia.

Uma vez na estrada, não gera emissões em utilização, mas a redução do impacto no ambiente não para por aqui. Entre outros argumentos, o renovado ZOE incorpora materiais sintéticos 100% reciclados, inclusive em partes visíveis do habitáculo, como os revestimentos elaborados de acordo com os princípios da economia circular, e peças em polipropileno reciclado.

A saga ZOE em números

Passaram-se perto de dez anos entre a apresentação inicial do concept-car ZOE Z.E., no final de 2009, e o lançamento do Novo ZOE. Durante este período, a Renault impôs-se como precursora e líder no domínio da mobilidade elétrica, impulsionada pelo sucesso do seu modelo de referência.

Alguns números…

- Mais de 160 000 matrículas no final de agosto de 2019. As vendas do ZOE não param de crescer desde o seu lançamento. Em acumulado, o número de unidades vendidas faz dele o automóvel elétrico mais representado nas estradas europeias.

- 18,2% de quota de mercado na Europa em 2018. Com perto de 40 000 novas matrículas, o ZOE representa cerca de um veículo elétrico por cada cinco vendidos à escala do continente.

- Mais de 60 distinções recebidas por toda a Europa. Regularmente elogiado pela imprensa, o ZOE renova, por exemplo, desde 2014 o título de «melhor veículo elétrico por menos de 30 000 libras» atribuído pela revista britânica What Car?.

- Mais de 4 mil milhões de quilómetros percorridos. O porta-bandeira da gama 100% elétrica da Renault realizou o equivalente a mais de 10 400 trajetos Terra/Lua… sem emitir um único grama de CO2 durante a utilização!

- Mil milhões de euros. Em junho de 2018, o Grupo Renault anunciou um plano de investimentos que prevê, por exemplo, que, até 2022, sejam duplicadas as capacidades de produção do ZOE na fábrica Renault de Flins, na região de Paris.

- Mais de 40 000 pessoas. É o número de colaboradores do Grupo envolvidos diariamente no projeto ZOE, desde a rede comercial até às equipas de engenheiros, passando pelas linhas de montagem.

… e algumas datas

- 27 de setembro de 2012. A Renault apresenta o ZOE no Salão Automóvel de Paris.

- 11 de dezembro de 2014.Totalmente concebido e fabricado pela Renault é anunciado um novo motor elétrico. Lançado na primavera de 2015, melhora o rendimento energético e permite ao ZOE ganhar mais 30 quilómetros de autonomia com um desempenho equivalente.

- 30 de novembro de 2016. A segunda geração do ZOE beneficia do dobro da autonomia, graças à introdução da bateria Z.E. 40. Simultaneamente, são integrados inovadores serviços conectados pensados, especificamente, para simplificar o cálculo do itinerário e o carregamento da bateria.

- 19 de fevereiro de 2018. A incorporação do motor R110 permite ao ZOE uma recuperação 2 segundos mais rápida entre 80 e 120 km/h.

- 21 de março de 2019. A Renault lança, nos Países Baixos e em Portugal, os primeiros protótipos do ZOE equipados com a tecnologia de carregamento bidirecional. Estes testes, realizados em condições reais, permitem preparar soluções de carregamento bidirecional que irão reforçar ainda mais o papel do veículo elétrico na transição energética.

- 17 junho de 2019. A Renault revela a terceira geração do Zoe.

«O Novo ZOE faz nascer em nós o desejo de ir mais longe! Criámos uma nova geração de ZOE: no topo da eficiência elétrica e cada vez mais fácil de utilizar. O Novo ZOE confirma que o Grupo Renault está na vanguarda da mobilidade 100% elétrica para todos.»

Gilles Normand, Diretor da Divisão Veículo Elétrico do Grupo Renault

0 visualização0 comentário
bottom of page