top of page
Por Ricardo Ferreira

BMW 840i GRAN COUPÉ| Turismo com sentido desportivo


DEPOIS DAS CARROÇARIAS COUPÉ E CABRIO, A GAMA DE TOPO DO CONSTRUTOR BÁVARO FEZ NASCER UMA BERLINA DE 4 PORTAS, IMPREGNADA DE CONFORTO E LUXO MAS QUE MANTÉM INTACTO O AR DESPORTIVO DE OUTROS SÉRIE 8.

Quando um coupé se alonga e revela um segundo par de portas para parecer um sedã mais sábio, isso raramente traz grandes resultados. Regra geral, a sua performance diminui e as sensações de condução também. No entanto, isto é o que não sucede neste BMW Série 8 Gran Coupe que fomos conhecer na versão a gasolina de 6 cilindros: não exibe logicamente as mesmas reivindicações desportivas do seu homólogo de duas portas, que tem sob o capô um V8 twin-turbo de 530 cavalos, conseguindo ser apenas um grau menos divertido; é simplesmente diferente.


Um primeiro facto a favor advém da posição de condução que parece, em todos os aspectos, comum à das outras séries 8. Poucos outros "4 portas" oferecem a oportunidade de fazê-lo, graças a uma posição próxima ao solo, semi-alongado sob um painel grandioso. Não é um turismo pachorrento… esteja descansado!


UMA FORÇA SILENCIOSA

Em primeiro lugar, percorrer quilómetros não requer o menor esforço. O motor turbo 3.0 desta versão 840i permite conduzir o Grand Coupé com enorme prazer.

Esticar os seus 340 cv e 500 Nm de binário é um exercício de elasticidade, bem acompanhado pela transmissão automática de 8 relações que confere uma suavidade encantadora, logo a partir das 1600 rpm (rotações por minuto).


Trata-se na verdade de um 6 cilindros que mostra a sua preferência pelos dois primeiros terços do tacómetro e não, pelas rotações altas.

Apesar dos seus 5,08 metros de comprimento, o Gran Coupé, revela uma força silenciosa, que convida a uma condução suave, mas rápida.

Conseguem-se ligar curvas e contra-curvas com alegria e sem surpresas, as rodas traseiras direcionais dão uma significativa ajuda e quase nos fazem esquecer que estamos a movimentar uma berlina com perto de duas toneladas. Nas divertidas estradas montanhosas do sul de Portugal, a solução traz eficiência e capacidade de resposta sem interromper o (pouco) sentido da administração.

Contando no nosso carro de teste com o controle ativo do amortecimento (2700 €), este Série 8 não perde uma grama de sua fleuma e permanece confortável.


ÁGIL E COM TRAÇÃO ÁS 4

Um dos melhores argumentos presente no Gran Coupé Série 8 é o sistema de tração nas quatro rodas xDrive. Ter tração nas quatro rodas num sedan torna-o ainda mais versátil, combinando inteligentemente o prazer de condução, o requinte e os aspectos práticos. E, além disso, significa que na BMW o xDrive está ‘democraticamente distribuído, não é um ‘bichinho de estimação’ exclusivo dos populares SUV.

Quanto aos lugares traseiros, dois adultos altos podem ficar descansados que não vão dar cabeçadas no tecto baixo, isto porque os assentos posteriores estão em posição muito baixa e em longas viagens são bastante melhores noutras versões coupé e cabriolet dos Série 8. E finalmente, a pergunta: será o 840i xDrive Gran Coupé o modelos mais consistente da Série 8?


CONCLUSÃO

Esta proposta do Gran Coupé pareceu-nos relevante, ainda mais contando com um motor "básico" a gasolina, cativante QB e com potência suficiente. Em vista do instinto GT da série 8, esta talvez seja a melhor variante.

MAIS (+)

Versatilidade

Brio do motor 6 cilindros

Estética


MENOS (-)

Direção pouco informativa

Altura baixa do tecto nos lugares traseiros


VÍDEO


PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

BMW 840i xDrive Gran Coupé

Motor: turbo de 6 cilindros, injeção direta

Capacidade dos cilindros (cm 3): 2,998

Transmissão: automática de 8 velocidades

Potência: 340 cv às 5.000 rpm

Binário: 500 Nm às 1.600 rpm

Peso: 1,930 kg

Depósito: 68 l

Pneus do teste AV-AR: Bridgestone Potenza S007 245/35 R20 - 275/30 R20

0 a 100 km / h: 4 "9

Velocidade máxima: 250

Preço (em Portugal): a partir de 117.700 €

0 visualização0 comentário
bottom of page