top of page
Por Ricardo Ferreira

MOTOGP | Quartararo faz a pole, Márquez cai


POLE BRUTAL DE FÁBIO QUARTARARO NO GP DA MALÁSIA, COM VIÑALES COMO A SUA SOMBRA. MÁRQUEZ CAIU QUANDO PRESSIONAVA O FRANCÊS E LARGA NO DOMINGO DE DÉCIMO PRIMEIRO.


Tinham caído algumas gotas de chuva durante o último treino livre, mas a pista, devido ao calor sufocante, secou rapidamente o primeiro treino livre (Q1). E foi, precisamente nessa sessão que Jorge Lorenzo foi ao tapete, pisando numa área suja da curva 1.

Miguel Oliveira rodou apenas 4 voltas no primeiro treino livre, chegando à conclusão que não estaria nas melhores condições físicas para disputar a totalidade da corrida

Uma queda sem consequências físicas, no primeiro incidente do maiorquino após a lesão em Assen. Nesta sessão, já não alinharam, por causa dos seus problemas físicos, nem Tito Rabat nem Miguel Oliveira.


Q1: CRUTCHLOW E PETRUCCI OS MAIS RÁPIDOS

No Q1 o espanhol Joan Mir (Suzuki) levou pela primeira vez o cronómetro a 1: 59.5, com Petrucci a um décimo e Crutchlow a dois. Os Espargaro eram outros candidatos. Lorenzo viu como Johann Zarco, na sua segunda corrida com a Honda, entrou direto no Q2, não indo além de um modesto oitavo lugar com a Honda oficial, saindo no domingo de 18º na grelha de partida.

Perto do final da sessão Cal Crutchlow (LCR Honda #35) baixou o cronómetro para 1: 59.2, conseguindo o ‘passe’ para o Q2, tal como Danillo Petrucci (Ducati). Mir ficou de fora, foi o terceiro mais rápido parte de 13º na quinta linha da grelha de partida.


Q2: QUARTARARO BATE VIÑALES E FAZ A POLE

Começou com piso seco a segunda qualificação (Q2). Marc Márquez quase caiu no terceiro setor e teve que abortar a sua primeira volta. Logo depois Fabio Quartararo (Petronas Yamaha SRT #20) fez 1: 59,3 e ficou em primeiro lugar até Rossi passar.

O francês pouco se importou com a perseguição de Márquez, acabando o piloto de Nice por fazer o tempo de 1: 58,7.7 que lhe devolveu o primeiro lugar na sessão que lhe durou pouco, porque Viñales (Team Yamaha #12), indo sozinho, fez cair o cronómetro para 1: 58.6.


Viñales, por precaução, ainda baixou o seu tempo para 1: 58.406 mas, Quartararo, que vinha varrendo parcial após parcial esse tempo e conseguiu a pole com um ótimo 1: 58.303. Na sua alegria quebrou a viseira do capacete.

Quanto a Márquez, na sua última tentativa para derrubar o tempo do francês da Yamaha Petronas não evitou uma queda aparatosa. Tocando o solo primeiro com um pé e depois com as mãos, o campeão do mundo saiu a coxear mas, ainda assim, conseguiu regressar às boxes.









0 visualização0 comentário
bottom of page