CONSTRUIR ‘CARROS DE CORRIDA’ É O NEGÓCIO DE DAVID DICKER, CAMPEÃO DA CLASSE FERRARI CHALLENGE E FUNDADOR DA RODIN CARS. A SUA ÚLTIMA NOVIDADE É O MONOLUGAR FZED, UM CARRO COM RITMO E PERFORMANCES DE GRANDE PRÉMIO, A UM PREÇO SIGNIFICATIVAMENTE INFERIOR DA RÉPLICA DE UM F1 HISTÓRICO.
Parece, mas, não é um Fórmula 1! O Rodin FZED é um monolugar construído por um preparador neo-zelandês que com ele quer competir com os carros de Grande Prémio da era moderna. À partida, é uma batalha perdida. porque os 675 CV anunciados ficam aquém dos valores de qualquer supercarro da atualidade.
A Rodin Cars tem a sua própria pista de teste e instalações de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) na Nova Zelândia, onde Dicker e a sua equipa otimizaram o desempenho e o manuseio do Rodin FZED a partir da oferta Lotus T125, da qual se baseia.
O Rodin FZED usa um chassis composto de fibra de carbono e um pacote aerodinâmico fabricado em Itália pela HP Composites, fornecedores para fabricantes e equipas de corrida europeias, enquanto o seu piso apresenta um túnel estilo Indy, em vez dos pisos planos empregues na Fórmula 1.
O motor Cosworth de 3,8 litros e 32 válvulas acopla a uma caixa de seis velocidades sequencial de Ricardo, enquanto os freios carbono-carbono são da Alcon e usa suspensões Öhlins com 4 níveis de amortecimento.
O Rodin FZED pode acelerar até a 'tonelada mágica' (160 km / h) em apenas 5,0 segundos e possui uma velocidade máxima de 300 km / h
O sistema de escape e silencioso foi projetado pela Rodin Cars e desenvolvido internamente a partir de titânio impresso em 3D e apresenta um revestimento de Deposição de Vapor Físico (PVD) em nitreto de titânio.
O monolugar emprega rodas de magnésio de 13 polegadas de diâmetro da OZ Racing da Itália, calçados com pneus do fornecedor britânico especializado em automobilismo Avon.
O carro foi acondicionado e finalizado pela equipe de engenheiros talentosos da Rodin Cars, que fabricaram muitas peças de materiais exóticos nas instalações sob medida da empresa. Apresentando uma das mais diversas coleções de impressoras 3D no Hemisfério Sul, a Rodin Cars teve a capacidade de projetar e imprimir muitos componentes internamente.
O carro inteiro pesa apenas 1.342 lbs / 609 kg, excluindo o condutor
A Rodin Cars projeta e fabrica todos os elementos de fixação do Rodin FZED, que começam como barra de titânio e apresentam roscas laminadas e revestimento de superfície PVD com números de peça individuais marcados a laser. O volante em titânio impresso em 3D para o Rodin FZED também foi projetado internamente, assim como os assentos compostos, que serão personalizados para cada proprietário e combinados com cintos de segurança aprovados pela FIA.
MAIS ECONÓMICO QUE UM FÓRMULA 1 HISTÓRICO
Atualmente, os cinco primeiros veículos Rodin FZED estão a ser montados. Todos os cinco serão pintados em preto e dourado, de acordo com a identidade corporativa da Rodin Cars, embora os clientes possam especificar o seu próprio acabamento de pintura, mediante solicitação.
Dicker planeja vender o Rodin FZED para pilotos experientes e interessados, que apreciam a oportunidade de uma experiência quase na F1, sem o custo, a complexidade e o risco de possuir um carro histórico de Grande Prémio.
Ao contrário dos monolugares de Grande Prémio, o Rodin FZED foi projetado para proporcionar longevidade e durabilidade, com o motor projetado para rodar mais de 5.000 km com combustível de bomba de 98 octanas.
Os carros serão elegíveis para a entrada na série Formula Libre em seu país natal, a Nova Zelândia, e também serão aceitos no campo da prestigiada série BOSS na Europa. Prevê-se que o Rodin FZED seja elegível para corridas amadoras de rodas abertas em qualquer lugar do mundo.
"O Rodin FZED é uma proposta muito mais prática e durável em comparação com a compra e operação de um carro histórico de Grande Prémio", disse Dicker. "As pessoas compram (eu já tive um) mas são mais difíceis de conduzir e menos duráveis, além do risco de bater com um carro que é uma importante herança dos Grandes Prémios. Alguns estão a ficar caros demais para arriscar numa pista de corridas, e além disso, as peças são muito caras e nem sempre estão disponíveis."
"A beleza do Rodin FZED é que obtens a experiência dos Grandes Prémios (velocidade, potência, força descendente e aderência nas curvas) num pacote projetado para fácil acesso e desempenho fiável", acrescenta Dicker.
"A carroçaria emprega materiais compostos e um sistema de suspensão muito semelhante aos carros modernos de Grandes Prémios, e o pacote aerodinâmico também é muito contemporâneo."
O Rodin FZED parece um carro de Grande Prémio e é parecido com um carro de Grande Prémio, mas não apresenta nenhuma das complicações por que tinham de passar os antigos pilotos.
Este é um negócio sério e com alta vocação para a construção de carros de corrida
E quanto a preços, David Dicker, prossegue a falar em vantagens: "Esta é uma oferta totalmente nova no mercado de desportivos de alta performance. Atualmente, não consegues comprar um carro como este, em qualquer lugar do mundo e a qualquer preço".
O Rodin FZED começará a ser vendido por 650.000 dólares, o que é muito competitivo em comparação com os novos carros de corrida GT3 e, obviamente, oferece uma experiência de condução muito mais pura.
"Ao contrário de um carro de Grande Prémio que é desenvolvido para percorrer cerca de 300 km ou fazer uma corrida de duas horas e depois passar por uma revisão completa, o Rodin FZED é muito superior em termos de resistência e custo por volta", reforçou Dicker.. "Temos planos significativos para expandir a Rodin Cars no futuro. Este é um negócio sério e de alta vocação para a construção de carros de corrida."
O processo de produção do Rodin FZED com tecnologia 3D:
A pista de testes privada da Rodin Cars
Imagens de ação do Rodin FZED