top of page

TOYOTA YARIS GR | Uma perfeita loucura!

POR JOÃO TAVARES

ANTES MESMO DO LANÇAMENTO DA 4ª GERAÇÃO DO YARIS, A TOYOTA CONCEDEU-NOS O PRIVILÉGIO DE TESTAR O PROTÓTIPO DA VERSÃO DESPORTIVA GR. UM CARRO INSPIRADO NO WRC COM 250 CV E 4WD…

Com a corrida à eletrificação em pleno andamento, a Toyota preparou esta versão térmica completamente louca do seu novo Yaris 2020, inspirada na versão do carro que disputou o Campeonato Mundial de Ralis do WRC.

O GR Yaris possui, portanto, uma carroçaria exclusiva de três portas, com teto rebaixado em carbono, janelas de alumínio, guarda-lamas alargados e eixo traseiro duplo. Um verdadeiro modelo completo, fabricado no Japão e equipado com um mecanismo personalizado.


Totalmente feito de alumínio, o 1.6 turbo 12V opera um sistema de injeção dupla (direta e indireta) e desenvolve nada menos que 250 cv. Associado exclusivamente a uma caixa manual de 6 velocidades (também em alumínio), este motor leve e compacto transmite 350 Nm de torque para a tração nas quatro rodas. Sim, você leu certo, este ultra-poderoso Yaris tem tração nas quatro rodas graças a uma embraiagem de múltiplas placas controlada eletronicamente. Esta última, modula a distribuição do torque entre os dois eixos, de acordo com os modos de condução.

O modo Normal promove a tração no eixo dianteiro (60/40), o modo Track distribui o torque de maneira justa (50/50) e o Sport favorece o eixo traseiro (30/70) para aumentar a agilidade. Para isso, pode ser adicionado um pacote Sport com jantes forjadas, pneus Michelin Pilot Sport 4 e dois sistemas de travagem tipo Torsen para otimizar a distribuição entre as duas rodas de cada eixo. Foi no circuito do Estoril, em Portugal, que conseguimos conduzir os mais recentes protótipos camuflados.


UM YARIS DISCRETO, MAS DIABOLICAMENTE EFICIENTE

Apesar do vento forte, da chuva torrencial e do nevoeiro constante, a menina japonesa iluminou o nosso dia. A primeira abordagem, no entanto, não foi muito atrativa. Como no antigo Yaris GRMN (que também testamos como protótipo em Nürburgring), o assento não desce muito baixo, mas o volante ajusta-se perfeitamente e todos os controlos estão à mão.


Pequena decepção no arranque porque o GR não é suficiente grrrrrr! As normas atuais não permitem grandes rugidos. No entanto, o sorriso retorna à nossa face ao engrenarmos a primeira, através da pequena alavanca de marchas com curso curto e travas precisas.


A embraiagem, bastante consistente com um alto ponto de escorregamento pode ser cansativa num engarrafamento, mas permite uma dosagem precisa em condução desportiva. Após as 2500 rpm, o turbo sopra forte e a agulha do tacómetro pára a sua subida nas 7200 rpm. Uma boa extensão, ainda que a área operacional ideal se situe entre as 4000 e 6000 rpm.

Com os seus dois autoblocantes, o GR Yaris garante um nível muito alto de aderência, mas também pode escorregar sob o nosso pedido para melhor o inserirmos na corda de uma curva. A direção mostra-se precisa e muito consistente com um bom rappel. O mesmo rigor encontramos na travagem potente graças aos discos grandes presos por quatro pinças de pistão na frente (2 pistões atrás).


Os entusiastas da condução na neve também apreciarão encontrar um genuíno travão de mão manual e um sistema antiderrapante, totalmente desconectável. Isso começa a ser raro de achar num carro de produção em série, especialmente porque este Yaris beneficia de todos as ajudas à condução ativa modernas como as outras versões de 5 portas. Apesar do modelo que conduzimos ser um protótipo, tínhamos acesso ao sistema multimídia, que era muito funcional e intuitivo de usar.

Um percurso em estrada permitiu-nos aferir a qualidade do amortecimento. Firmes em baixa velocidade, as suspensões absorvem muito bem as tensões fortes em alta velocidade e contêm bem a aderência. O computador de bordo indicou uma média de 9,2 l / 100 km na estrada. Muito bom num mini carro desportivo exclusivo, com 250 Cv de potência e com tração nas quatro rodas, sem nenhum concorrente parecido.


BALANÇO FINAL:

O GR Yaris é pura loucura, totalmente dedicado aos amantes do desporto motorzado. Mesmo no estado de protótipo, este poderoso carro citadino com tração nas quatro rodas oferece habilidades fantásticas. Esperemos que o seu preço seja razoável e que não sofra muito com os impostos que lhe serão aplicados.


Pontos positivos (+)

Motor espevitado

Excelente motricidade

Comandos precisos


Pontos negativos (-)

A previsivel carga de impostos

Sonoridade mecânica discreta

Conforto desportivo


Ficha TÉCNICA

Toyota GR Yaris

Preço: desde € 35.000 (estimativa)

País-produtor: Japão

Início de comercialização: Dezembro de 2020


Motor: 3 cilindros turbo gasolina 1,6 l

Transmissão: dianteira nas quatro rodas, manual de 6 velocidades

Potência máxima: 250 CV

Binário máx.: 350 Nm

Peso operacional: 1300 kg

Velocidade máxima: +220 km / h

Aceleração 0 a 100 km / h: 5,5s

Pneus da série AV-AR: 225/40 R 18

Pneus de teste: Michelin Pilot Sport 4S

Drive-test no Circuito do Estoril (Vídeo)

bottom of page