LANÇADO EM 2016, O ADMIRÁVEL 124 FIAT SPIDER ESTÁ DE SAIDA DO MERCADO EUROPEU ‘POR CAUSA DOS PADRÕES DE EMISSÕES’. TEVE VIDA CURTA NO VELHO CONTINENTE.
FIAT 124 SPIDER (2016-2019) - Resultado de um acordo entre a Fiat e a Mazda, o 124 Spider, não é senão uma variação do lendário Mazda MX-5, o roadster mais popular do planeta. Fabricado na mesma linha de produção japonesa em Hiroshima, o italiano difere essencialmente de seu primo japonês por faces frontais e traseiras específicas e motores 100% Fiat.
O seu sobrenome, Spider, é uma homenagem ao modelo de 1966, um concorrente na época de outro modelo lendário, o Alfa-Romeo Spider "Duetto". Marcou o retorno da Fiat ao segmento de roadster, que foi abandonado em 2005, ano em que a produção do arrebatador Barchetta, que era uma ... tradição, terminou.
O Fiat 124 Spider é um Roadster genuíno, com dois lugares estritos, e tem ainda, alguns pequenos detalhes do primo japonês, por exemplo, o mesmo habitáculo do MX-5, alojado sob um capota de lona autêntica, retrátil, manualmente, num pequeno instante.
UM TURBO DE 1.4 LITROS CLARAMENTE MAIS EXPEDITO
Igualmente divertido de conduzir, com a tração traseira, o 124 Spider beneficia de um pequeno motor turbo de 1,4 litros, significativamente mais demonstrativo e mais agradável ao ouvido do que o atmosférico de 1,5 e 2,0 litros , um pouco polido demais, do primo japonês.
Já no que se refere a performances, se o 1.4 MultiAir de 140 CV já é mais do que suficiente para "andar" com os cabelos ao vento e para mover os 1.050 quilos de máquina, são muitos os que preferem a versão Abarth com uma potência que sobe aos 170 CV. Uma versão cuja distribuição, infelizmente. foi prejudicada por preços proibitivos, variando de pouco menos de € 35.000 a quase € 43.000, o equivalente ao preço base de um Ford Mustang Coupé de 4 cilindros!
É certo que esta versão desportiva recebe, além de uma pintura específica em homenagem aos modelos inscritos nos Campeonatos da Europa e do Mundo de Ralis na década de 1970, um diferencial mecânico de travagem automático, molas firmes de amortecedor, pinças de travão Brembo e escape com silenciador dividido em quatro saídas. Sem dúvida um carro para futuros "colecionadores"!
Em ambas as versões, a excelente transmissão manual de 6 velocidades - original Mazda! - pode ser substituída pela sua equivalente automática.