top of page
POR JOÃO TAVARES

VOLKSWAGEN E-UP | Energia para a cidade


O NOVO VOLKSWAGEN E-UP SURGE NO MERCADO COM UM PREÇO MENOR E UMA AUTONOMIA SUPERIOR. UMA PROPOSTA A TER EM CONTRA ENTRE OS ELÉTRICOS COMPACTOS URBANOS…

A Volkswagen inicia agora a comercialização em Portugal do novo eup! Com uma nova bateria, este compacto 100% elétrico é capaz de atingir uma autonomia máxima de 261 km em condições reais de condução (WLTP).

O novo e-up! é proposto a partir de 22 763 € (face aos 26 259 € da versão anterior, preço sem despesas administrativas), havendo ainda a contar com os benefícios fiscais atribuídos à mobilidade elétrica. Simultaneamente, os custos de utilização também são extremamente baixos, tornando o mais pequeno veículo elétrico da marca num modelo atraente para o mundo da mobilidade elétrica.


O PRIMEIRO ELÉTRICO DA VOLKSWAGEN

Lançado no mercado em 2013, o e-up! foi o primeiro modelo totalmente elétrico da Volkswagen, e o renovado modelo representa mais um passo da ofensiva elétrica em curso da marca. Em 2025, a Volkswagen pretende produzir 1 milhão de veículos elétricos e assegurar a liderança deste mercado com mais de 20 veículos elétricos.


O compartimento exterior parece o mesmo, mas o que está lá dentro é completamente novo, com as células da bateria do renovado e-up! A sua capacidade quase que duplicou, de 18,7 para 36,8 kWh (corresponde a energia nominal de 32,3 kWh). Com um consumo médio de energia de apenas 12,7 kWh/100 km, o novo e-up! atinge uma autonomia até 261 km com apenas um carregamento da bateria, em situações reais de condução. Num cenário ideal, o e-up! será sempre carregado utilizando eletricidade a partir de fontes renováveis. Neste caso, as emissões de CO2 serão totalmente neutras. Na estrada ou em casa, haverá sempre opções de carregamento: carregamento doméstico – 230V (Amps: até 16A): 15 horas de 0% a 100%; Wall Box (em casa) e estações de carregamento públicas / Potência 11 kW AC (Amps: até 16A): 4-5 horas de 0% a 100%; postos de carregamento rápidos / Potência até 40 kW DC (Amps: 125A): menos de 1 hora de 0% a 80%.

AS DIFERENÇAS PARA O UP CONVENCIONAL

O e-up! diferencia-se do modelo base do up! pela otimização do desenho aerodinâmico. Uma característica marcante para a sua identificação na seção dianteira é a montagem de LED diurnos em forma de C a circunscrever a curvatura do para-choques, destacando ainda o novo logotipo da Volkswagen num visual 2D.

As embaladeiras e o piso inferior também foram aerodinamicamente melhoradas e as faixas em azul na frente e na traseira indicam o sistema de acionamento elétrico. O novo e-up! está equipado com jantes de liga leve de 15 polegadas “Blade” polidas com pneus de baixa resistência ao rolamento. Em opção, estão disponíveis jantes de 16 polegadas “Upsilon”. O comprimento total deste modelo de quatro portas e de quatro lugares é de 3,6metros, a largura de 1,7metros e a altura de 1,5 metros.


Dimensões compactas que não impedem de oferecer uma grande versatilidade: volumetria para as bagagens entre 251 e 941 litros, bancos traseiros rebatíveis assimetricamente (60:40) e piso duplo da bagageira que permite carregamentos e descargas mais confortáveis.


UM VELOCISTA ÁGIL

Um velocista ágil com uma aceleração 0-100 km/h em 11,9 segundos. O e-up! é um compacto com espaço para quatro pessoas e muito divertido para condutor. O motor elétrico debita uma potência de 61 kW (82 cv) e um generoso binário máximo de 212 Nm que é transmitido ao eixo dianteiro através da transmissão de uma velocidade.


Com uma velocidade máxima de 130 km/h o condutor pode escolher entre três modos de condução e cinco níveis de recuperação de energia. A bateria de iões de lítio está posicionada entre os eixos no piso inferior do veículo, garantindo um baixo centro de gravidade e um ágil manuseamento. A garantia da bateria fornecida pela Volkswagen é de 8 anos ou 160.000 km.


Três estratégias de condução à escolha. Consome apenas 12,7 kWh de energia aos 100 km. O coeficiente de penetração é de apenas 0,31, um baixo valor Cx para um veículo tão compacto. No novo e-up! os condutores podem escolher entre três perfis de condução: o modo “Normal" e os programas “Eco” e “Eco+”, que são ativados através de botões. No modo Eco, a potência máxima do motor elétrico é reduzida para 50 kW (68 cv) e o binário para 167 Nm, enquanto a velocidade máxima é reduzida para 115 km/h e o ar condicionado é desligado. O modo Eco+ faz o e-up! ainda mais económico, limitando a potência a 40 kW (54 cv), o binário a 133 Nm e a velocidade máxima a 90 km/h.




TRAVAGEM REGENERATIVA

Travagem regenerativa nos estágios “D1”, “D2”, “D3” e “B”. Através dos modos de condução é possível estabelecer a autonomia do e-up! utilizando o sistema de travagem regenerativa. Existem cinco níveis: “D” (sem recuperação da travagem regenerativa), “D1”, “D2”, “D3” e “B”. Esta variedade de níveis permite um novo estilo de condução de um automóvel elétrico já que, através da travagem regenerativa, pode ser retardada intencionalmente a desaceleração do e-up! aliviando ligeiramente a pressão do pé sobre o pedal do acelerador.


Nos níveis “D2”, “D3” e “B”, a desaceleração através da travagem regenerativa é tão forte que são ativadas automaticamente as luzes de travagem. No entanto, se a bateria estiver totalmente carregada, nenhuma energia de travagem é regenerada.

0 visualização0 comentário
bottom of page