top of page
REDAÇÃO

AUTO | Suzuki Jimny vai interromper a produção


APENAS UM ANO APÓS O SEU LANÇAMENTO, O SUZUKI JIMNY VAI INTERROMPER TEMPORARIAMENTE A SUA PRODUÇÃO, DEVIDO À CARGA TRIBUTÁRIA RESULTANTE DAS EMISSÕES DE CO2.

Apresentado no Salão Automóvel de Paris, em outubro de 2018, o Suzuki Jimny virou a cabeça a muita gente. Esta 4 ª geração era aguardada com grande expectativa, quase 20 anos após o lançamento da versão anterior. O pequeno aventureiro, inesperadamente, encontrou tamanho sucesso no mercado, gerando tantas ordens de compra que agora é necessário um ano de atraso para receber uma unidade. Só que, com as penalidades ecológicas a subirem consideravelmente em 2020, e também devido aos limites de emissão de CO2 solicitados pela União Europeia, o pequeno 4X4 terá que suspender a sua produção por vários meses.

Com os seus 154 gr./km em caixa manual e 170 gramas com transmissão automática, deve-se dizer que o Suzuki Jimny não é necessariamente um bom aluno e pode de fato elevar as emissões médias do fabricante. Uma situação lamentável, quando os fabricantes devem agora respeitar um limite de cerca de 95 g / km para toda a sua gama, correndo o risco de receber uma multa de € 95 por grama adicional e por veículo vendido. Uma sanção que, portanto, arrisca muito para o fabricante, pressionada a ter que realizar modificações no seu pequeno aventureiro…


O REGRESSO EM DUAS FASES

Só em 2021 o Suzuki Jimny vai regressar ao catálogo do fabricante, amputado dos seus dois bancos traseiros. Uma ‘técnica’ que permitirá ao fabricante vendê-lo como utilitário e não como veículo particular , o que significa que não será mais levado em consideração no cálculo das emissões médias da marca.

Além disso, com esse novo estatuto, o Jimny não estará mais sujeito à penalidade, o que deve torná-lo muito mais acessível. Observe, no entanto, que não será mais possível levar passageiros pelas costas, por falta de aprovação. Isto não deve ter um impacto muito forte nas vendas, pois muitos clientes já solicitaram especialistas em conversão para transformarem o Jimny num ‘dois lugares’ para empresas de serviços públicos.


Isto não é tudo, porque, se nenhuma modificação mecânica for aplicada no próximo ano, o pequeno aventureiro japonês evoluirá mais profundamente em 2022, já que a versão de quatro lugares poderá regressar nesse ano, aproveitando um novo motor.

Recorde-se, atualmente o Jimny emprega um motor atmosférico de quatro cilindros e 102 cavalos de potência que não requer nenhuma forma de eletrificação. Isso pode, portanto, mudar, uma vez que a marca agora oferece um sistema híbrido ligeiro para o S-Cross, Vitara e Swift Sport.


.

0 visualização0 comentário
bottom of page