top of page
POR JOÃO TAVARES

AUTO | Novo Puma: o primeiro mild-hybrid da Ford


O INOVADOR FORD PUMA CONJUGA EFICIÊNCIA MILD-HYBRID, BABAGEIRA BEST-IN-CLASS E APELO CROSSOVER. É COM ELE QUE A MARCA DA OVAL ENTRA NA ERA DA ELETRIFICAÇÃO.

O novo Ford Puma introduz a nova e avançada tecnologia mild-hybrid, mecânica de baixos consumos, em conjunto com soluções praticas líderes da classe e um design atractivo para os clientes de crossovers compactos.

Potência e uma performance de resposta imediata, junto com uma optimizada eficiência de combustível são possíveis com recurso à tecnologia EcoBoost Hybrid 48-volt da Ford, nun conjunto que alia uma assistência eléctrica de binário com um motor de 3 cilindros a gasolina EcoBoost, com 1,0 litros de cilindrada e baixo atrito, gerando um máximo de 155 CV.


O Puma inicia um novo capítulo no design identitário da Ford, que se destaca por elementos de estilo específicos, entre os quais os distintos faróis elevados, do tipo asa, e linhas atléticas.

As proporções inspiradas no segmento SUV proporcionam uma altura ao solo elevada, garante de uma experiência de condução que melhora a confiança, ao mesmo tempo que oferece uma capacidade de bagagem, sem compromisso e líder de classe, de 406 litros.


Um conjunto de avançadas tecnologias de apoio à condução gera uma experiência de condução simples e menos stressante, nele se incluindo: Cruise Control Adaptativo com Stop & Go, Reconhecimento de Sinais de Velocidade e Centragem na Faixa, para uma utilização sem esforço das auto-estradas e do trânsito pára/arranca, um novo sistema de Informação de Perigo na Via.

O Puma é, também, o primeiro veículo do seu segmento a disponibilizar a tecnologia de opcional abertura da bagageira em modo mãos-livres, bem como os bancos com função de massagem lombar de série apenas na versão no Titanum.

De inspiração Ford Performance, o Puma ST-line é proposto com detalhes desportivos, neles se incluindo (em opção) umas jantes de liga leve de 19 polegadas em preto mate maquinado, suspensão desportiva e um volante de fundo inferior plano. Uma nova versão Puma ST-Line X incrementa ainda mais o conforto com bancos em couro Windsor e sistema de som premium B&O Sound System de série.


PROPULSORES DE TECNOLOGIA AVANÇADA

No ano passado a Ford anunciou que todos os seus novos modelos lançados a partir do novo Focus contariam com uma opção electrificada. O Puma é um dos novos 14 modelos electrificados a lançar pela Ford até final do corrente ano.

Os clientes do novo Puma estarão entre os primeiros a beneficiar da arquitectura mild-hybrid da Ford, concebida de raiz para proporcionar os mais baixos consumos e, ao mesmo tempo, complementar a experiência do prazer de condução Ford com um desempenho mais potente e ágil.


A tecnologia EcoBoost Hybrid reforça o motor a gasolina EcoBoost de 1,0 litros do Puma com um sistema integrado motor de arranque alternador, de 11,5 kW (BISG: Belt-Driven Integrated Starter/Generator), comandado por correia. Substituindo o alternador mais comum, o BISG permite a recuperação e armazenamento da energia geralmente perdida durante a travagem e com o veículo em desaceleração, carregando um conjunto de baterias de iões de lítio de 48 volts, refrigeradas a ar.

Proposto nas variantes de 125 CV e 155 CV, o sistema mild-hybrid inteligente e auto-regulado monitoriza continuamente a forma como o veículo está a ser utilizado, determinando o momento e com que intensidade em que deve carregar a bateria, para um benefício optimizado, e quando utilizar a carga que fica armazenada na bateria.


Com capacidade para recolocar o motor em funcionamento em aproximadamente 300 milissegundos – o tempo de um piscar de olhos – o BISG permite, também, que a tecnologia Auto Start-Stop do Puma EcoBoost Hybrid opere num maior espectro de situações, garantindo maior poupança de combustível, mesmo em desaceleração abaixo dos 15 km/h até à total imobilização do veículo e até com o veículo com mudança engrenada e com o pedal de embraiagem premido.


Segundo Roelant de Waard, Vice-Presidente de Marketing, Vendas & Serviço da Ford Europa, “O nosso motor EcoBoost de 1,0 litros já deu provas de que baixos consumos e boas performances não são inconciliáveis. A nossa tecnologia EcoBoost Hybrid coloca essa realidade no patamar seguinte. Acreditamos que os clientes vão adorar a suave e rápida entrega de potência dos nossos propulsores EcoBoost Hybrid, da mesma forma que vão gostar de ter de ir menos vezes a um posto de abastecimento.”

Os Modos de Condução – “Normal”, “Eco”, “Sport”, “Slippery” e “Trail” – permitem que os clientes adaptem a sua experiência de condução às condições de estrada, ao clima e ao tipo de terreno, tendo cada um deles uma exibição gráfica específica no cluster de instrumentos.

O Puma optimiza ainda mais a arquitectura Ford para modelos do segmento B, estrutura que também proporciona uma excelente dinâmica de condução ao Ford Fiesta. Uma suspensão traseira de eixos de torção, mais rígida, com amortecedores de maior diâmetro, casquilhos mais rígidos e batentes superiores optimizados, reduz o atrito e reforça a rigidez geral do chassis, complementando uma dinâmica de condução de referência na classe.

INTERIOR REQUINTADO E TECNOLÓGICO

As sofisticadas soluções de conforto e conveniência presente no interior do Puma incluem, em estreia no segmento, bancos dianteiros com massagem lombar revitalizam os músculos cansados e contribuem para viagens mais descontraídas. O Sistema de massagem de três bolsas apresenta três níveis de intensidade e ajuste dos movimentos rotativos..


O banco do condutor, com ajuste em altura, e o banco do passageiro da frente integram uma estrutura esculpida de espessura reduzida, que permite maximizar o espaço para joelhos dos passageiros da segunda fila.

O contorno do banco dessa segunda fila foi desenhado para facilitar os acessos e saídas da viatura. Além disso, um tecto de abrir panorâmico a todo o comprimento, composto de dois painéis em vidro reforçado e escurecido a quase toda a largura do tejadilho, cria uma sensação ainda mais arejada e espaçosa para todos os ocupantes.


Para manter os condutores sempre conectados nas suas movimentadas vidas profissionais e sociais, o Puma oferece algumas características inovadoras, como uma base de carregamento sem fios (wireless) para recarregar em andamento, e sem qualquer esforço, os smartphones.

Eliminando a necessidade de ocupar uma das duas entradas USB do Puma com um cabo de carregamento, a base de carregamento fica logo abaixo do painel de instrumentos e detecta dispositivos compatíveis para iniciar automaticamente essa carga.

Os dispositivos podem permanecer ligados via Bluetooth ao sistema de comunicação e entretenimento Ford SYNC 3 enquanto estiverem ligados ao carregamento wireless. Apoiado por um ecrã táctil de 8 polegadas que pode ser operado por gestos de toque e deslizar, e compatível, sem custos adicionais, com Apple CarPlay e Android Auto™, o SYNC 3 permite aos condutores controlar as funções de áudio, navegação e climatização, mais os smartphones conectados, utilizando apenas comandos vocais. <<<


0 visualização0 comentário
bottom of page