O CEiiA REALIZOU EM MATOSINHOS O 1º TESTE INTERNACIONAL DE UMA SOLUÇÃO INTELIGENTE PARA O CONTROLO DE ESTACIONAMENTO ABUSIVO EM PORTUGAL.
Esta é uma questão delicada... Não deixa de ser apenas um teste mas, controlar por meios eletrónicos, os passos de cada condutor em ambiente urbano, que é o que foi feito na ZLT de Matosinhos, assemelha-se a uma qualquer fotografia tirada a alguém sem o consentimento da pessoa em questão... mas, vejamos:
O CEiiA acolheu na Zona Livre Tecnológica (ZLT) de Matosinhos (iniciativa pioneira e única em Portugal) o primeiro teste internacional de uma solução inteligente de controlo de estacionamento. Por trás de tudio isto está a empresa VisionWare, no âmbito do projeto europeu SCENE (Smart City on the Edge Network Enhancement), apoiado pelo Horizonte 2020.
1- DETETAR O ESTACIONAMENTO ABUSIVO
Depois do projeto WeShare by AYR do CEiiA e da solução 5G para vigilância de praias e zonas costeiras da NOS, a ZLT de Matosinhos foi palco do teste de uma tecnologia inovadora, que permite detetar infrações de estacionamento, com o objetivo de aumentar a eficácia da resposta das autoridades locais e melhorar a mobilidade em contexto de cidade.
Catarina Selada, Coordenadora da Unidade de Cidades do CEiiA, refere que “na ZLT, o CEiiA procura igualmente lançar o debate e contribuir para a avaliação dos impactos destas tecnologias nas alterações climáticas, nas assimetrias sociais, na privacidade dos dados e na saúde das pessoas preservando questões éticas e sociais”. O que tem a ver as alerações climáticas com tudo isto, é uma questão aqui não explicada.
2- UM SENSOR QUE CONTROLA TODOS OS NOSSOS PASSOS E OS COMUNICA À PROTEÇÃO DE DADOS
Nos dois dias de testes fez-se uso de um protótipo de sensor que permite validar a capacidade de captar imagens de estacionamento abusivo e de as comunicar corretamente, em conformidade com a legislação de proteção de dados.
O sensor testado integra um novo conceito de plataforma IoT móvel segura para aplicações de cidades inteligentes, com base em redes de transportes públicos, que está a ser desenvolvido pelo consórcio europeu SCENE.
3- TESTAR A MOBILIDADE URBANA E DEFINIR UMA NOVA REGULAMENTAÇÃO A REPENSAR O FUTURO
A ZLT, uma parceria entre o CEiiA e o Município de Matosinhos, é um espaço delimitado geograficamente em ambiente urbano, que consegue replicar as condições reais do metabolismo da cidade, para a demonstração, experimentação e teste de novas tecnologias, produtos e serviços que respondam aos desafios societais de futuro.
De acordo com o Vereador da Mobilidade e Proteção Civil de Matosinhos, José Pedro Rodrigues, “trata-se da afirmação internacional da Zona Livre Tecnológica de Matosinhos, a primeira criada em Portugal, como palco de teste de tecnologias disruptivas com contributos para a mobilidade e descarbonização das cidades”.
Neste espaço, pretende-se a otimização das tecnologias face à sua operação em contexto real, nomeadamente a interação com as infraestruturas físicas, digitais e sociais da cidade, assim como a definição de regulamentação experimentalista - eventualmente necessária para promover a produção, comercialização e utilização dos novos produtos e serviços.
Termina o comunicadp do CEiiA (entidade independente com substanciais ligações ao mundoa da Aeronáutica), referindo que a inciativa visou demonstrar a capacidade da Zona Livre Tecnológica de Matosinhos para atrair testes de start-ups e empresas estrangeiras para Portugal, promovendo o empreendedorismo e a captação de investimento direto estrangeiro.
SABES O QUE É O CEiiA...?
(Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto)
Situado em Matosinhos (Grande Porto) o CEiiA é uma espécie de startup, um Centro de Engenharia e desenvolvimento de produto que pensa a tecnologia a partir da sustentabilidade (“sustainability by design”).
É atualmente um dos maiores investidores de I&D em Portugal e desenvolve a sua atividade em torno da conceção, desenvolvimento e operação de produtos e serviços tendo em vista a sustentabilidade do planeta, atuando ao nível das cidades e dos oceanos, procurando valorizar o talento para a competitividade do nosso país no contexto global.
Atua na área da mobilidade sustentável e é reconhecido por alguns dos principais atores no mundo aeronáutico e automóvel através das suas competências em design e desenvolvimento, gestão e certificação de produto.
Foi criado com o objetivo de contribuir para um novo modelo de desenvolvimento tecnológico, industrial e económico nacional, e tem evoluído através da identificação de espaços de oportunidade, da indução de projetos estruturantes com a indústria nacional (caso do Embraer KC390).