top of page

MINI ELECTRIC | Uma viagem em modo elétrico aos Alpes

POR MIKE RODMAN

PASSAR UM TEMPO NA NEVE, UM DIA NAS MONTANHAS, FAZ PARTE DO ROTEIRO HABITUAL DOS HABITANTES DE MUNIQUE. FOMOS MAIS LONGE, LEVANDO O NOVO MINI ELETRIC AOS ALPES AUSTRIACOS…

Conduzir o modelo totalmente elétrico da marca premium britânica ainda permite que a curta viagem aos Alpes seja realizada localmente com zero emissões. No entanto, o alcance do novo MINI é suficiente para viajar para a região de desportos de inverno de Sölden, na Áustria, e depois voltar para casa, em todos os casos, sem a necessidade de uma paragem para recarregar as baterias. São cerca de 3 horas de caminho...

O ‘CHAMAMENTO’ DA MONTANHA

A montanha chama e, mais que nunca, no inverno. De fato, existe uma cordilheira vasta de picos de montanhas que atraem sobretudo os fãs dos desportos de inverno, principalmente em Munique e nos seus arredores. E por essa razão, um dia de folga para esquiar ou andar de trenó é sempre bem-vindo para os moradores da capital da Baviera. Afinal, bem no centro da cidade, as montanhas parecem cair em nossa direção.

E assim, uma viagem de um dia para a neve, pareceu-nos ser a oportunidade ideal para experimentar novos terrenos para a eletromobilidade e para testar as qualidades do novo MINI Cooper SE com um consumo combinado de eletricidade de 16,8 - 14,8 kWh / 100 km; emissões combinadas de CO2: 0 g / km num dia soalheiro de inverno.


Há uma grande variedade de resorts para os desportos de inverno que são acessíveis mesmo após uma curta viagem; e uma coisa ficou clara desde início - o MINI totalmente elétrico é ambicioso. Além disso, a região era perfeita para o teste: Sölden, na Áustria, inseria-se bem no sistema de navegação padrão do carro, e também partimos com a prática certeza que iriamos ter neve no nosso percurso. A vila austríaca situada a uma altitude de cerca de 1 350 metros e com duas pistas na área de esqui, este resort no coração do vale tirolês de Ötztal tem a reputação de já ter neve no final do outono!

Além disso é um destino acessível com zero emissões. A distância entre a BMW Welt em Munique e a estação do vale do teleférico Gaislachkoglbahn, em Sölden, é de exatamente 200 quilómetros. Com um alcance segundo a marca situado entre 235 e 270 km, o MINI Cooper SE certamente não iria vacilar em percorrer este trajeto, desde que toda a potência do motor de 135 kW (184 cv) não fosse constantemente utilizada!


UM DESAFIO DE 200 KM…

A rota do sul de Munique para a diversão no inverno leva inicialmente os condutores à auto-estrada 95. Logo ai, as colinas alpinas começam a despontar nos céus à direita e à esquerda da estrada. Assim, preparámo-nos para viajar tranquilamente no modo VERDE (que ativa a resposta do acelerador para um modo normal) e para levar o MINI elétrico perto da montanha Zugspitze. De Garmisch para Partenkirchen, a estrada leva-nos na direção sudeste até a fronteira entre a Alemanha e a Áustria, na cidade fronteiriça de Mittenwald.


Como alternativa, os MINI Driving Modes também podem gerar a configuração GREEN +, onde o aquecimento é desativado, permitindo reduzir o consumo elétrico e aumentar o alcance. No entanto, isso nem é realmente necessário ativar.

O MINI Electric foi equipado com ar condicionado automático de 2 zonas como padrão; o aquecimento interno é gerado por meio de uma bomba de calor que extrai o calor dissipado do motor, do controle de acionamento e da bateria de alta tensão e do ar externo, e todas essas fontes de calor são combinadas para produzir temperaturas confortáveis. O aquecimento é baseado em uma eficiência particularmente alta e consome até 75% menos energia do que um sistema de aquecimento elétrico convencional para fornecer excelente conforto climático…


Boa, ideal para enfrentar as temperaturas de inverno mantendo a climatização no habitáculo!

Desde logo não havia absolutamente nenhuma razão vestir o blusão de esqui, pôr o chapéu e as luvas nesta viagem real. E até porque o espaço abunda na mala para acomodar as botas e o nosso saco com roupas desportivas térmicas, juntamente com o equipamento de esqui e um tobogã.

Como a bateria de alta voltagem específica do modelo, foi engenhosamente colocada no túnel central, e configurada no subpavimento, o volume para bagagem pode ir de 211 a 731 litros, fornece precisamente o mesmo espaço que nas versões de potência convencional do MINI de 3 portas.


DIVERTIDO E ÁGIL

Já nas estradas rurais austríacas começamos finalmente a ‘cheirar’ o ar genuíno das montanhas. Alcançamos uma altitude de quase 1 200 metros na vila tirolesa de Seefeld, já com condições ideais para o esqui em cross-country. Até aqui, a bordo do MINI Cooper SE, nenhuma preocupação com o consumo de energia, o carro progride tranquilo no manto de neve que cobre a via – uma estrada muito interessante para quem aprecia o prazer da condução: as curvas em gancho fechado e a neve na estrada oferecem uma generosa oportunidade para experimentar o carro e divertirmo-nos à grande.

Para mais, contamos com o sistema de controlo de estabilidade, que acionado com o limitador de deslizamento das rodas, operado pelo atuador, permite respostas extremamente rápidas e precisas às condições de condução que se alteram a cada segundo; portanto, uma agilidade aprimorada e típica dos carros MINI.

CHEGÁMOS AO DESTINO

COM UMA BOA RESERVA DE ENERGIA

Apesar de vários sprints entusiasmados, algumas subidas a exigir força motrz e condições climáticas ‘congelantes’ sobraram-nos ainda reservas de energia quando chegámos aos arredores de Sölden. É aqui que o longo histórico de experiência do BMW Group no desenvolvimento e produção de baterias de alta tensão mais se destaca.

A capacidade de armazenamento das células, foi aumentada ainda mais com a última geração de tecnologia de bateria usada no MINI Cooper SE. A estabilidade do ciclo também foi otimizada adicionalmente, e isto produz um efeito impactante na durabilidade da bateria de alta tensão. E além disso, a garantia de um período de oito anos após o primeiro registro, estende-se agora a uma distância de 160.000 quilómetros.


UM POSTO DE CARREGAMENTO MESMO AO NOSSO LADO

Chegada a hora dos recarregamentos, nada nos demoveu de divertirmos nas encostas da vila austríaca – afinal quem não gostas de experimentar um desporto que nunca praticou, sobretudo se o mesmo tem um certo sabor a aventura. Porém, ‘não fosse o diabo tecê-las’ fomos certificar-nos do aspeto do recarregamento no MINI Cooper SE. Uma surpresa agradável, o ponto de carregamento próximo à estação de esqui do vale.

A capacidade de carga de 11 kW, semelhante à gerada na MINI ELECTRIC Wallbox, é suficiente para recarregar completamente uma bateria de alta tensão vazia com energia em três horas e meia - tempo suficiente para ir dar aos esquis encosta abaixo!

Além disso, a bateria e a unidade de carregamento do MINI Cooper SE também são adequadas para carregamento rápido com corrente contínua de até 50 kW. Isso permite uma carga completa em menos de hora e meia. Ótimo… a melhor solução!!!


A MAIS DE 3000 METROS DE ALTITUDE…

NO MESMO CENÁRIO DO THRILLER DE JAMES BOND “SPECTRE”

O tempo limite na neve pode ser maior, se desejamos. O teleférico de Gaislachkoglbahn leva esquiadores até 3 040 metros em duas etapas. A viagem até ao restaurante no topo da montanha "Ice Q" leva menos de um quarto de hora em que o cubo de vidro futurista forneceu um cenário para o thriller de James Bond "Spectre". Sölden oferece pistas de esqui que totalizam 144 quilómetros, com diferentes níveis de dificuldade e três picos principais, tudo isto a mais de 3.000 metros de altura.

O pico mais alto é o Schwarze Schneid, a 3 340 metros. Os esquiadores podem esquiar do cume ao longo de uma encosta de 15 km de comprimento e experimentar uma diferença de altitude de 1 970 metros. E há um tobogã (escorrega) com 7,3 quilómetros da estação central de Gaislachkoglbahn até ao vale. A experiência correu bem apesar de algumas quedas, mas nada de especial para quem já andou aos trambolhões nas pistas de motocross!!!

Pouco antes da última descida do dia, é hora de usar o aplicativo MINI Connected Remote. O progresso do processo de carregamento não é o único parâmetro que pode ser monitorizado remotamente.

O sistema independente de ar condicionado do MINI Cooper SE também pode ser, de forma remota ativado.

Quando a hora de início desejada é inserida no smartphone, a sua função timer garante que o interior do carro seja aquecido em tempo útil. Ninguém precisa tremer ao volante com roupas húmidas de inverno.

E o raspador de gelo é história. O veredicto: perfeito para esquiar e andar de trenó, ideal para uma viagem de volta.

Certamente não faltam olhares invejosos através das janelas geladas. De fato, o MINI Cooper SE prova ser um verdadeiro observador de olhos geralmente no vale de Ötztal.


As pessoas perguntam sobre o lançamento de vendas - a partir de março de 2020 - com a mesma frequência que perguntam sobre a aceleração - de zero a 60 em 3,9 segundos e o sprint de zero a 100 km / h em 7,3 segundos. Certamente não é surpresa que 100.000 pessoas em todo o mundo já tenham registrado interesse neste modelo totalmente elétrico no MINI.

Os primeiros proprietários de um MINI Cooper SE já serão capazes de acelerar o carro como um transporte de pista na atual temporada de esqui. Afinal, geralmente há neve suficiente para um passeio espontâneo de desportos de inverno em Sölden até maio.


VÍDEO

bottom of page