TEM 'BANGA'… MUITA 'BANGA', COMO SE DIZ EM LINGUAGEM AFRICANA SOBRE ALGO QUE REALÇA O ESTILO. FALO DO AUDI Q3, UMA VERSÃO COUPÉ SEM PRECEDENTES NA MARCA DOS QUATRO ANÉIS E QUE VEM 'DAR CAÇA' AO BMW X4... O Q3 NA CONFIGURAÇÃO SPORTBACK.
Se tem cinquenta mil euros no 'mealheiro' ou, por outro lado, está interessado em desinvestir numas ações que não andam nem para a frente nem para trás (que estão apenas a dar juros ao banco), encontra aqui uma opção interessante para todos os seus amigos, doravante, passarem a ser mais simpáticos consigo.
Hoje, os SUVs vêm em todos os tamanhos e formas possíveis, e a moda, agora, está nas variantes coupé. Se o BMW X6 iniciou essa tendência, muitos fabricantes seguiram essa silhueta, incluindo a Porsche com o seu coupé Cayenne, revelada há alguns meses... O senhor que se seguiu foi a marca dos quatro anéis com este Q3 Sportback, apenas um ano após a renovação do modelo base, com uma segunda geração amplamente modernizada.
Este é verdadeiramente o primeiro coupé/SUV produzido pela Audi mas, pelo que vejo, não tenho dúvida que a marca de Inglostadt terá muito ‘trabalho de casa’ a fazer para alcançar os seus mais diretos rivais e inspiradores alemães, tanto no motor, quanto no design que tem como maior opositor o Mercedes GLC Coupé.
O ESTILO, UMA PRIORIDADE…
Sem surpresa, é no estilo que este Audi Q3 Sportback mais se destaca, tendo como aspeto mais visível o teto mais inclinado no modelo base. Com o teto inclinado e o respetivo spoiler traseiro, o aspeto geral ganha dinamismo, obviamente, obtido à custa de espaço retirados ás cabeças do passageiros no banco de trás. Mas… para famílias pequenas, por exemplo, com um ou dois filhos novitos, faz todo o sentido ter um carro cheio de ‘banga’ para mostrar e fazer inveja aos amigos do seu bairro.
Com cerca de três centímetros a menos na altura do teto, os passageiros mais altos certamente se vão sentir apertados numa saída noturna mas… nem sempre se pode ter tudo. Mas nem tudo é mau. Graças aos seus 16 mm adicionais de comprimento , o pequeno SUV retém um volume de porta-bagagens idêntico à versão padrão, ou seja, 530 litros, que pode ser ampliado graças ao banco traseiro deslizante.
Outro aspeto do habitáculo: a apresentação interna não muda nada! Com uma tela sensível ao toque de 10,25 polegadas, associada a um aparelho digital de 12,3 polegadas. Em suma, nada de muito revolucionário neste ponto.
MOTORES PODEROSOS
Comercializado como uma versão high-end do Q3 , esta versão Sportback herda logicamente os motores mais potentes, sendo um a gasolina e dois a diesel . No seu lançamento, a gama consistirá, portanto, nos 2,0 litros TFSI de quatro cilindros e 230 cavalos de potência, bem como no 2,0 litros TDI , disponível nas versões de 150 e 190 cavalos de potência.
Ambos os motores têm associados a caixa de velocidades S Tronic. Posteriormente, um diesel mais eficiente chegará, bem como uma unidade a gasolina básica, que será associada a um sistema myld-hybrid graças a uma bateria de 48 volts.
Mais desportivo que a versão-base, este Q3 Sportback traz de série o sistema de amortecimento adaptável, a direção variável de redução e as suspensões rebaixadas em 10 mm, a fim de otimizar o manuseio e dinâmica de condução.
Apresentado pela primeira vez no Salão Automóvel de Frankfurt a 12 de setembro de 2019, o novo Audi Q3 Sportback é comercializado desde o último outono, com preços a partir de 51.600 euros para a versão 35 TDI S Tronic de nível básico, o que se reflete num custo adicional de 6.500 € em comparação com o Q3 básico - a diferença que temos a pagar por um melhor estilo e motores mais eficientes!
Além disso, duas edições especiais de lançamento também estão disponíveis, incluindo acabamento externo em S-Line, com jantes de 20 polegadas e interiores específicos, dependendo da versão escolhida.
OS PREÇOS A PAGAR...
O novo Audi Q3 Sportback já está no nosso mercado com duas motorizações TDI e preços a começar nos 51.600 euros
Se a versão 35 TDI só está disponível com tracção dianteira, o 40 TDI apresenta-se apenas com tracção total quattro.
Cada uma destas versões está disponível em duas versões: Base e S Line. A segunda, que nós tivemos oportunidade de testar, conta com uma imagem ainda mais agressiva vincada pelos pára-choques distintos, pelas jantes de 18 polegadas e pela suspensão desportiva.
Na apresentação nacional do Q3 Sportback todas as unidades disponíveis eram 35 TDI equipados com o nível S Line e com suspensão desportiva, ainda que na lista de opcionais também haja uma suspensão adaptativa.
O Q3 Sportback é 29 mm mais baixo que o Q3 convencional e graças aos pára-choques mais radicais é 16 mm mais longo
Os preços do Q3 Sportback são os seguintes nas 4 versões disponíveis:
Versão Potência Preço
35 TDI Base S Tronic 150 cv 51 600 euros
35 TDI S Line S Tronic 150 cv 54 150 euros
40 TDI Base quattro S Tronic 190 cv 62 600 euros
40 TDI S Line quattro S Tronic 190 cv 65 250 euros
Veja o vídeo (Interiores e Ação)