top of page
POR JOÃO TAVARES

NOVIDADE | Hyundai i20: Facelift e hibridização


O HYUNDAI i20 ESTÁ DE VOLTA. QUE VANTAGENS NOS OFERECE ESTA TERCEIRA GERAÇÃO QUE CHEGA PARA RIVALIZAR COM O RENAULT CLIO, PEUGEOT 208 E CITROEN C3?


Apesar do seu compromisso com os ralis do WRC , a empresa coreana está a lutar para ter um lugar de destaque entre as estrelas do mercado. Estilisticamente mais demonstrativo, o sucessor do i20 atual pretende emancipar-se para além do automobilismo. Chega ao nosso mercado no próximo verão.


MISCELÂNEA EUROPEIA

Clio, 208, C3, Corsa, Polo, Fiesta, Ibiza, Yaris ... só para citar alguns. A equação sempre foi cruel para o Hyundai i20, este quase desconhecido oriundo da Ásia, permanecendo na sombra dos líderes do seu segmento. Alguns fabricantes, como a Fiat, com o Punto, jogaram a toalha ao ar quando as vendas do Micra se tornaram completamente anedóticas na Nissan. Mas a Hyundai não desiste, e oferece-nos esta terceira geração do i20 com um design muito alemão.


Visto de frente percebe-se que há uma forte inspiração nas linhas do Opel Corsa, enquanto acima da linha de cintura o perfil parece diretamente saído do centro de design da Skoda. A traseira parece acolher alguns dos genes do Ford Focus mas, curiosamente, assenta na perfeição com as zonas laterais.


MAIS GENEROSO A BORDO

As dimensões progridem um pouco. Com um comprimento total de 4,04 m (+ 5 mm), o Hyundai i20 ganha três centímetros preciosos de largura, enquanto a distância entre eixos é 1 cm superior. A bagageira é, logicamente, maior: ao ganhar 25 l, agora atinge o pico de 351 lt. E insere-se na faixa superior do segmento. Somente a altura sofre a perda de 2,4 cm mas, para o fazer esquecer apresenta uma terceira janela lateral mais ampla em benefício da luz interior, para homenagear um interior com muito sucesso.


MAIS AJUDAS Á CONDUÇÃO

Na Hyundai trabalharam duramente no i20 para oferecerem um melhor registo de multimídia, justapondo duas telas generosas (10,25 ”) como um Mercedes Class A. Há referências piores. Quando o primeiro está alojado sob os olhos do condutor, em vez de medidores analógicos, o segundo acaba sendo tátil, no centro do painel. Adota o controle por voz, bem como um novo sistema de navegação que adapta a velocidade do veículo ao perfil da estrada.

Também é novidade o reconhecimento de sinais de limitação, além de permanecer na faixa , enquanto a travagem de emergência é acionada no caso de pedestres ou ciclistas, agora detectados.


A VIVACIDADE DE UM i20 N!

Sob o capô, o Hyundai i20 de 2020 apenas funciona com gasolina. O atual motor 1.2 MPi de 84 cv é substituído por um bloco de 1,0 l mais moderno , deixando a escolha entre 100 e 120 cv. Este último é acoplado, de série, a uma hibridização leve de 48V, a fim de reduzir o consumo de combustível em cerca de 3 a 4%.

Além disso, a Hyundai oferece uma nova transmissão manual de 6 velocidades que dissocia o motor da transmissão após o condutor soltar o acelerador, permitindo que o carro entre no modo de roda livre e economize combustível. Em automático, o carro urbano usa uma tecnologia de 7 marchas e embraiagem dupla. Um belo programa que esperamos, no entanto, seja melhorado a médio prazo, pela chegada de uma variante desportiva , capaz de honrar o investimento no campeonato mundial de ralis. Um hipotético Hyundai i20 N será sempre bem-vindo.


Durante o seu lançamento comercial, no verão de 2020 , o novo Hyundai i20 deverá reivindicar um preço de cerca de € 15.000, no nível inicial.

0 visualização0 comentário
bottom of page