top of page
Por Ricardo Ferreira

VIDA | Andar de moto dá saúde e faz bem à mente


ANDAR DE MOTO É BENÉFICO PARA A SAÚDE, CONFORME REVELA UM ESTUDO DE UM INSTITUTO DE NEUROCIÊNCIAS NA CALIFÓRNIA, ENCOMENDADO PELA HARLEY-DAVIDSON.

Muitas vezes ouvimos dizer que a moto é stressante, desconfortável, sem mencionar o fato de ser perigosa. No entanto, muito do que se diz não passa de preconceitos! Conduzir um veículo de duas rodas é realmente benéfico para a saúde, conforme um estudo que li encomendado pela Harley-Davidson e conduzido pelo Instituto de Neurociências e Comportamento Humano da UCLA (Universidade de Califórnia, Los Angeles).

O resultado, apenas confirma o que a maioria dos motociclistas já sabe. Os pesquisadores mediram a atividade cardíaca e cerebral de cerca de cinquenta condutores de duas rodas, bem como os seus níveis de adrenalina e cortisol.


Convidados a conduzir durante 30 minutos em estrada, para que os cientistas pudessem analisar todos os dados, antes, durante e após a pilotagem, os resultados foram bastante curiosos.

De acordo com o referido estudo, andar de moto é benéfico em vários pontos e tem efeitos que se aproximam de uma atividade física leve.


1 – MENOS STRESS

Conduzir um motociclo durante cerca de vinte minutos aumenta a frequência cardíaca (+11%), aumenta a produção de adrenalina (+27%), diminui o teu nível de cortisol (hormónio) apagando o stress.


2 – ALERTA OS SENTIDOS COMO O CAFÉ

Além disso, o nível de alerta aumenta quando tomas um café. E não é tudo! Andar de moto também reduz os biomarcadores hormonais do stresse em 28%, o que explica a sensação de bem-estar sentida por muitos motociclistas quando viajam, sozinhos ou com amigos.


3 – MELHOR PARA A SAÚDE QUE UM AUTOMÓVEL

Os cientistas também mediram esses mesmos parâmetros na condução de um carro e a conclusão foi clara: é melhor para sua saúde andar em duas rodas do que em quatro.

Mas, apesar destes benefícios para a saúde que evitam muitas idas ao médico, é improvável que tirar a carta de moto ou optar pela compra de uma moto sejam algum dia reembolsadas pela Segurança Social.


De acordo com a análise de Vaughn, o médico que liderou este estudo – denominado como ‘Os efeitos mentais e físicos de conduzir um motociclo’ - “os níveis de stress, especialmente entre jovens adultos, continuam a crescer e as pessoas estão a explorar caminhos diferentes para melhorar sua saúde mental e física […] a partir de agora, existe tecnologia que permite medir rigorosamente o impacto no cérebro de atividades como o motociclismo”.


Portanto, já sabes do que precisas mesmo para ser feliz e ter saúde é andar de moto. Com juizo, claro!

0 visualização0 comentário
bottom of page