COMECE A FAZER CONTAS PARA O PRÓXIMO VERÃO, ALTURA EM QUE O NOVO TALISMAN ‘DESEMBARCA’ NO MERCADO AUTOMÓVEL EM PORTUGAL. SAIBA ENTÃO O QUE ELE TRAZ DE NOVO!
Comece a fazer contas para o próximo verão, porque é quando o novo Talisman chega aos concessionários em Portugal.
Nessa altura vai reconhecê-lo com um design ainda mais forte, com destaque para uma nova assinatura luminosa. No seu interior encontrará um moderno sistema multimédia Renault EASY LINK pilotado, no ecrã central táctil de 9,3’’, complementado com um ecrã digital de 10,2’’ para o painel de instrumentos; novos sistemas de ajuda à condução Renault EASY DRIVE, entre os quais o Assistente de Trânsito e Autoestrada e os faróis LED MATRIX Vision também estão disponíveis.
E finalmente, ao conduzi-lo beneficia das vantagens do chassis 4CONTROL de 4 rodas direcionais e amortecimento pilotado, um sistema que experimentei pela primeira vez no Megane GT turbo com soberanas vantagens no comportamento em curva!
Já termos de motorizações, pode escolher entre unidades a gasolina ou diesel, os motores Renault TCe 160 EDC FAP ou o Blue dCi 200 EDC, respetivamente.
EXTERIOR: REQUINTE E BOM GOSTO NO DESIGN
O design é o principal critério para quem adquire um Talisman, e as evoluções agora reveladas reforçam o estilo e a atratividade do modelo. Naturalmente estamos a falar de um carro de estatuto médio-alto onde o perfil conta muitíssimo, o Talisman não é um carro para satisfazer todos os gostos, apenas os mais requintados.
Na dianteira, a grelha do Talisman recebe uma lâmina transversal cromada e um novo desenho do pára-choques. A iluminação é 100% LED em toda a gama, com a tecnologia LED MATRIX Vision, enquanto os piscas são dinâmicos e também eles de LED. As luzes diurnas têm a forma de um C (« C-Shape »), uma marca de identidade da gama da Renault.
Na traseira, os faróis 100% LED têm um contorno cromado e integram os piscas dinâmicos.
INTERIOR: ACABAMENTOS EM MADEIRA NO INITIAL PARIS
No habitáculo, o novo Talisman apresenta um nível de acabamentos muito cuidado, sobressaindo a nova decoração cromada na consola central e os novos acabamentos em madeira na versão INITIALE PARIS. Para personalizar o habitáculo é possível escolher oito ambientes luminosos, através das regulações do MULTI-SENSE.
O painel de bordo do novo Talisman recebe um ecrã digital de 10,2’’, totalmente configurável. Através das regulações do MULTI-SENSE é possível personalizar a experiência de condução com, por exemplo, a integração da navegação GPS no painel de instrumentos.
É também disponibilizado um suporte para o carregamento por indução do smartphone, e os comandos de ventilação integram a afixação digital da temperatura selecionada. O novo botão « Auto-Hold » permite manter o automóvel parado, mesmo sem ter sido acionado o travão de mão.
Outro dado a ter em conta e que melhora a ergonomia, o comando do regulador de velocidade que passa a estar disponível diretamente no volante.
TECNOLOGIA AO SERVIÇO DO CONFORTO E SEGURANÇA
Depois do Espace, o Talisman é o segundo modelo da marca do losango a dispor da tecnologia LED MATRIX Vision, sistema de iluminação adaptativo e inteligente (o raio luminoso adapta-se constantemente em função do tráfego) que incrementa em 50% a iluminação em comparação com os faróis de LED tradicionais.
Com o sistema LED MATRIX VISION, a visibilidade é de 220 m contra os 175 m das versões anteriores.
SISTEMAS DE CONDUÇÃO AUTÓNOMA DE NÍVEL 2
O novo Talisman integra as mais recentes tecnologias em sistemas de ajuda à condução, incluindo sistemas de condução autónoma de nível 2. O Assistente de Trânsito e Autoestrada combina o regulador de velocidade adaptativo, com a assistência na centragem na via, que funciona mesmo em curva.
Este sistema funciona entre os 0 e os 160 km/h e não só mantém a distância de segurança em relação aos veículos que o precedem, como permite parar e arrancar, num prazo máximo de 3 segundos, sem ação do condutor.
O sistema de travagem ativo de emergência AEBS dispõe, agora, da deteção de peões e de ciclistas. Há ainda o alerta de transposição involuntária de faixa (Lane Departure Warning), completado com o assistente de manutenção na via (Lane Keeping Assist), o alerta de sonolência e o detetor de ângulo morto, que passa a utilizar dois radares na traseira do automóvel (Rear Cross Trafic Alert).
MOTORES GASOLINA E DIESEL DE ÚLTIMA GERAÇÃO
Gasolina:
O novo Talisman dispõe das mais recentes gerações de motores a gasolina e Diesel da gama Renault. Todos os motores Tce, a gasolina, integram um filtro de partículas e os motores Diesel Blue dCi estão equipados com a tecnologia de despoluição SCR (Selective Catalytic Reduction), com sistema de injeção de AdBlue® para a redução das emissões de NOx.
O motor TCe 160 EDC FAP é um bloco de 4 cilindros a gasolina 1.3 turbo de injeção direta, com uma potência de 160 cavalos e um binário de 270 Nm às 1800 rpm. Este motor é associado à caixa de velocidades automática de dupla embraiagem EDC de 7 relações. Em ciclo WLTP, os consumos são de 6,2 l/100 km e as emissões de CO2 de apenas 140 g/km.
O motor TCe 225 EDC FAP de 4 cilindros a gasolina, 1.8 turbo de injeção direta, possui um turbocompressor de dupla entrada e um sistema de distribuição variável de três posições, que lhe permite debitar uma potência de 225 cavalos. Este motor é associado à caixa de velocidades de dupla embraiagem EDC de 7 velocidades. O binário de 300 Nm, disponível a partir das 2000 rpm, assegura desempenhos de alto nível. Em ciclo misto WLTP, os consumos são de 7,4 l/100 km, a que correspondem 166 g/km de CO2.
Diesel:
A gama de motores Diesel do Talisman é uma das mais completas do mercado. Este novo Talisman recupera o bloco de 4 cilindros Diesel 1.7 Blue dCi, em duas versões de 120 e 150 cavalos, associados a uma caixa manual de 6 velocidades.
Os consumos de apenas 4,9 l/100km (128 g/km de CO2) em ciclo misto WLTP tornam esta oferta particularmente atrativa para os clientes frotistas. A gama Diesel é completada com o motor 2.0 Blue dCi de 200 cavalos, associado à caixa de velocidades de dupla embraiagem EDC de 6 relações. Este motor oferece elevado desempenho, com reduzidos consumos e emissões poluentes 5,6 l/100 km e 146 g/km de CO2.