A NOVA PICK-UP LANDTREK SERÁ PRODUZIDA EM EXCLUSIVO PARA A AMÉRICA LATINA E A ÁFRICA SUBSARIANA. NÃO ESTÁ, PELO MENOS ATÉ AGORA PREVISTA A COMERCIALIZAÇÃO NA EUROPA! PACIÊNCIA, MAS DEVO CONFESSAR PARA OS AMANTES DO OFF-ROAD… EST É UMA PÉSSIMA NOTÍCIA!!!
A internacionalização da Peugeot intensifica-se com a nova Landtrek, um modelo que entra no segmento das pick-ups de 1 tonelada. Só para ter uma pequena ideia da área de mercado que falamos, saiba, por exemplo que, em constante evolução, este segmento já representa mais de 2,4 milhões de vendas anuais em todo o mundo.
A nova pick-up da marca francesa conta com argumentos incontornáveis do segmento: três toneladas de capacidade de reboque, tecnologia embarcada, capacidades de transposição de obstáculos, robustez e facilidade de reparação.
Com um estilo notável, uma modularidade avançada e uma caixa de carga de dimensões inéditas, o novo modelo responde às expectativas de clientes exigentes, dispondo para o efeito de motorizações a gasolina e diesel, versões chassis-cabine, cabine simples ou cabine dupla, versões de trabalho ou multiusos, assim como uma infinidade de acessórios adequados às atividades profissionais e em família.
ROBUSTA, FIÁVEL E PARA TODAS AS CARGAS
A conceção foi desenvolvida pelo fabricante em estreita ligação com diversos fornecedores internacionais de referência (Europa, Japão, EUA, etc), colaboração essa que permitiu criar uma pick-up totalmente nova, ao nível dos melhores padrões de mercado.
Além do estilo atrativo, as especificações da Marca impuseram um design robusto para fazer do novo PEUGEOT LANDTREK o novo modelo foi duramente testado ao longo de mais de dois milhões de quilómetros, em todo o tipo de terrenos, e sujeito a todas as condições meteorológicas.
As dimensões estão dentro dos padrões do mercado, com um comprimento de 5,33 m na versão de cabine dupla e 5,39 m na versão de cabine simples, tendo ambas 1,92 m de largura.
Os clientes das pick-ups de 1 tonelada necessitam de grandes capacidades de transporte, pelo que o PEUGEOT LANDTREK conta com a caixa de carga mais versátil e com mais arrumação do segmento.
As dimensões da caixa de carga são um elemento central do desenvolvimento da arquitetura e permitem carregar:
2 Euro-paletes na versão Cabine Dupla (caixa de carga: 1,63 m x 1,60 m x 500 mm; largura entre as cavas das rodas: 1,22 m),
3 Euro-paletes na versão Cabine Simples (caixa de carga: 2,43 m x 1,60 m x 500 mm; largura entre as cavas das rodas: 1,22m).
Em todos os casos, a carga útil é superior a 1 tonelada e, em algumas versões, pode mesmo alcançar 1,2 toneladas. Além disso, esta zona de carga é iluminada a LED e permite a ligação de acessórios através de uma tomada dedicada de 12 V. De realçar a capacidade de reboque até 3 toneladas de modo a satisfazer todas as necessidades.
Para os que necessitam de transportar objetos de grandes dimensões e longos, as versões de cabine simples estão disponíveis sem pára-choques traseiro, beneficiando, assim, de uma porta de abertura a 180 graus.
MODERNA, ASSERTIVA E TECNOLÓGICA
O design exterior impõe-se com uma personalidade assertiva. Perfeitamente integrada na atual gama de modelos da PEUGEOT a LANDTREK incorpora todos os códigos; grelha vertical com o Leão em posição central e assinaturas luminosas LED (consoante as versões); o desenho das jantes de liga leve foi otimizado para garantir a melhor robustez perante uma utilização intensa: 4x4, cargas pesadas ou autoestrada.
O interior apresenta-se bem adaptado ao segmento das pick-up, integrando, entre outros elementos, um volante de dois braços semelhante ao do PEUGEOT 3008 e um ecrã HD de 10” na parte superior do tablier, inspirado no PEUGEOT 508, o modelo topo. O estilo e a confeção dos bancos adotam os códigos das mais recentes criações PEUGEOT.
A modularidade do banco traseiro é única no segmento das pick-ups de 1 tonelada, com a capacidade de rebatimento 60/40 ou a 100%. Uma vez rebatidas, as costas podem suportar 100 kg de carga. Além disso, dois pontos de fixação ISOFIX garantem a segurança e a correta ancoragem dos sistemas de retenção de crianças.
Na frente, pode optar-se entre 2 bancos independentes, com apoio de braço central, e um banco Multiflex de 3 lugares. Este último é fruto do savoir-faire em veículos comerciais da Marca. Possibilita o rebatimento das costas do lugar central para dar lugar a um apoio de braço/mesa de trabalho, ou acolher até 75 kg de objetos volumosos, com o rebatimento das costas do lugar central e do lugar do passageiro.
Com a capacidade da caixa de carga associada à do habitáculo, nenhum objeto ficará por transportar. Os objetos de menores dimensões encontrarão facilmente um espaço de arrumação a bordo, graças aos 27 L totais de capacidade de arrumação.
A cabine é versátil, espaçosa e confortável, com uma habitabilidade, na segunda fila de bancos, de 1550 mm de largura ao nível dos ombros, e um espaço mínimo de 50 mm ao nível dos joelhos, garantindo um elevado conforto aos 6 passageiros (consoante as versões). O acesso a bordo é facilitado pela presença de 7 pegas de apoio na cabine.
Não faltam outros equipamentos de conforto de última geração, herdados dos SUV do fabricante, bem como conectividade avançada (tomadas USB/Bluetooth), climatização automático bizona, ecrã tátil 10’’ HD compatível com Apple CarPlay™ /Android Auto™ e um disco rígido de 10 GB.
COMPROMISSO DE SEGURANÇA
A segurança é assegurada por 6 airbags e um ESP associados às seguintes funções: Hill Descent Control (controlo de aderência em descida): o sistema permite manter o veículo a uma velocidade muito baixa e assumir o controlo total da direção, proporcionando controlo e segurança nas situações potencialmente geradoras de ansiedade; ASR (motricidade reforçada) para as versões 4x2 e 4x4; Trailer Swing Control (sistema de assistência em caso de reboque) com um ESP que atua automaticamente assim que é detetada uma oscilação.
O condutor pode também contar com o sistema de Alerta de transposição de faixa, um alerta sonoro e visual que ajuda a manter o veículo na faixa (consoante das versões).
O veículo pode dispor de 1 a 4 câmaras para facilitar manobras, tanto em cidade como nos caminhos. A câmara off-road (no retrovisor do passageiro) e a visão panorâmica a 360 graus ajudam o condutor na transposição de obstáculos ou em passagens estreitas. As câmaras podem, também, ser configuradas para deteção automática de obstáculos.
ADAPTADA A TODOS OS TERRENOS
Seja qual for a sua utilização, cidade, estrada, autoestrada ou terrenos acidentados, A LANDTREK dispõe de uma gama de motores adaptados a cada caso.
Diesel: 1,9 litros de cilindrada e potência de 150 CV, com turbo de geometria variável e cabeça de 16 válvulas. O binário máximo é de 350 Nm e a caixa manual Getrag é de 6 velocidades. Conta com distribuição acionada por corrente para otimizar os custos de manutenção. As árvores de cames cilíndricas limitam o ruído, têm rotações mais elevadas e produzem menos atrito, reduzindo, assim, o desgaste. Esta motorização tem um consumo misto a partir de 7,8 l/100km.
Gasolina: motor turbo com 2,4 litros de cilindrada, 210 CV de potência e 320 Nm de binário; caixa manual Getrag de 6 velocidades ou caixa automática Punch de 6 velocidades, com 3 modos de funcionamento: Manual, Sport e Eco.
Com uma linha de cintura elevada e uma grande distância ao solo está disponível com 2 ou 4 rodas motrizes.
OS SISTEMAS DE TRAÇÃO
A versão 4x2 é de propulsão, ou seja, a motricidade é transmitida às rodas traseiras através de um eixo longitudinal e de um diferencial implantado no eixo traseiro. Com a carga assente sobre as rodas traseiras motrizes, quanto mais carregado estiver o veículo, maior é a motricidade.
Nas versões 4x4, a transmissão dianteira é acionada através de um comando dedicado. Isto permite ao condutor selecionar 2 modos:
4H (4 High speed): para uma utilização normal em todo-o-terreno,
4L (4 Low speed) com relações curtas: graças a um redutor de transmissão de 2,7:1, o binário a baixa velocidade é aumentado de forma a permitir a progressão em pisos de baixa aderência ou para vencer subidas fortemente inclinadas.
Por fim, o diferencial traseiro está equipado com o sistema eLocker com desbloqueio automático, que proporciona um aumento de tração quando é detetada uma roda a patinar por falta de aderência.
A VERSÃO 4WD
A versão 4x4 (4WD) oferece à LANDTREK uma polivalência que lhe permite estar à vontade em qualquer lugar, a qualquer momento e sob quaisquer condições meteorológicas. Algumas informações importantes para os adeptos dos passeios TT:
1- Ângulos de ataque e passagem a vau
passagem a vau: 600 mm,
ângulo de ataque: 29° ou 30° (consoante as versões),
ângulo de saída: 27° ou 26° (consoante as versões),
ângulo central: 25°,
2 - Altura ao solo
distância ao solo: mínima de 214 mm (jantes 16’’), ou até 235 mm (jantes 17’’/18’’).
3 - Pneus
Os pneus Mud and Snow (M+S) são adequados para todos os tipos de terreno. O veículo vem equipado com roda sobressalente de dimensões normais e conta com diversas proteções de série, tais como proteção do cárter do motor e palas dianteiras e traseiras.
Em caso de um obstáculo de grandes dimensões, a câmara de 360 graus atua também como câmara off-road.
Por último, e falando na comercialização, eis a má notícia!
Antes da sua implantação noutros países, os primeiros mercados de comercialização serão a América Latina e a África subsariana. Não está prevista a sua comercialização na Europa.