O ‘CONCEPT’ DE CROSSOVER ELÉTRICO DA RENAULT PODE MUDAR DE FORMA PARA AUMENTAR O ESPAÇO. O MORPHOZ, PROVAVELMENTE TERIA SIDO UM SUCESSO EM GENEBRA.
Este veículo futurista ilustra a visão da Renault para a mobilidade elétrica pessoal e partilhada no horizonte pós-2025. O seu nome? MORPHOZ, um veículo que explora, plenamente, a futura plataforma modular elétrica CMF-EV da Aliança, para oferecer várias configurações em termos de potência, capacidade e autonomia, mas também de habitabilidade e volume de porta-bagagens.
UM CROSSOVER EV, DOIS TAMANHOS
Durante anos, a Renault lançou alguns protótipos bastante loucos ao prever um futuro cheio de carros elétricos. No entanto, acho que o ‘concept’ Morphoz é a cereja no topo do bolo, simplesmente porque muda de forma.
Embora o conceito básico seja destinado a mostrar a nova plataforma CMF-EV da Renault, que sustentará os futuros carros elétricos num horizonte pós-2025, o Morphoz oferece um toque especial. Sob o design bastante bonito, há uma "função adaptável" que pode alternar entre o modo Cidade e o modo Viagem.
O modo cidade é para, bem, viajar pela cidade; nessa configuração, o Morphoz mede 173 polegadas num tamanho bastante curto para manobrar em espaços apertados, mas quando o condutor quer mais espaço pode ativar o modo Viagem.
O EV passa então ao comprimento de 189 polegadas (aumentando a distância entre eixos) e desbloqueia a capacidade de instalar baterias extras. Enquanto o concept possui um padrão de bateria de 40 quilowatts-hora para cerca de 250 milhas de alcance (402.3 km), o modo Viagem abre espaço para baterias adicionais de 50 kWh.
A Renault imagina que a mudança de forma ocorreria numa estação de viagens especial e, aí, presumo eu que por algum tipo de processo robótico se abra um compartimento na parte inferior da carroçaria para instalar as baterias extras.
O processo levaria "segundos", segundo a Renault. No final da viagem, o condutor faz uma paragem no mesmo tipo de estação para descarregar as baterias extras e converter o carro de volta ao tamanho do modo City.
CONDUÇÃO AUTÓNOMA DE NÍVEL 3
A tecnologia de nível 3 parcialmente automatizada está presente no ‘concept’ Morphoz e oferece ao condutor a possibilidade de entregar os comandos em determinadas situações. Portanto, este não é um carro autónomo, mesmo que o conforto interior pareça algo que você irá ver neles.
Há uma tela enorme, disponível para os passageiros do banco traseiro desfrutarem de filmes, TV e assim por diante, e o banco do passageiro gira para permitir que o ocupante interaja com os passageiros atrás. Falando na parte traseira, os bancos movem-se automaticamente para trás quando é ativado o modo Viagem para fornecer mais espaço interior.
Quando chega a hora de carregar o carro, é tudo sobre carregamento por indução - também conhecido como sem fio. A Renault imagina que as cidades terão investido em tecnologia rodoviária específica que até deixará esse carro concept carregar enquanto se conduz.
O Morphoz também é super-inteligente, pois quando não está em andamento, pode fornecer energia aos eletrodomésticos de casa e compartilhar informações com a rede. E com uma chave digital, este é um veículo compartilhado, não destinado à propriedade privada.
A parte surpreendente disto tudo é que este ‘concept’ incorpora os principais recursos que a Renault quer implementar nos seus carros depois de 2025. O próprio ‘concept’ Morphoz também não parece drasticamente futurista. Retire as rodas de tamanho grande, adicione alguns equipamentos reguladores necessários e isso parece algo viável.
Todos sabemos que esta década irá revolucionar a indústria automóvel, mas talvez mais adiante, estejamos prontos para carros que mudam de forma. Para já, sabemos que foi a Renault a dar o primeiro passo!