top of page
Por Ricardo Ferreira

Koenigsegg Gemera | Brutal tentação


O KOENIGSEGG GEMERA TEM 4 LUGARES, UM MOTOR TÉRMICO DE 3 CILINDROS, 3 MOTORES ELÉTRICOS E 1700 CV DE POTÊNCIA. APERTEM OS CINTOS!

É o primeiro carro de quatro lugares da fabricante sueca e fornece uma lista de inovações tecnológicas impressionantes - menos os porta-copos.


O Salão Automóvel de Genebra é habitualmente o lar de alguns dos carros mais loucos do mundo, e a fabricante sueca Koenigsegg sempre aparece com alguma maravilha da engenharia. O certame foi cancelado este ano, mas isso não significa que Koenigsegg não se tenha preparado para a festa.

Assim, a Koenigsegg divulgou na passada semana a sua mais nova criação, o Gemera. Este é o primeiro veículo de quatro lugares do OEM sueco, balançando dois assentos extras atrás de suas portas dédricas. O Gemera ainda se parece com um Koenigsegg, com um pára-choque dianteiro baixo e largo e a sua marca registrada delineada entre o teto e as janelas. No entanto, o espaço extra no interior dá ao Gemera um comprimento visual adicional que realmente funciona.


ESPAÇO INTERIOR HIGH-TECH E DE GRANDE CONFORTO

Como outros Koenigseggs, o interior do Gemera é fabricado com materiais muito caros, e o carro de exemplo mostra os assentos e o teto com acabamento em camurça amarela brilhante. Todos os quatro assentos parecem preparados para combater as forças-g que o carro criará inevitavelmente, e há oito suportes diferentes espalhados, metade dos quais aquecidos e a outra metade arrefecidos.

Há uma grande tela de infotainment flutuando em ponto morto na frente do painel, enquanto o volante quadrado fica na frente de uma tela menor. Os espelhos laterais foram removidos em favor de câmaras com monitores internos. O Koenigsegg Gemera possui várias luzes de leitura, controle climático de três zonas, internet a bordo com um ponto de acesso Wi-Fi, Apple CarPlay e vários carregadores de telefone sem fio.



LINHAS SUAVES NUM HÍBRIDO COM 1700 CV!

O design é apenas uma parte do que faz da Koenigsegg um fabricante tão intrigante. O trem de força do Gemera começa com três motores elétricos, um em cada roda traseira e o terceiro motor conectado ao eixo de manivela do motor. Esses motores são compatíveis com um motor Freevalve em linha de 3 litros e turbocompressor de 2,0 litros, que substitui os eixos de comando de válvulas por atuadores. O resultado é uma potência líquida de 1.700 cavalos.

Esse pequeno motor de combustão interna, que a Koenigsegg chama de ‘Tiny Friendly Giant’, não funciona apenas com a gasolina tradicional. Pode também operar com a mistura de etanol E85 com alto teor de milho, além de metanóis neutros em carbono e outras misturas de etanol. A Koenigsegg acredita que seu motor tem um consumo estimado de combustível 20% menor que o I4 médio de 2,0 litros.



O SISTEMA DIRECT DRIVE

Não há transmissão tradicional no Gemera. Em vez disso, há o sistema Koenigsegg Direct Drive, uma configuração de engrenagem única que reduz a complexidade e o peso mecânico.

Todas as quatro rodas dão energia ao Gemer. A altura do carro pode mudar com base no estilo de condução, e a arquitetura elétrica de 800 volts do carro deve permitir a operação apenas com EV por cerca de 50 km por vez.


Certamente, o Koenigsegg Gemera provavelmente custará mais de US $ 1 milhão e, com apenas 300 sendo construídos, certamente nunca veremos um na estrada. Mas é sempre bom saber o que a Koenigsegg traria a Genebra, porque os seus carros estão sempre na vanguarda da tecnologia automóvel.


0 visualização0 comentário
bottom of page